quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO E OS CORRUPTOS

.

Há uns 4 anos uma pessoa da minha família chegou e disse: "Nossa, pelo que a gente lê na Veja, nada do que o Lula faz é bom, né?".

Esse parente é um cidadão trabalhador e honesto, cumpridor de suas funções sociais. Mas não é nem nunca foi politizado. Certa vez lhe emprestei um livrinho básico sobre política mas ele não leu. Demorou uns 3 anos pra sair das 10 primeiras páginas. E olha que era um livro de bolso, pequeno, o "manual básico sobre política" não partidária. Era algo pra entender a dinâmica do mundo e das sociedades modernas.

Pra ele, as fórmulas da engenharia são mais simples de serem compreendidas do que as entrelinhas do Jornal Nacional e de organizações fascistóides como a dos Civita.

Mesmo assim, ele conseguiu notar que cada uma das páginas de "notícias" do pastelão impresso, trazia um viés ameaçador e estridente contra o governo. "Nem Hitler, que era um demônio, só fazia coisas erradas" disse coerentemente meu familiar. Como é que Lula erraria em tudo?

No 7 de setembro de 2011 o Brasil é um país diferente do que era há 10 anos. A Veja, no entanto, continua com sua cantilena diária de dizer que estamos na beira do buraco.

Pra isso, ela se utiliza de um discurso sobre o qual poucos poderiam discordar. A corrupção política. No entanto, a corrupção política que temos hoje, é a mesma que tínhamos em 2001. A diferença é que em 2001 os governantes eram os amigos dos Civita, aqueles que lhes davam contratos milionários para o fornecimento de lixo impresso e midiático, bem como para a ajuda aos companheiros da elite nacional.

Inclusive, ainda que a Veja não goste de falar sobre o assunto, a maior parte do que hoje constitui a oposição já estava no poder naquela época. E eram eles os que se refestelavam (e ainda se refestelam) da lambança em Brasília e nos Estados.

O Brasil mudou, a economia cresceu, a pobreza diminuiu muito e a classe média aumentou intensamente. 

No entanto, o imprensalão não ganha mais dinheiro fácil como ganhava naquela época.

Há quatro anos eu disse para o meu parente que, o que faz a Veja e a imprensa agirem como agem, é o fato de que  antes eles ganhavam com a corrupção no plano Federal. Hoje não ganham mais.

Sendo assim, é preciso reconduzir os anteriores ao poder, para que possam novamente silenciar e entupir as burras com nossa grana.

Desta feita a preocupação do meu prezado interlocutor era se continuariamos sempre pulando de corrupto em corrupto. Eu disse que infelizmente sim, até que aprendêssemos a efetivamente, eleger gente decente. Algumas vezes nossos eleitores compatriotas não se dão conta que não basta ter um Governo Federal honesto. É preciso ter Governadores, Prefeitos, Deputados, Senadores e Vereadores também honestos. Além disso, é preciso ter um povo honesto, que não se satisfaça com o "jeitinho" e que só coloque a boca no trombone quando são excluídos da bandalheira da corrupção. Mas quanto estão levando algum, ficam quietinhos.

O político é o espelho da sociedade. Do povo, do cidadão, do empresário, do lixeiro, do padre e da dona-de-casa. Enquanto continuarmos a achar que o exemplo tem que vir do outro vamos ter que aguentar gente como Álvaro Dias e ACM Neto irem para a TV falar sobre "tudo o que está aí". 

Esperando, claro, loucamente que o eleitor novamente lhes conceda a chance de serem os governantes da hora. Só que desta vez, não serão vidraça, porque mantém a mídia sempre muito bem paga em um canto estratégico do bolso.


Clique aqui para saber como é que o G1 leva a sério o noticiário.
Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
Clique aqui para ver outro "bom" exemplo do nível de nosso jornalismo.
Clique aqui para ver que Curitiba também tem arrastões.
.

2 comentários:

Ricky disse...

e será que algum dia perderemos esse jeitinho? esse é o o grande mal da sociedade brasileira, ao meu ver.

Anônimo disse...



O GIGOLO DA CORRUPCAO; Joao Candido Ferreira da Cunha Pereira, no tempo que exercia o cargo de Inspector do Tribunal de Contas do Estado de Paraná, no ano de 1995. Ele depositava dinheiro roubado ( por corrupcao ) no cartao de crédito dele, e da patroa Cleony no VISA CARD e AMERICAN EXPRESS.

O dinheiro dos pagadores de impostos paranaenses eram gastos pela patroa, filho e irmao:
Eduardo ; JOSE FRANCISCO PINTO DA CUNHA PEREIRA e Francisco Cunha Pereira Filho ( dono da Gazeta
do Povo ) e a lavagem do dinheiro sao: com viagens ao exterior, passagens aérea de primeira classe,
hospedagens em hotéis e restaurantes gourmet de 5 estrelas, passeios em diversos paises europeus, tambem com
compras de jóias. E…montou com dinheiro roubado, a loja ” Aco para
Construcoes” no bairro Batel.
Joao Candido fez da confianca depositada nele,fonte de enrequecimento
sem escrúpulos, roubava na casa e gastava em casa alheia. Se alguem nao acredita nesta denúncia, verifique os relatórios assinados por ele, em troca de dinheino no tempo que ele trabalhava noTribunal de Contas.

Estiveram gastando em casa alheia no ano de junho 1995; JOAO ( canalha ) +
CLEONY (a patroa que é uma mulher psicopatra )
) E EDUARDO ( 0 filho que apesar de ter idade adulta, mantinha a vida sustentado pela corrupcao do pai dele ) na ALEMANHA,SUICA,PARIS E LONDRES ( Eles viajaram no trem EuroStar )

O LADRAO APOSENTADO vive na : Rua A-CARMELO RANGEL, 568/ CEP: 80440-050 Batel/ Curitiba. Email: faleconosco@tce.pr.gov.br Tel.: 041-3243-3007
Note: O orgasmo sexual da família do Inspector Joao Candido é contar “grandeza de mentiras” além de ser ANTI-SOCIAL é uma CLOACA MAXIMA !!!