terça-feira, 6 de setembro de 2011

A IRRELEVÂNCIA DO NOTICIÁRIO

.

Para quê serve a imprensa?

Particularmente eu já cheguei à conclusão de que ela serve somente para atender os desígnios de quem é proprietário dela.

No Brasil temos o costume de criticar o que é estatal, sendo assim, criticamos também a imprensa estatal. Não sem razão porque na grande maioria das vezes, ela serviria apenas para encher a bola de um governante ou outro.

Ônus e bônus dos dois modelos. A imprensa privada vai para onde seu dono ganha mais dinheiro, isso incluindo manipulação política e cacete naquele que não é da "turma".

No entanto, é óbvio, a imprensa estatal precisa obedecer regras, o que não é o caso da imprensa privada. Ela publica o que quer e não aceita nenhum tipo de crítica. Claro que não raramente, o que ela chama de liberdade de expressão é nada menos do que fanfarronice braba. 

A mídia privada consegue transformar o caráter informativo em uma inutilidade pura. O Faustão e o Gugu demonstram muito bem isso, com sua absoluta falta de importância durante uma tarde toda.

Na linha da falta de relevância social, estou tentanto entender o motivo de o portal da Globo ter publicado esta besteira alí da foto. Que me importa se um cambojano andava com 3 crianças numa motoneta? No quê isso vai mudar minha vida aqui no Brasil?

Ora, se a fotografia viesse acompanhada de algum texto que fosse, mostrando o perigo, do potencial de acidentes e até, sobre o valor das multas que o tal condutor levaria se isso fosse em nosso país, tudo bem. Serviria pra alguma coisa. Mas não, a foto está lá, falam o nome do fotógrafo, Heng Sinith (da AP) e pronto. No mínimo se fosse uma exposição das fotos desse profissional, até seria palatável, mas não. Nada. Absolutamente nada. (leia). Jornalísticamente falando, isso é bem menos importante do que mostrar a foto de um crocodilo de 6.5 metros ou a versão fundo de quintal norte-coreana do viagra.

É isso, senhoras e senhores, no que dá termos cursos de jornalismo como os que temos. Definitivamente a falta de noção de mundo habita a vazia cabeça dos ocupantes de nossas redações.

Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
Clique aqui para ver outro "bom" exemplo do nível de nosso jornalismo.
Clique aqui para ver que Curitiba também tem arrastões.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pior. A dissuassão psicótica não tem cura. Todos repetem as mesmas "notícias", com o mesmo texto, originários das mesmas fontes externas: as agências de notícias. Ninguém produz notíciário. Além de robôs, papagaios, além de incompetentes, doentes mentais crônicos. Sua única relevância é a servilidade aos sistema bárbaro que colocou a violência no altar do deus dinheiro. Vera Vassouras

Marco Antonio Rodrigues disse...

Mas, e a tucanolandia não multar:

http://anaispoliticos.blogspot.com/2011/09/as-tucanolandias-e-as-multas-de.html