domingo, 10 de abril de 2011

GRECA E A PREFEITURA EM 2012

.

Este escriba fez questão de conferir o que poderia ser chamado de lançamento da pré-candidatura de Rafael Greca à Prefeitura de Curitiba. E não se surpreendeu afinal, há muito que a maior cidade do sul do país precisa de um discurso novo. Alguma coisa concreta, que volte a colocar o que antes se chamou de capital ecológica, de cidade de vanguarda, novamente nos trilhos do progresso.

Curitiba patina insistentemente há 16 anos. O mesmo grupo político que governa o lugar há séculos, tornou uma cidade que era reconhecida por aí como diferenciada, num projeto de São Paulo, mas sem as vantagens de ser uma das maiores cidades do mundo. Curitiba tomou emprestado os congestionamentos, os alagamentos e a criminalidade, mas não ganhou as boas opções culturais, os restaurantes e os eventos. A administração nos fez crer que eramos chiques quando na verdade, não passavamos de um conto da carochinha. A conhecida "qualidade de vida" do curitibano já não passa de uma pálida pintura embranquecida pelo tempo.

Nem o tal transporte coletivo faz mais bonito Brasil adentro. Basta tomar algum coletivo em horário de pico, pra saber que a propaganda é a alma do negócio. E aqui ela é levada muito a sério. De outra forma, como explicar que a maioria dos curitibanos ainda creia verdadeiramente estar morando na msema cidade de vinte anos atrás?

Greca sabe de tudo isso e está trazendo as esquerdas e a oposição para o seu lado. Os movimentos sociais pragmáticos estão caminhando para ele, considerando especialmente que o maior expoente da esquerda do país, o PT, nunca tem muita chance por essas paragens. Sendo assim, se querem alguma mudança, os cidadãos da capital paranaense terão que reformular seu modo de ver a política local, que é uma espécie de feudo com roupa de festa, para pensar em traçar novos e consistentes rumos para cidade.

Convém ficar atento aos próximos passos.

Clique aqui para ler o tolo editorial do estadinho.
Clique aqui para ver o que Israel (e a Folha) acha da política do Brasil.
Clique aqui para ver Serra levando bordoada de um mexicano.
Clique aqui para ver a Folha censurando blog.
.

2 comentários:

Vinicius Massuchetto disse...

"[...] que volte a colocar o que antes se chamou de capital ecológica, de cidade de vanguarda, novamente nos trilhos do progresso [...]"

Curitiba nunca soube o que é progresso, inclusive na gestão Greca. O desenvolvimento da cidade nunca serviu para sua população, só para os grandes grupos do setor de serviço que com isso enriquecem.

Carlos Cwb disse...

Embora eu admita que a gestão Greca foi muito boa, ressalto que já passou da hora do povo curitibano começar a votar em gente NOVA, e não viver em eternas repetições de mandatos. Sao as mesmas familias gerenciando a cidade há decadas...