quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PORQUE OS JUROS NÃO CAEM MAIS



.

A questão dos juros no Brasil é complexa. Mas existe uma lógica na decisão do BC de manter a taxa, que quase ninguém está vendo. E a lógica é a seguinte: O País esteve bem durante todo esse tempo com taxas de juros altas. Isso não desestimulou o comércio, nem a produção.

Numa hora como essas, onde o mundo corta juros para investir na produção, o BC mantém, porque assim, continua captando dinheiro com títulos do governo e similares.

O Governo soube aproveitar a situação e usar bem toda essa dinheirama que correu para os títulos públicos, isso nos deu um colchão de reservas muito importante para o pior da crise.

O fato concreto é que o Brasil não está na mesma situação desesperadora dos outros países. Eles estão cortando desesperadamente porque precisam urgente de capital aplicado na produção, pra estimular o consumo a preços baixos. Nós ainda não. Eles não têm mais mercado de consumo interno. Nós, a China a Índia e a Rússia ainda temos um grande mercado a ser construído. Isso é alentador.


Então, a decisão do BC não é simplesmente voltada para conter a inflação como dizem muitos especialistas econômicos. Aliás, num país acostumado a conviver com altas taxas de juros, dificilmente a inflação sofre freadas quando a taxa aumenta.

O importante agora, ao meu ver, é captar dinheiro. Na outra ponta, o Governo tem que se utilizar de políticas públicas, bem como os bancos estatais, para daí sim, investir na produção.

Com isso mata dois coelhos com um tiro só. Tira o excesso de poder dos bancos privados (que como se viu, pouco se lixam pro país, já que não colocaram no mercado o dinheiro liberado dos compulsórios), direcionando uma parte importante dos consumidores para os bancos públicos, e ainda, com o excedente de dinheiro que correu (e está correndo) para os títulos do tesouro e em segundo lugar, aumenta os gastos públicos que são muito importantes para não deixar a peteca da economia cair. Ao contrário do que diz a Mirian Leitão, óbvio, que trata por "gastos públicos" todo o dinheiro que o governo usa. Inclusive na produção e geração de riqueza.


Ela só não considera "gasto público" o salário nada baixo que certos "amigos" dela ganham do governo. Mas o que é ruim a gente esconde, né?


De quebra, o estado se fortalece. O que aliás, muita gente odeia.

Clique aqui para saber porque o trololó da Mirian é bobagem. Só pra criar pânico. 
Clique aqui para ver o que o UOL esconde sobre a empregabilidade no Brasil.
Clique aqui para ver que a mídia oficial não se incomoda com a arrecadação de Taxab.
.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

karen millen dresses 2 Marvel Yukon GigE Ethernet ports; karen millen dresses outlet