quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CURITIBA: TERCEIRA VIA É A ÚNICA QUE CRESCE

.

Quem acompanha política com certa frequência e acuidade já notou um fenômeno interessante. Nem sempre a polarização é boa para os que estão na ponta. O desgaste é maior e a população acaba sabendo a verdade sobre esses candidatos muito mais rápido do que eles gostariam.

É o que está acontecendo em Curitiba. Os dois candidatos com maior intenção de votos até agora, começaram, a partir do momento que entraram em rota de colisão um com o outro, a cair nas pesquisas ou, no mínimo, ficarem entalados.

Um é o candidato do governador tucano-privatista Beto Richa. É o atual Prefeito da cidade Luciano Ducci, um autêntico picolé de chuchu curitibano que ninguém ainda descobriu a quê veio. Dizem as más línguas que veio só pra criar congestionamentos pra poder justificar obras mastodônticas. Já o outro, Gustavo Fruet, é o queridinho da mídia e que é, ele mesmo, a cara do governador privatista que apóia seu adversário. Tem as mesmas idéias, as mesmas amizades, o mesmo pensamento político. Era até do mesmo partido, só que como foi escorraçado do PSDB do Governador, onde estava até o ano passado, precisa fazer uma ceninha de oposição  Gustavo Fruet e Luciano Ducci, só enganam que nasceu ontem e tem QI entre zero e meio.

Outro dia me perguntaram porque este ordinário escriba apoia a terceira via para estas eleições, no caso, o ex-Prefeito Rafael Greca. Disse com tranquilidade que Greca não está ligando pra direita ou pra esquerda. Ele não tem rótulo. Mas tem uma coisa que é insubstituível. Tem amor pela cidade que nos abriga e tem experiência, muita experiência. Fez em quatro anos o que todos os seus sucessores juntos não fizeram em 15. Não é figura de linguagem ou exagero. Ele realmente fez.

Curitiba em seu tempo era vanguardista. Não tem como ser curitibano ou ao menos gostar muito dessa cidade, e não reconhecer isso.

Já os outros estão mais é querendo saber de usar a Prefeitura como legítimo enriquecedor de empreiteiras e como trampolim para cargos mais altos.

O curitibano que se acostumou a ter uma cidade progressista, teve que se acostumar então com uns remendos de políticos, que mal sabem falar em público e se saem pior ainda quando se trata de administrar um orçamento que hoje está na casa dos 5 bilhões de reais. É muita grana pra deixar na mão de quem não tá nem aí pro povo de uma cidade.

Greca tem mostrado nas entrevistas aquilo que este irrelevante blogueiro já sabia há muito tempo. Ele é o único capaz de trazer Curitiba de volta aos trilhos e por causa disso, do ótimo recall que tem, é também o único que cresce nas intenções de votos. A rejeição é baixíssima e sabemos todos que é isso que decide uma eleição. Não fosse, José Serra ganhava pra Presidência. A rejeição ao ex-prefeito de Curitiba é das mais baixas em todas as capitais. Uma pequena caminhada nas ruas da cidade mostra o apoio popular. Quando ficam sabendo que ele concorrerá, ficam satisfeitos e demonstram alívio. Não terão de optar mais uma vez entre dois candidatos que não tem apego ao lugar no qual vivemos..
Tem lógica. Greca cuidou da cidade com nenhum outro até agora. Sabe onde começa e onde termina cada rio. Depois de um longo e tenebroso inverno de quinze anos, o curitibano esta finalmente querendo voltar às suas raízes. Nada melhor do que voltar com quem ajudou a criar tais raízes.

Clique aqui para ver Dilma esculachando a imprensa.
Clique aqui para ver que o governador tucano do Paraná, continua vendendo o Estado.
Clique aqui para ver as sandálias da humildade de quem tem medo de perder eleição.
Clique aqui para ver a lorota do meio-ambiente falada pelos supermercados.
.

4 comentários:

Carlos Cwb disse...

Se a eleição fosse feita "ao contrário", ou seja, por eliminação, tipo "em quem você NÃO votaria para prefeito", com certeza Greca levava no primeiro turno.
Nunca ví tanta rejeição...

Geopolêmica disse...

se Greca não vencer a próxima eleição municipal e o poder permanecer por mais quatro anos com o mesmo grupelho, temo que mais adiante seja tarde para resgatar algo do que Curitiba já foi.........

Cleverson Lima - Rodopiou.com disse...

Se você juntar Ducci, Fruet e Ratinho Jr, Greca mesmo assim, dá de 10 à 0.

Anônimo disse...

Greca é um vendilhão do templo. Vivia criticando Requião, que vivia chamando Greca de veado... Depois, destrambelhadamente, negou Jaime Lerner e mudou de lado, levando junto a sua Margarita. Nunca mais se elegeu, um cara que foi prefeito e, depois, deputado federal com mais de 200.000 votos, hoje está jogado às traças. Falo isso, com tristeza, pois fui eleitor dele desde os tempos de vereança, quando organizava as festas de São Francisco.