domingo, 15 de abril de 2012

PT DE CURITIBA: A UM PASSO DA DESMORALIZAÇÃO

.
Este domingo é o dia em que os filiados do PT de Curitiba decidem se o partido apoiará o ex-tucano Gustavo Fruet (hoje no PDT) para a Prefeitura da cidade, ou se tomará vergonha na cara e lançará candidatura própria.

Quem quer que o PT apoie Fruet é um setor do partido pouco interessado na decência e muito interessado no poder. Há anos o partido lança seus candidatos mesmo com pouquíssimas chances de vitóia. Hoje, por desígnio do Ministro Paulo Bernardo, da Ministra Gleisi Hoffmann e do deputado André Vargas, o rolo compressor está passando por cima da militância de esquerda da cidade. O PT de Curitiba que (infelizmente) historicamente nunca foi grande coisa, está abrindo mão do mínimo de hombridade de que dispunha.

Este escriba não é contra o PT ou qualquer outro partido fazer alianças nem contra não lançar candidatura própria. Mas pela coerência em relação ao discuros de uma certa petezada, é profundamente ridículo o partido apoiar Gustavo Fruet, o algoz paranaense de Lula, que passou 10 anos de sua vida metendo o pau no Governo Federal e defenestrando tudo o que ele produzisse. "É do PT? Então é podre", são palavras que poderiam tranquilamente terem sido ditas por Fruet.

Gustavo Fruet, como é sabido, é o garoto mimado da política curitibana. É mais um dos " 3 filhos" famosos de Curitiba, que se valem do nome dos pais, pra ganhar projeção*. Coisas relevantes na política, este desinformado blogueiro conhece poucas que confiram tal status a este rapaz. A imprensa o adula desproporcionalmente, e o poupa das contradições imensas que o rodeiam. 

Fruet saiu do PMDB porque queria disputar a Prefeitura e o partido não deixou. Foi bravinho para o PSDB com a mesma intenção. Anos depois, o dono dos tucanos paranaenses, o Governador Beto Richa (outro dos filhos) disse que não daria legenda e ele novamente saiu atirando. Fruet quer a Prefeitura por uma questão de vaidade e Richa, outro vaidoso, não admite por perto quem possa lhe oferecer perigo. Brigaram mas ideologicamente ambos estão do mesmíssimo lado, o que inevitavelmente nos remete a perceber que não estão ao lado do povo, o que paga imposto e o que quer em retorno algum serviço público decente.

Se o PT apoiar Fruet, sofrerá outra derrota fragorosa na cidade, ao menos ideologicamente. Em terras paranaenses onde a esquerda é sofrível, ficará devidamente comprovado que não merecem o voto e o esforço da militância. Fruet, se eleito, será mais do mesmo. Caminhará na contínua estrada da privatização e da terceirização tão majestosamente conduzida por Richa desde que era Prefeito e claro, abraçada por seu sucessor, o atual alcaide Luciano Ducci. E mais, se engana quem acredita que o garoto mimado cumprirá o acordo de cavalheiros feito desde já com a ala vendilhona do PT. Quando Fruet decidir sair para o Governo, que é o que fará, quem o irá impedir? Se eleito, terá na mão a máquina fabulosa e rica da Prefeitura da Capital e simplesmente mandará Gleisi às favas com suas pretenções ao Palácio das Araucárias. 

Fruet é o maior tiro no pé da petezada curitibana. Melhor e mais digno é perder uma eleição limpa, do que ganhar uma suja e mais pra frente, levar o chapéu do menino que não saber ouvir "não". Ou você acha o quê, que Fruet, depois de 6 anos no cargo, faltando dois para não ter outro mandato, concordará em dizer "ok, amigos, vocês me ajudaram lá atrás, e eu ajudo vocês agora".? Difícil, hein?

Pra quem não lembra, Fruet já tentou fincar uma adaga nas costas da petezada antes. Foi no momento em que o PMDB tinha um compromisso com o então candidato Angelo Vanhoni. Foi justamente nesse tempo em que Fruet, sedento por sua "chance", tentou mandar às favas o acordo de apoio, com o qual seu partido havia se comprometido. Se fez antes, se por causa dessa ravinha passou 10 anos minando Lula e o PT, por que iria mudar agora? As pessoas podem mudar de atitude, mas raramente mudam de ideologia. Gustavo Fruet não dá nenhuma demonstração de que mudou de ideologia e tenha passado a ser um político sério.

Pra relembrar quem era Fruet e como ele agia, veja este breve vídeo onde o próprio, em cadeia nacional, chama Lula e seus aliados de quadrilheiros.

Toma vergonha nesta cara, PT curitibano!

* O terceiro filho famoso é o Ratinho Junior, rebento de todos sabem quem. Sobre as "realizações" dos pais a justificarem a fama dos três, da mesma forma que as dos filhos, confesso que desconheço qualquer coisa que valha a pena citar. Se alguém souber, que me avise.





Clique aqui para ver o que faz o Prefeito de Curitiba com quem quer trabalhar e gerar empregos.
Clique aqui para ver o trololó das "regras claras" da imprensa brasileira.
Clique aqui para ver a cidade que conserta o que não está quebrado.
Clique aqui para saber mais da cidade que um dia foi referência mundial e agora não é mais.
.

3 comentários:

J. Carlos disse...

Caros Companheiros do Anais Políticos,
Com radicalismo não se chega a lugar nem um. Sou Petista com muito orgulho e por isso mesmo estou à vontade para falar sobre esta provável aliança.
Confesso que não tenho muito conhecimento nem muitas informações da política de Curitiba, mas assegura que quando uma empresa de pequeno porte quer crescer é necessário abrir o seu capital para novos investimentos e pelo visto é exatamente o que acontece ai em Curitiba.
Se o PT ainda estivesse fechado em seu casulo, O Grande Estadista e Eterno Presidente Lula não teria chegado lá.
É verdade que eu também já tive muita raiva do Fruet, pela sua tenacidade em combater o PT e o Presidente Lula, mas confesso que nunca vi em seus ataques aquela sanha assassina e incontrolável desejo de destruir o PT como nos outros.
Salvaguardando as devidas proporções, eu ouso comparar o Gustavo Fruet com o Eduardo Paz.
No Rio de Janeiro, o PT não passava de Benedita da Silva, apesar do seu belíssimo trabalho, mas hoje, depois da aliança com o também ex-PSDB, Eduardo Paz, o PT deu um baile no Zé Bolinha de Papel Serra, apesar da família Maia e de toda a tribo de Índio ali existente.
Claro que o ideal seria eleger um petista para governar o mais belo município deste País, mas será uma questão de tempo afinal de contas e preciso conquistar a confiança do povo através das alianças e de um trabalho de base que certamente já vem sendo feito.
Para encerra achei a manchete muito radical o que só traz maior desconfiança ao povo.

anais disse...

Prezado J. carlos. Este blog não é contra qualquer tipo de apoio em sí, e já se referiu diversas vezes a Romero Jucá, ex-líder de FHC no Congresso, como o sabujo mais útil ao Governo Lula. Jucá sem nenhum problema saiu de um extremo e foi para outro. Eduardo Paes segue a mesma lógica. O problema é que Fruet não é nenhum dos dois e não respeitará o acordo pelo simples fato de que sua vaidade é maior do que tudo. Escreva o que estou dizendo. Se Fruet se eleger, o que eu acharia péssimo para Curitiba, conte os meses até ele dar o pé no traseiro de quem o apoiou.

paulogeroldo disse...

A desgraça aconteceu!