terça-feira, 14 de outubro de 2008

O PRÉ-SAL



Ótima charge publicada no Blog do Mino.

De todo modo, posso estar redondamente enganado, mas não acredito que apesar de toda sandice que os americanos sempre demonstraram em relação aos outros países do mundo, poderiam se aventurar em novas conquistas além mar, notadamente aqui pelas bandas da América Latina.

Os EUA hoje em dia são um Estado quebrado. São diversos os fatores que na minha visão, arrefeceriam a sede estadunidense por mais petróleo. O Brasil, a Venezuela e outros, não são, definitivamente o Iraque ou o Afeganistão. Além do mais, depois de bombardear um país, para se obter suas riquezas naturais, é preciso ocupá-lo.

E isso os EUA jamais conseguiram. Não conseguem inclusive, no Iraque.

Ainda que tenhamos muita gente aqui que adoraria ser parte de uma colônia americana, como se isso os fosse transformar imediatamente em súditos da rainha (a Estátua da Liberdade), existe todo um restante contingente de fatores que dificultam sobremaneira uma investida como tal, vinda dos EUA.

Posso não estar vendo as coisas de maneira muito clara, mas é isso que me ocorre no momento. Notadamente se Obama vencer as eleições. Estou começando a acreditar que finalmente chegará à Casa Branca alguém com um pouco mais de bom senso.


.

Nenhum comentário: