segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CHÁVEZ DE NOVO

.
Nossa imprensa quase não se aguenta. Hoje ví muita gente espumando ao falar da conquista de Hugo Chávez. Dizem que está no ar um novo poder totalitário.

Esquecem que Chávez foi eleito duas vezes, e passou por 2 referendos em cada meio de mandato. Mesmo assim, manteve folga. E esta votação de ontem também foi limpa e acompanhada por observadores internacionais, inclusive americanos, coisa que aliás, a imprensa da direita sequer menciona. Do contrário ficaria claro que nada houve de errado. Preferem deixar o cheiro de ditadura no ar.

Esquecem também que no chamado "primeiro mundo", especialmente nos governos parlamentaristas da Europa, não há limites para a permanência no cargo. Aliás, sequer há eleições diretas. Mas não ví ninguém gritando que na Inglaterra ou mesmo no Japão não existe democracia.

Chavez conseguiu a emenda da reeleição porque soube jogar xadrez. Na primeira tentativa, teve o pedido negado, na segunda mudou o foco. Colocou a possibilidade da reeleição indefinida para TODOS os mandatos políticos, de modo que mesmo os senhores que lhe fazem oposição, ficaram tentados com a idéia de se perpetuar no cargo de governador ou prefeito. Quem sabe um dia, até de presidente.

Ou seja, não há oposição que resista.

.

Nenhum comentário: