.
Há muito que este blog e outros, reclamam do que se tornou a cidade de Curitiba. E não é à toa que batemos sempre nesta mesma tecla. Existe pelos administradores públicos uma clara propensão a ceifar a democracia e a liberdade de expressão.
É uma ladainha de que a tal liberdade de expressão é importante, mas desde que seja em outro lugar, e com relação a outras pessoas. Desde a campanha do ano passado, quando o atual Governador censurou a divulgação de pesquisas que não lhe favoreciam, tudo isso ficou muito claro. Os bonzinhos não passavam de uma fachada.
A bola da vez são alguns funcionários (hoje ex) da URBS, empresa de economia mista que deveria organizar e cuidar da urbanização de Curitiba. Notadamente, das multas de trânsito. Eles iriam denunciar irregularidades e claro, foram demitidos antes que isso acontecesse.
Isso um pouco depois de o Tribunal de Justiça do Estado dizer que a URBS não pode multar motoristas porque ela sequer é empresa pública e não dá pra privatizar o poder de polícia.
E porque não? Pelo motivo mais óbvio. A sede de multar aumenta muito. Sabemos como não é baixa a ânsia de ganhar dinheiro de certos setores do empresariado. Ainda mais se tiver o poder da caneta na mão. Muito mais ainda se o povo não puder fazer nada a respeito.
Ora, experimene recorrer de uma multa de trânsito levada em Curitiba pra você ver no que dá. Administrativamente, esqueça. Você não ganha de jeito nenhum. Só se entrar na Justiça, mas daí fica caro porque pagar as custas e o advogado já não compensa. A municipalidade sabe disso e continua metendo goela abaixo do povo um monte de multas absolutamente idiotas e outras simplesmene inexistentes. A ordem é fazer caixa.
Os funcionários demitidos queriam denunciar que a própria responsável pela URBS favorecia os amigos com abonos de multas e ela própria, cometia irregularidades sem claro, ser multada.
É o castelo cor-de-rosa da Curitiba da propaganda, ruindo.
E o Prefeito? Onde está?
Indo à televisão dizer que inventou um programa de saúde que na verdade foi criado há quase duas décadas, por outro Prefeito. Muito curioso ver no quê os Prefeitos de uns tempos pra cá, transformaram Curitiba. No seu balcão pessoal de negócios.
Clique aqui para ver sobre o Prefeito que se apropria da criação dos outtros.
Clique aqui para ver um governador tucano que pode ser Presidente dos EUA.
Clique aqui para ver o jornal tucano acusando de novo, sem prova.
Clique aqui para ver que o projeto urbanista de Curitiba de 1940 era melhor que o de hoje.
.