.
Eis a manchete do UOL Economia:
"Caixa reduz taxas de juros ao consumidor pela terceira vez só neste ano"
Pois bem, de fato é o que achamos ser de bom senso e que a Caixa já deveria estar fazendo com MAIS VIGOR há muito tempo.
Ou por acaso o Itaú, o Brasdesco e o Santander estão realmente preocupados com o sério risco que corre o capitalismo mundial pela falta de crédito?
Estão preocupados se o Brasil vai acabar amanhã ou se seus funcionários perderão o emprego?
Quero crer que a Petrobrás deveria encampar a redução no preço dos combustíveis (que reconheçamos, teve apenas 1 aumento e ainda pequeno, nos últimos 6 anos) através de seus postos. Inclusive, para baratear o frete e o preço da maioria das mercadorias. E que os bancos públicos deveriam capitanear a redução nas taxas de juros e a ampliar a distribuição de crédito para continuar estimulando o consumo e não fazendo a máquina do capital parar.
É para isso que servem. É para isso que deveriam usar o dinheiro dos impostos com os quais você os ajuda a viver. Não deveriam estar em primeiro lugar, preocupados com seus acionistas (no caso da Petrobrás e do Banco do Brasil), ao contrário do que já afirmou certa vez a "guru" de todos os seres pensantes do Brasil, a globeleza Mirian Leitão.
Instituições públicas devem servir para orientar o mercado, e direcioná-lo em situações como estas. Se alguém quiser ter lucro como acionista de banco, existem dezenas deles dando sopa por aí, no setor privado.
E ao consumidor, resta optar pelas instituições públicas pois só sob pressão o setor privado se movimenta. Caso contrário, vão continuar atolando dinheiro nos títulos do tesouro.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário