quarta-feira, 20 de abril de 2011

LULA PEDE ALIANÇAS MUNICIPAIS

.

Lula sempre foi reconhecidamente um cidadão que tem muita noção política. Levou muita porrada e aprendeu por "a mais b" como funciona a cabeça do brasileiro. Por causa dele (mas não só dele, claro), o PT se tornou o partido mais organizado e rico do país.

E isso faz com que os setores da direita fiquem irritados. Sem saber o que fazer, a tucanagem, por exemplo, esperneia e fala impropérios. FHC despreza o homem comum, como se seu partido não dependesse do eleitor para sobreviver.

A prova maior de que Lula é um cara de visão, é sua dica para as municipais do ano que vem: "Procurem alianças", diz ele.

Há lugares onde simplesmente o PT não tem entrada.
Curitiba é um dos casos. Depois de desperdiçar fabulosamente a oportunidade concreta de chegar à Prefeitura com Angelo Vanhoni algumas eleições atrás, o partido, que teve seu ápice na cidade, justamente naquela época, foi sendo jogado para escanteio. Ainda que no plano nacional se saia muito bem, por essas bandas, o povo renega a sigla. Curitiba tem uma mentalidade de direita. É necessário compreender e atuar nesse ponto.

O PT paranaense é uma besta de 7 cabeças, e cada uma delas quer ir para um lado. Mas o partido tem que se decidir. Quer ou não quer entrar na Prefeitura?

Se quiser, deverá levar a sério os dizeres de Lula. Se não dá pra encabeçar uma chapa com chances sérias de vencer, porque não procurar um bom nome para servir de vice a uma candidatura com possibilidades concretas?

A questão central é o conteúdo programático. Sendo de esquerda, tendo políticas públicas progressistas, estará tudo bem.
O modelo de administração de Curitiba já faliu há algum tempo. O povo está apto a reconhecer que a cidade de primeiro mundo que ele tanto ouviu falar, não existe mais. Será preciso um bom trabalho para trazê-la de volta aos trilhos.

Há boas sinalizações no horizonte. Uma aliança PT/PMDB está sendo bem vista pelo curitibano comum, o que pega ônibus ou fica preso no engarrafamento diário da cidade, e aquele que é o novo alagado. O cara que achava que ficar debaixo d´água era coisa de quem vota no PSDB em São Paulo. 

Especialmente considerando o fato de que Ducci e Fruet certamente não compartilharão o mesmo palanque. Na direita, o ego é muito grande e ninguém está disposto a esperar 8 anos pra ter alguma chance relevante. 8 anos em política é o mesmo que um século e meio de história.

E é compreensível. Se Ducci abrir mão da candidatura, por não ter expressão nacional ou estadual, sumirá da política. Fruet por não ter mandato, queimará em muito pouco tempo seu capital político. No máximo conseguiria uma vaga no legislativo estadual em 2014. Um ser vice do outro, seria pedir demais.

Lula sabe disso e pede que seus companheiros corram por fora. Vale a pena lembrar os não poucos casos de terceiros lugares nas pesquisas, conquistarem a cadeira do executivo nas eleições brasileiras.

Clique aqui para ver quem financiou o delírio de Marina.
Clique aqui para ver que o tombo em Marina já começou lá atrás.
Clique aqui para ver o que ingênua Marina também não sabia.
Clique aqui para ver como Marina reagiu ao perceber que tinha sido engambelada.
.

2 comentários:

Geopolêmica disse...

O PT em Curitiba precisa trabalhar melhor as periferias humildes. Nesses locais já há redutos há muito conquistados pelos "derossos" e "radialistas" de direita "da vida". Doam dentaduras, cadeiras de rodas e congêneres e se elegem, reelegem, trielegem......
A penetração política de pastores "neoevangélicos" também é assustadora. Todos direitistas e clientelistas de carteirinha.
É necessário mostrar e esse eleitorado o quão enganado ele é pelos assistencialistas de plantão, não adianta só conquistar a "classe média" de Curitiba, essa é anti-petista já no DNA mas é sempre quem se beneficia das obras viárias, todas atualmente questionáveis, mas ilude-se com as mesmas. Interessante um candidato a vice vindo do PT, até porque os prefeitos nem sempre concluem seus mandatos na cidade.

Anônimo disse...

E depois dizem que é no governo federal que não tem oposição!! E em Curitiba a quanto tempo não existe oposição???