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Conversando com um amigo, resolvi garimpar na rede alguma coisa que falasse dos carros Gurgel, e de como seu criador foi sacaneado por um governo vendilhão e por tubarões da indústria, que não admitiam um legítimo concorrente, ainda que minúsculo.
Pra quem pensa que os veículos Gurgel não prestavam, convém lembrar das palavras de um senhor que os tinha, e que era meu amigo, uns vinte anos atrás. "Gurgel não quebra e é econômico". O carrinho fazia 25 km por litro. Eram veículos leves de fibra de vidro, bem pequenos (como que antevendo um futuro de carros para uma pessoa), mas não muito bonitos. Por outro lado, quem se lembra dos carros brasileiros dos anos 80, dificilmente poderá dizer que os outros eram uma beleza.
Gurgel não foi o primeiro a ser empresarialmente morto por montadoras grandes. O exemplo mais notório é o de Preston Tucker, que fez nos EUA um carro muito a frente de seu tempo, muito melhor e mais barato, mas bateu de frente com as "majors". Como os governos de lá ou de cá pouco se lixavam para gerar competição e deminuir o poder dos magnatas (e o daqui, também não ligava para criar empregos) não só não ajudaram, como no que puderam, dificultaram a vida dos sonhadores que lutavam contra os Golias do mercado.
Aos que forem mais novos, assistam a esta breve reportagem do leilão da fabrica falida de Gurgel, e tenham uma idéia de como remar contra a maré é dificil quando se está em um estilo de sociedade como a nossa.
Outra boa reportagem pode ser lida no site Best Cars (aqui).
Outra boa reportagem pode ser lida no site Best Cars (aqui).
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4 comentários:
Acompanhei esse caso, foi um massacre contra o Engenheiro Gurgel.
As grandes montadoras, com o auxilio do governo, acabaram com ele e com sua fábrica.
Isso também aconteceu com outra industria, que lançaria um carro com o nome de "Democrata", contruido aqui mas com motor alfa-romeo, para competir com o Aero-Willys e com o Simca. Até hoje existem as ruinas da natimorta fabrica...
Caro, há uma boa reportagem sobre Gurgel no site Best Cars (www.bcws.com.br), com uma pequena colaboração deste que escreve. Interessante notar a presença dos governos estaduais de SP (sob o comando de Luiz Antônio Fleury Filho) e CE (Ciro Gomes) no processo que iniciou a derrocada da Gurgel. Abraços! (LAP)
Aqui em Fortaleza tem uma casa em que sempre vejo quatro BR-800 do lado de fora. Não conheço o dono. Lembro-me bem, quando, em 1978, saiu uma reportagem na antiga revista Visão, de Paulo Maskoud, em que o presidente Geisel explicava que não deu o financiamento para a Gurgel desenvolver o projeto elétrico (Itaipu) porque a prioridade era a implantação da FIAT no Brasil. Uma pena...
Votei em Lula e Dilma, esperando que eles revitalizassem a Tecnologia e a Indústria Nacional, mas é uma pena que eles não perceberam que o que elevou o status dos Tirgres Asiáticos, a começar pelo Japão, foram as inovações. Inventores, o Brasil tem muitos, em quantidade e qualidade. O problema é que o INPI tem muita corrupção!
O caso do Gurgel e do auto "Democrata" foi devidamente "rasteirado" pela ANFAVEA...
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