quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A LÓGICA DO CAPITALISMO

.
Existe uma verdade inconstestável no capitalismo. Ele vive do giro financeiro. Muios torcem o nariz para os pacotes de ajuda, dizem que é protecionismo, muitos torcem o nariz para os "bolsa" qualquer coisa, porque dizem que é esmola.

Convém dizer antes de continuar o raciocínio, que muitos desses torcedores de nariz não vêem nada errado em distribuir dinheiro para grandes empresas na forma de isenção de impostos. A isso eles costumam chamar de investimento, de "desoneração fiscal". Como foi o caso agora das montadoras por meio do IPI. Esmola mesmo, paternalismo mesmo, é distribuir dinheiro para pobre. Pra rico, pode.

Mas vamos lá, independente de como você encara a questão, o fato imutável é que o capitalismo depende de dinheiro circulando. Menos dinheiro significa menos consumo. Menos consumo significa recessão.

Foi este o motivo que levou o SBT a pegar carona na popularidade de Lula e pagar anúncios nas principais mídias escritas para dizer que não podemos continuar propagando a crise. Uma hora ou outra ela começa a afetar os grandes. Dái o bicho pega. No caso das TVs já começou, afinal, amedrontados com a crise, a primeira coisa que os anunciantes medianos cortaram foi a publicidade.

Daí a "grande" mídia sentiu na pele que quando Lula dizia que precisavamos continuar gastando, não era porque o presidente era irresponsável. Muito pelo contrário. Se fosse irresponsável iria na televisão e anunciaria o fim do mundo.

Bem, baseado nesta lógica, o governo ampliou o seguro-desemprego em mais 2 meses para os setores mais afetados pela crise. Significa dizer que os mandados embora, terão 7 meses de renda para continuarem consumindo, ainda quem em menor escala.

Leia aqui na Folha Online sobre a matéria.

Ou seja, mesmo os reclamões, que adoram taxar este governo de incompetente, deviam parar e pensar. O que vale mais, dizer que o governo está errado e afundar o país numa crise onde eu mesmo serei afetado lá na frente, ou dar a mão à palmatória e estimular o consumo, tentando assim, evitar que minha própria canoa fure daqui uns meses?

Como diria Joelmir Betting, esta é uma boa questão para pensar na cama.

Pena que as "FIESPs" espalhadas pelo Brasil não pensem assim e estejam somente interessadas em mandar gente embora.

Não sabem ser capitalistas. Confundem capitalismo com lei da selva. E muita gente boa e bem intencionada embarca nessa...

.

Um comentário:

Luciana P. disse...

O capitalismo é lei da selva e a justificativa que dão pra existência dele é que o homem é incapaz de algo melhor! A interferência acaba acontecendo pra que isso não fique tão evidente e acabe causando o fim do capitalismo. Mas a interferência não faz parte do capitalismo, ela é compensatória, é uma resistência mínima do senso humanitário da humanidade, ou é uma forma de fazer com que grandes capitalistas não percam muito dinheiro. Ela é criada quase sempre como mecânismo temporário, para curar determinado malefício causado pelo capitalismo. Como por exemplo resolver a eterna crise. Eu tenho 28 anos, e nunca ouvi falar que a crise acabou, ela muda um pouco de lugar, mas tá sempre aí, ameassadora! A crise é o próprio capitalismo. O mundo está em crise porque os multimilhionários brincam com os Estados e com as pessoas e nunca perdem muito. E eles são lindos, quase deuses, adorados, inatingíveis, exemplos para a humanidade. É o que nós queremos pra nós, poder brincar de mandar no mundo, solitariamente. Se chamamos todos para mandar juntos, poucos querem!