terça-feira, 21 de junho de 2011

ÔNIBUS CHEIO E AUMENTO DE TARIFA

.

Curitiba, a cidade que um dia foi modelo vem perdendo seguidamente usuários do transporte coletivo.

Claro que se perguntado à administração oficial, dirão que é porque existem muitos carros na rua, já que eles estão acessíveis. Trololó, por óbvio. Carros existem em Tóquio também, em bem maior número per capita do que aqui, mas mesmo assim, o povo lá se utiliza prioritariamente do transporte de massas.

E por que se utilizam? Porque presta, porque cumpre horários, porque é barato e porque apesar de cheio, o cidadão japonês ainda vê vantagem em deixar o carro em casa e se espremer um pouco no coletivo.

Ninguém acha verdadeiramente que em algum lugar do mundo, encontraremos ônibus vazios o tempo todo a servir a população. O que não pode é uma disparidade tal, que, a propaganda oficial venda para o curitibano e para aquele que vêm de fora uma coisa, uma maravilha terrestre, e na prática, você observe bem outra. No cotidiano o que você nota são ônibus cheios, atrasados e caros.

E como estamos em um bom país capitalista e naturalmente quem opera as empresas de ônibus não é o poder público e sim um ente particular que visa lucro, na medida em que o número de usuários cai, a tarifa aumenta. Uma bela bola de neve que estoura sempre na mão do mais pobre. Quanto mais você deixa de se entupir no ônibus, mais caro o pobrinho vai pagar pela passagem.

Em um jantar dia desses, conversando a despeito da fabulosa propaganda empreendida pela administração municipal já há alguns anos, quando, especialmente na campanha de Cassio Taniguchi se dizia que se você não votasse nele, não gostava da cidade, ouvi uma frase curiosa de uma jovem em seus 20 anos. A frase era "Ora, quando você faz críticas, não está criticando a cidade, está criticando a administração da cidade!"

Parece elementar e óbvio, mas não é. Infelizmente, em razão da lavagem cerebral oficial, na capital do Paraná, fazer críticas ao Prefeito virou sinônimo de criticar a cidade. E como todo curitibano gosta de Curitiba, está subentendido que não devemos falar nada sobre quem comanda o lugar. Ledo engano.

Quem gosta de Curitiba, critica sim, o Prefeito. E se ele não melhora, a gente tem que trocar!



Clique aqui para ver sobre o bronzeamento artificial de Álvaro Dias.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver que Schwarzenegger zomba do Brasil.
Clique aqui para ver o ótimo recorte de idiotices de Bolsonaro, feito por Douglas Yamagata.
Clique aqui para ver Dilma esculachando a Folha.
.
 
.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, tomei a liberdade de re-postar no meu blog.

http://rodopiou.com/2011/06/26/onibus-cheio-e-aumento-de-tarifa/

abraço