sábado, 14 de abril de 2012

CURITIBA: PODER PÚBLICO IMPEDE BARES DE TRABALHAREM

.

Caros leitores, vos convido a pensar na seguinte cena. Você saiu com sua namorada, com seu marido e foram até um bar conceituado em uma cidade conhecida por sua civilidade. Nesse bar, repleto de pessoas de bem, de gente normal, pagadora de impostos chega um determinado momento em que entra a polícia, com armamento pesado nas mãos e promove o maior sururú

O cliente é tratado como marginal e o dono do bar, como criminoso. Invariavelmente, se estiver faltando algum documento, a casa será fechada. Os clientes serão retirados, quase todos sairão sem pagar a conta e o estabelecimento levará o maior prejuízo.

Depois desta cena, difícil imaginar que você queira voltar naquele mesmo lugar tão cedo. Mesmo que o bar tenha sido sempre referência de bom atendimento e de segurança.

Parece insólito mas é uma cena que acontece praticamente toda semana em Curitiba. Uma ação integrada de fiscalização da polícia, com órgãos administrativos da Prefeitura fazem arrastões nas mais diversas casas da Capital do Estado. Desde aqueles que são meramente restaurantes até as baladinhas.

Ora, veja bem. Será que a falta de um papel é motivo pra fechar um bar conhecido por aqui como sendo familiar e de bom gosto, como é o caso do Bagdad Café (motivo da tuitada da foto)? Este escriba entende que não. Nem tampouco é motivo pra fechar o Babilônia, outro lugar conceituado. Não é motivo para fechar boa parte das casas onde já encenaram este pequeno carnaval fiscalizatório.

Convenhamos. Se estivessemos tratando de bares onde há tráfico de drogas, prostituição, tudo bem. Mas não. O lugar tem irregularidade? Ora, exija o documento e se não tiver, lavre a multa. Mas precisa fechar? Precisa colocar metralhadora na cara de cliente? Precisa mostrar quem é que manda?

Curitiba se converteu numa província ditatorial curiosa. As administações estadual e municipal, trabalhando em conjunto, transformaram a cidade que um dia foi exemplo de progresso e de evolução, num lugar onde é mais vantajoso fechar as portas do que ter que trabalhar sob a estranha fiscalização empregada pelos órgãos públicos. Convém explicar. Pra se tirar um alvará de funcionamento de um bar com música por aqui, você inevitavelmente terá de enfrentar obstáculos como uma lei municipal que confronta uma lei estadual. Assim, você inevitavelmente, sempre estará desagradando alguém que pode te multar. Pior, que pode fechar teu estabelecimento em uma ação truculenta ordenada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura.

Boa parte dos lugares trabalha amparada por liminares judiciais, porque é quase impossível estar totalmente regularizado. Os órgãos públicos "parecem " não querer que você esteja dentro da lei.

Mas estranho mesmo é ver que alguns policiais civís do Paraná respondem processo administrativo por terem estourado cassinos clandestinos na cidade "sem autorização". Veja bem, sem autorização. Os que querem trabalhar dentro da lei, que tem seus protocolos dos pedidos em dia, a Prefeitura manda fechar. O que trabalha criminalmente e absolutamente fora da lei, o Governo do Estado pede desculpas por incomodar.

Que cidade é esta na qual estamos vivendo?

Clique aqui para ver o trololó das "regras claras" da imprensa brasileira.
Clique aqui para ver a cidade que conserta o que não está quebrado.
Clique aqui para saber mais da cidade que um dia foi referência mundial e agora não é mais.
Clique aqui para ver como os sobrinhos do Tio Donald zombam de você, eleitor. 
.


6 comentários:

Carlos Cwb disse...

Acontece que os policiais foram mexer num "point" de encontro de tubarões da politica e do empresariado"mancomunado".
Aí, não pode, né?
Encher o saco do comerciante honesto é mais fácil e mais lucrativo, já que rende multas que vão engordar o caixa, o qual depois será devidamente surrupiado pelos "homens públicos" que irão gastar o produto do roubo no puteiro.

Anônimo disse...

Pelo que me consta o primeiro a dar o "alerta" foi o Sr. Fabio Aguayo por que quando a AIFU está nos locais menos favorecidos da cidade este cidadão não dá as caras ?? Ou será que lá não há interesse dele ? Ou será que lá no Tatuquara por exemplo a lei é diferente do Batel ?? A lei foi feita para ser cumprida por todos sem exceção. Comerciante correto não tem medo da AIFU. Parabéns a todos que compõem a Ação Integrada e continuem a fazer a Lei valer para todos seja ele rico ou pobre.

Mirna disse...

É uma vergonha o que está acontecendo. Eu acho que as pessoas têm que fazer algo para reverter isso. Felizmente, nos restaurantes em higienópolis não acontece, você pode ir para onde quiser e se divertir.

mar disse...

E AGORA EM 27-01- 2013 - QUE TAL POSTAR DE NOVO A INFELIZ OPINIAO DE VOCES DEPOIS DA MORTE DE 232 JOVENS POR FALTA DE FISCALIZACAO- PUBLIQUEM DE NOVO- QUERO VER

mar disse...

E AGORA EM 27-01- 2013 - QUE TAL POSTAR DE NOVO A INFELIZ OPINIAO DE VOCES DEPOIS DA MORTE DE 232 JOVENS POR FALTA DE FISCALIZACAO- PUBLIQUEM DE NOVO- QUERO VER

Anônimo disse...

cumpram as leis, assim terao direito a trabalhar. simples.