quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TUCANOLÂNDIA: MEIO BILHÃO EM MULTAS DE TRÂNSITO

.

A pergunta que aflige a todos que acham que multa de trânsito não deveria ser meramente uma receita para o poder público pilantra ter mais grana para desviar, é a seguinte: para onde vai toda essa dinheirama que as tucanolândias espalhadas pelo Brasil arrecadam?

Percebemos a ânsia de meter a mão no bolso do cidadão, em determinadas administrações desse náipe.

Num primeiro momento, o leitor pode até achar que é justo afinal, as infrações de trânsito estão sendo cometidas, e isso em tese, estaria deixando o mundo mais perigoso.

Mas não é bem assim, quando você fica sabendo o que origina a maioria dessas multas. São tíckets de estacionamento regulamentados não pagos, radares escondidos atrás de árvores e postes e coisas dessa natureza. Sim, situações que poderiam ser evitadas mas que não são necessariamente horrores. Daria muito bem para fazer o que propõe o pré-candidato a Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; que é converter essas primeiras multas em uma advertência e só na próxima multar o cidadão.

Só que não é isso que vemos nas tucanolândias. O que fica muito claro é a loucura arrecadadora, notadamente das Prefeituras. É preciso fazer caixa afinal, de quatro em quatro anos, tem eleição.

A lei, por outro lado, obriga a administração a converter a arrecadação em campanhas educativas e em situações de prevenção. Sabe o que a tucanolândia faz? A "prevenção" é instalar mais radares e contratar mais pessoas pra meter a caneta. Campanha de educação? Claro que não! E matar a galinha dos ovos de ouro?

É esta a maravilha que você já está acostumado a achar normal. Viva o Brasil!

Clique aqui para ler a versão de Veja, sobre a corrupção.

Clique aqui para saber como é que o G1 leva a sério o noticiário.
Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
Clique aqui para ver outro "bom" exemplo do nível de nosso jornalismo.
.

Nenhum comentário: