quinta-feira, 2 de outubro de 2008

DEMO+CRATIA


Sabe aquela história de que uma mentira repetida mil vezes se transforma numa verdade?

Bem, tudo depende de sua ótica. Achei bacana a notícia publicada hoje no jornal Gazeta do Povo, dando conta de que os Estados Unidos levarão alunos de todo o mundo para "aprender"sobre seu sistema eleitoral.

Tento imaginar o que a América pode nos ensinar sobre democracia*. Aliás, o que eles podem ensinar a qualquer um sobre democracia. Quem sabe não perguntamos aos países africanos que se matam até hoje por causa dos "democratas" que o governo ianque ajudou a erigir? Sem mencionar é claro, as próprias ditaduras latino-americanas que eles tão bem sustentaram.

Mas eles tentam, tentam... insistem e insistem. Estão certos. Vai que um dia alguém volte a acreditar que de fato, eles são a "maior democracia do mundo"

Ah, que saudades da Guerra Fria. A gente acreditava em cada bobagem...

-------

* "democracia" para um garoto de oito anos (eu) significava em verdade, "cracia" = governo, "demo" = demônio. De bobo eu não tinha nada. Naquela época eu já tinha matado a charada sobre os americanos...



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Democracia com apenas dois partidos político não condiz com aquilo que eles chamam de sistema participativo geral onde todos têm a mesma participação no processo em questão. Bush e seus asseclas nada têm para ensinar há outros povos o que eles pregam como democracia, nada realidade o sistema utilizado naquele país é a elite que manda e os pobres que obedecem, pura ditadura privatizada?
Marco Antônio