segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BRASIL TEM A SÉTIMA MELHOR EDUCAÇÃO DO MUNDO!

.

Esta é uma notícia que a grande maioria de nós, além de achar que nunca veria, também nos causa certa perplexidade e surpresa (vá ao site do jornal).

A educação nas escolas brasileiras é a sétima melhor do mundo, se considerarmos somente as instituições federais de ensino fundamental e médio. E se pegarmos somente a rede privada, seria considerada a décima oitava.

Mas quando colocamos Estados e municípios na conta, a colocação vai para quase o sexagésimo lugar.

Ocorre que são justamente esses os entes que mais promovem a educação no país. Aliás, os que mais deveriam promover.

Sou da filosofia de que sempre precisamos antes saber exatamente onde está o problema, para depois reclamarmos. É como na questão dos impostos. O Brasil cobra muito imposto? Sim. O problema então é esse? Não. Vá pra Alemanha, Dinamarca e Noruega para você ver o que é cobrar imposto alto. Em determinadas situações o carga chega a 60% dos ganhos do cidadão.

Então qual o problema do Brasil? Ora, o desvio de recursos. Então, não temos que pedir para o Governo baixar os impostos. Temos que pedir para ele aplicar esses impostos na melhoria de nossa vida. Pode apostar que se isso for feito, mesmo pagando o tanto de imposto que você paga hoje, sua vida ficaria bem mais barata. Basta fazer as contas. Se não precisasse se preocupar com escola particular, pedágios das estradas, plano de saúde e segurança, você economizaria muito mais dinheiro, afinal, tudo já estaria incluido.

O ranking que coloca o Brasil entre os dez melhores no campo da educação deveria servir de reflexão já que ano que vem tem eleição municipal.  Muitos prefeitos e governadores adoram jogar a culpa no "Governo" por todos os males do país. Como se eles mesmos não fossem esse "Governo".

Pense nisso, na próxima vez em que digitar seu voto na urna.

Clique aqui para ver um tucano fechando universidade que ensinava professores.
Clique aqui para ver o nível de nosso jornalismo.
Clique aqui para ver que Curitiba também tem arrastões.
.
.


Nenhum comentário: