segunda-feira, 20 de junho de 2011

MAIS UM DESABAMENTO EM CURITIBA

.

Anos atrás o curitibano gostava de mostrar, com orgulho, que vivia em uma cidade que era modelo.

Era uma cidade limpa, ordeira e vanguardista.

Tempos outros. As administrações já não ligam para o povo exceto quando se trata de lhe aplicar uma boa multa de trânsito, fechar bares que usam piano por causa de "música alta" e deixar o contribuinte preso a intermináveis consgestionamentos porque não há (e sequer existe previsão) um planejamento de trafégo realmente consistente e que tenha vontade de terminar com essa chaga que consome o tempo do cidadão e encarece o cotidiano.

O transporte público é praticamente o mesmo de 15 anos atrás, mesmo a cidade tendo aumentado em quase cinquenta por cento.

É a chamada terceirização da Prefeitura. O poder público deixa de considerar que tem alguma responsabilidade nisso tudo. O culpado é sempre o outro.

Agora temos os desabamentos das obras. É preciso lembrar que o CREA não é o único órgão que deveria fiscalizar as construções na cidade. A Prefeitura é a principal obrigada, é dela a função.

E olhando a manchete aqui reproduzida, especialmente para quem é de fora de Curitiba, se pode ter uma imagem minimizada da coisa. Mas infelizmente não se trata apenas do desabamento de um muro. Se trata de obras que evoluem sem o obrigatório acompanhamento, e colocam em risco casas e edifícios que ficam ao lado. Quem mora na capital do Paraná ficou horrorizado com a cratera aberta em um dos principais bairros da cidade na última semana, ameaçando de desabamento todas as construções laterais. Um viaduto interditado pelos mesmos motivos de sempre (a tal infiltração) e um trololó interminável de quem não tem o que dizer, mas quer justificar mesmo assim.

Os moradores da região dão mostra suficiente de que reclamam, chamam a fiscalização e ela quando chega, não faz nada. O casao da semana passada foi esse. Havia oito anos de denúncias sobre a construção que só tirava terra do lugar. Até o leigo sabia que haveria desabamento. Mas o poder público da cidade maravilhosa não fez nada.

Esta é a cidade modelo do sul do país. Uma Atlântida afundando.

Clique aqui para ver sobre as eleições em Curitiba.
Clique aqui para ver Obama condecorando um assassino.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver a Folha e o Geraldo atuando em consonância. 
.

Nenhum comentário: