domingo, 19 de outubro de 2008

PROBLEMA RESOLVIDO



Existe uma maneira relativamente simples de se consertar uma boa porcentagem dos problemas do Brasil. O Governador ou Presidente que entrar no cargo e der 100% de aumento salarial para todos os professores e policiais do país, não só estará praticamente reeleito (infelizmente a lógica do jogo é esta) como também, fará um imenso bem para o país.

Naturalmente dirão que não há dinheiro. Talvez para os Estados até não haja, contudo tenho comigo que apenas uma parcela da grana que é desviada anualmente já resolveria o problema. Parece simplista, eu sei. E é mesmo.

Agora imaginem um policial trabalhando de maneira decente sentido que alguém lá em cima, gosta dele. Sabendo que por mais que ele corra risco, seus filhos têm comida na mesa em casa. Por mais que corra riscos na profissão, não teria que morar na favela ao lado de muitos daqueles que ele ajuda a prender por causa do tráfico.*

E veja, não precisava ser aumento para todos. Para os coronéis da PM, ainda que tenham todo o mérito do mundo, não se precisaria dobrar seus salários.

E o professor, como daria aula? Daria aula satisfeito, sem pressa de terminar. Faria das tripas coração para oferecer o melhor fruto de pesquisa que ele pôde conseguir. Em cinco ou seis anos já teríamos os resultados absolutamente palpáveis na segurança e na educação, que inclusive se entrelaçam. Muitas das crianças que vão para o tráfico é porque não tem o que fazer na escola (isso, quando vão para a escola).

Mas infelizmente pra agir dessa maneira, o governante ia ter que combinar com o outro lado. A oposição sempre acha que isso é "gasto público", e normalmente é supérfluo. Isso de modo algum é gasto, é investimento público.

É uma pena, mas uma parcelinha da população acha que a grana dos impostos é só pra socorrer milionáirios...

* aqui eu falei do traficante de favela. Nâo entrei no mérito do traficante do bairro rico porque esse, mesmo com o salário dobrado, o policial não conseguiria morar do lado...


.

Nenhum comentário: