sábado, 4 de outubro de 2008

O ELEITOR É UM MERO DETALHE



O
mundo político é uma dimensão à parte. Todos já notaram isso. Vejam este artigo publicado no Vermelho:

"
O grupo anti-Kassab --que ficaria pró-Marta-- irá propor à Executiva Municipal do PSDB-SP que fiquem livres para apoiar quem quiserem num eventual segundo turno entre Marta e Kassab. Dessa forma ficariam livres para protestar contra o que a ala chama de ''traidores do PSDB'' --os kassabistas."

Bem. o resumo da ópera é que os alckmistas preferem apoiar a Marta do que Kassab se o "picolé de chuchú" não for para o segundo turno.

Isso mostra como naquele mundinho que eles vivem, não existe fidelidade mesmo. Pelo menos, não existe para Serra, que odeia o Alckmin, e já se utilizou do mesmo expediente quando disputou a eleição presidencial contra Lula (e perdeu pelo mesmo placar que o Geraldo perdeu). O PSDB é umbilicalmente ligado ao PFL (que hoje por algum motivo do além, resolveu mudar o nome para Democratas) mas o atirou aos leões quando viu que Roseana Sarney tinha alguma chance contra o PT. Fez aquela armação da dinheirama encontrada no escritório do marido da filha do ex-Presidente.

Não que ela não tivesse culpa, mas não sejamos ingênuos de achar que dá pra ganhar uma eleição para Presidente na cara e na coragem, usando só o discurso e a militância. O PT não saía dos 30% quando ainda pensava assim.

Agora, eu fico imaginando se por acaso esse pessoal acha mesmo que se apoiarem a Marta no segundo turno, por acaso eles vão transferir o voto da mesma forma, e com isso, vão "punir" os desertores do Kassab.

Definitivamente eles devem achar que são donos do eleitor e que ele é um "mero detalhe" (como disse a nada saudosa Zélia Cardoso de Mello).

Dá pra imaginar um cidadão que andou a eleição inteira com o adesivo do chuchú no vidro traseiro de seu Corolla, pregar alí um da Marta? Dá pra imaginar este liberal de carteirinha, que odeia o bolsa família e qualquer subsídio para o pobre (porque para o rico, é investimento, não é assistencialismo), dizendo que é a Marta é a mais qualificada para governar a cidade?

Não me surpreendo com esses caras trantando o paulistano comose fosse sua marionete. O que eu fico, é perplexo com os eleitores do chuchú e do Kassab se sujeitando aos desígnios destes senhores sem escrúpulos.

O espectro político é nebuloso. De toda forma, sei que tem gente de caráter na política. Eu mesmo já conheci alguns. Mas DEFINITIVAMENTE, eles não se chamam José Serra.


..

Um comentário:

Geurgetown Felix de Araujo disse...

Marcelo,

Esta eleição na realidade é Todos contra Lula, ou melhor (FHC, Gilmar Mendes, Dantas, Serra, Elite racista e o PIG) x Lula. Porém, em São Paulo isso pode dar zebra, pois o Alkimim pode estragar de novo o plano deles. Lembra que era para ser o Serra x Lula no último pleito? e o Alkimim entrou de gaiato e se deu mal. Pois então se o Kassab for para o segundo turno contra a Marta, o Alkimim já mandou um recado antecipado de que vai liberar a bancada para voltar em quem quiser, traduzindo: podem votar na Marta. Aí o Alkimim antes de cair no poço ainda consegue agarrar nos pés de FHC e Serra levando-os junto.