quarta-feira, 11 de abril de 2012

CURITIBA: CONSERTAR O QUE NÃO ESTRAGOU

.

Ao ler a legenda da foto acima, o cidadão pode pensar que vou falar das obras seculares que temos aqui na capital do Paraná.

Infelizmente não vou. Vou falar só das obras que são eternas porque nunca terminam. É bem menos romântico, mas uma constatação necessária. A partir do início dos anos 2000 a cidade tem trilhões de obras o tempo todo atrapalhando a vida da pessoa comum. As obras nunca terminam, e quando terminam, já lhe tascam outra. No mesmo lugar. Quebrar pra consertar.

Por que? Porque descobriram um filão que infelizmente ainda está longe da exaustão. É um tripé maligno que conjuga alienação cerebrina dos eleitores, enriquecimento descarado de empreiteiras e claro, mandatários felizes.

A rua Marechal Floriano, descrita na fotografia acabou de ser "revitalizada" há uns poucos meses. É uma revitalização à curitibana, é verdade. Aliás, à tucana. Praticamente nada foi feito senão recapar um asfalto que já era bom (e agora vão refazer). Coisas ruins também foram feitas como estreitar certos trechos para a passagem de carro. É que a Prefeitura vive num mundinho de Alice. Gosta de brincar de capital ecológica, dando prioridade para os pedestres. Mas tem cada vez menos ônibus em circulação para uma população que não pára de crescer. A pessoa faz o quê? Ora, o óbvio, mete o carro dela na rua, e tudo fica ainda pior do que já era.

Houve um tempo em que era factível deixar o carro em casa e ir trabalhar de ônibus em Curitiba. Mas esse tempo já vai longe, bem longe. Hoje você escolhe. Ou não chega em tempo no seu compromisso porque faltam coletivos, ou não chega em tempo porque o engarrafamento te impede. Uma coisa é certa e cristalina. Você VAI se atrasar.

E como poderia ser diferente numa cidade que estreita ruas e coloca um semáforo por quadra mesmo nos lugares onde não há fluxo de veículos que justifique? Curitiba fez a Linha Verde, uma obra faraônica que é conhecida pelos moradores como Lesma Verde. Esta obra prima da engenharia moderna conseguiu a façanha de parar de vez o tráfego de quem vai de um lado ao outro da cidade. Antes era demorado, agora, ficou impossível passar por ela*.

E o que a Prefeitura fez? Nada, apenas justifica coisas injustificáveis. Não sem antes espalhar semáforos ao longo da via e colocar trincheiras subutilizadas. O caso mais absurdo ocorreu um mês atrás. Inauguraram embaixo da Lesma Verde uma trincheira entre dois bairros movimentadíssimos (Bairro Alto e Bacacheri). Primeiro, os gênios da administração deixaram a bendida em sentido único. Depois da gritaria do povo, colocaram duplo sentido mas claro, não retiraram um único semáforo da Lesma Verde. Eles não poderiam ser aposentados com a trincheira? Trincheira não serve pra isso?

Dá prá acreditar? A municipalidade gastou milhões de reais para sua obra não ter serventia alguma. Mais do que rápido a Prefeitura falou que precisariam "fazer outra" porque só aquela não dá conta do fluxo.  Claro, e o povo, imbecil de pai e mãe, vai esperando. Acreditando no trololó de um Prefeito sem voto que ainda imagina, se reelegerá. Se não dá conta, será que ao menos não diminui o sofrimento de quem passa todo santo dia naquele lugar? Será que ficar dez minutos pra atravessar um cruzamento não é melhor que demorar vinte?

Novamente a gestão municipal de Curitiba mostra como é pilantra no que se trata de obras. Um assalto ao bolso do contribuinte, e utilidade zero. Curitiba é mesmo a cidade das obras eternas. 

E inúteis.

* A Lesma Verde é o antigo trecho urbano da BR 116, que era levemente congestionado. Anos de obras inúteis depois e dezenas de semáforos implantados, ela ficou simplesmente instransitável. "Tem que pegar a Linha Verde pra ir lá? Então eu desisto de ir" é o que mais se fala na cidade.

Clique aqui para saber mais da cidade que um dia foi referência mundial e agora não é mais.
Clique aqui para ver como os sobrinhos do Tio Donald zombam de você, eleitor.
Clique aqui para ver o sonhador que foi devorado pelos vendilhões da pátria (e dos empregos).
Clique aqui para saber que quem tem grana, manipula pesquisas eleitorais.
.

4 comentários:

Carlos Cwb disse...

Enquanto isso, sou multado por não usar cinto de segurança dentro do ESTACIONAMENTO do parque Barigui...

Anônimo disse...

Carlos, é para sua segurança, pois vai que o jacaré do parque se atravessa na frente do seu carro e você dá uma freada brusca!!

Carlos Cwb disse...

Eu tava PARADO!!!

anais disse...

Existe um motivo para a multa, Carlos. O motivo se chama "fazer caixa".