sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CURITIBA: ADMINISTRAÇÃO PERSEGUE FUNCIONÁRIOS

.

Há muito que este blog e outros, reclamam do que se tornou a cidade de Curitiba. E não é à toa que batemos sempre nesta mesma tecla. Existe pelos administradores públicos uma clara propensão a ceifar a democracia e a liberdade de expressão.

É uma ladainha de que a tal liberdade de expressão é importante, mas desde que seja em outro lugar, e com relação a outras pessoas. Desde a campanha do ano passado, quando o atual Governador censurou a divulgação de pesquisas que não lhe favoreciam, tudo isso ficou muito claro. Os bonzinhos não passavam de uma fachada.

A bola da vez são alguns funcionários (hoje ex) da URBS, empresa de economia mista que deveria organizar e cuidar da urbanização de Curitiba. Notadamente, das multas de trânsito. Eles iriam denunciar irregularidades e claro, foram demitidos antes que isso acontecesse.

Isso um pouco depois de o Tribunal de Justiça do Estado dizer que a URBS não pode multar motoristas porque ela sequer é empresa pública e não dá pra privatizar o poder de polícia. 

E porque não? Pelo motivo mais óbvio. A sede de multar aumenta muito. Sabemos como não é baixa a ânsia de ganhar dinheiro de certos setores do empresariado. Ainda mais se tiver o poder da caneta na mão. Muito mais ainda se o povo não puder fazer nada a respeito.

Ora, experimene recorrer de uma multa de trânsito levada em Curitiba pra você ver no que dá. Administrativamente, esqueça. Você não ganha de jeito nenhum. Só se entrar na Justiça, mas daí fica caro porque pagar as custas e o advogado já não compensa. A municipalidade sabe disso e continua metendo goela abaixo do povo um monte de multas absolutamente idiotas e outras simplesmene inexistentes. A ordem é fazer caixa.

Os funcionários demitidos queriam denunciar que a própria responsável pela URBS favorecia os amigos com abonos de multas e ela própria, cometia irregularidades sem claro, ser multada.

É o castelo cor-de-rosa da Curitiba da propaganda, ruindo. 

E o Prefeito? Onde está? 

Indo à televisão dizer que inventou um programa de saúde que na verdade foi criado há quase duas décadas, por outro Prefeito. Muito curioso ver no quê os Prefeitos de uns tempos pra cá, transformaram Curitiba. No seu balcão pessoal de negócios.


Clique aqui para ver sobre o Prefeito que se apropria da criação dos outtros.
Clique aqui para ver um governador tucano que pode ser Presidente dos EUA.
Clique aqui para ver o jornal tucano acusando de novo, sem prova.
Clique aqui para ver que o projeto urbanista de Curitiba de 1940 era melhor que o de hoje.
.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CURITIBA: PREFEITO SE APROPRIA DO QUE NÃO CRIOU

.

O atual Prefeito de Curitiba, que era vice até o ano passado, está correndo atrás do tempo perdido. E qual tempo se perdeu? O tempo de fazer o que um Prefeito tem que fazer, que é administrar a cidade, e não ficar só vivendo de propaganda.

Curitiba já vem há mais de uma década, em uma desabalada carreira morro abaixo no que se refere à qualidade de vida de seus cidadãos. A capital do Paraná é hoje uma cidade extremamente violenta, com trânsito caótico, buracos em todas as ruas periféricas e contratos trilionários com empresas que só engambelam o povo. Instalou-se uma indústria de multas de trânsito das quais é inútil recorrer, tudo azeitado por uma fabulosa máquina de marketing e lavagem cerebral que ainda leva muita gente do povo a acreditar que ainda vive no paraíso. Mesmo com todas as evidências apontando em contrário.

Curitiba um dia foi realmente muito boa. Hoje não passa de uma sombra da cidade vanguardista que era. Virou um balcão de negócios dos mais descarados e o único prejudicado é claro, é o morador da cidade que paga seus impostos em dia e não vê quase nada em retorno, ao contrário do que diz a mídia oficial.

Na disputa do ano que vem pela confortável cadeira de alcaide de um dos maiores orçamentos do País (5 bilhões), muita gente se engalfinha. A Prefeitura virou trampolim para o Governo do Estado, como se viu com o atual Governador, que como bom tucano, prometeu que não abandonaria o posto mas saiu, por óbvio, deixando o povo  na mão. Mas o que vemos na prática é uma administração que impede a mínima manifestação social. Multa até cobradores de ônibus que sentem frio, parados nas Estações Tubo (paradas de ônibus municipais) espalhadas pela cidade, onde tomam chuva e se petrificam com o ar gelado da cidade.

Agora o Prefeito resolveu atender os dentistas da municipalidade que paralisaram as atividades. Diz que vai propor 40% de aumento. Veja, pra propor esse índice num momento em que a economia se encontra estável e a inflação baixa, é realmente uma mostra inquestionável de quem está correndo atrás de votos. Não é que os dentistas não mereçam, mas é curioso que o atendimento só venha agora, aos 42 do segundo tempo. Curitiba está largada e por assim ficou por anos. Agora querem fazer de tudo pra não perder ainda mais a credibilidade junto à população. Mesmo assim, a plutocracia reinante não se contém. Impede até barezinhos de colocarem piano porque dizem que é poluição sonora. Imagine uma cidade  que ficou retrógrada ao ponto de dizer que um piano é causador de tumulto. Tudo endossado pelo chefe da administração municipal.

Guardas municipais que reivindicam seus direitos são demitidos sumariamente sem choro nem vela. Em Curitiba não tem conversa, o povo é um mero detalhe na escalada pelo poder de determinados políticos.

Na outra ponta, Gustavo Fruet, ex-tucano e o preferido do imprensalão para assumir o posto, anunciou sua ida ao PDT, de Osmar Dias. Fruet, que passou os últimos 10 anos metendo o pau em Lula e no PT agora vai integrar a base aliada do Governo Federal. Buscará alianças. O PT é um dos possíveis aliançados e já tem dito através de sua banda "nem aí para a coerência" que poderá mesmo apoiar Fruet.

Pessoas sérias do PT no Paraná querem candidatura própria, ou no mínimo, que não apoiem quem viveu ripando os petistas. Mas é bem possível que a ala dos coerentes perca mais essa batalha.

A Capital do Paraná está em seus dias mais sombrios. Enquanto isso, Ducci (o Prefeito) vai à televisão dar a entender que um dos maiores e mais eficientes programas de cuidado e acompanhamento natal é dele, quando na verdade, foi criado há quase duas décadas pelo ex-Prefeito Rafael Greca. 

A cara de pau da picaretagem política chega a níveis inimaginados antes, nas terras das araucárias.


Clique aqui para ver o horror que é para a mídia, anunciar o prêmio recebido por Lula.
Clique aqui para ver um governador tucano que pode ser Presidente dos EUA.
Clique aqui para ver o jornal tucano acusando de novo, sem prova.
Clique aqui para ver que o projeto urbanista de Curitiba de 1940 era melhor que o de hoje.
.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HOMENAGEM A LULA E O HORROR DA IMPRENSA

.

"Think outside the box" é uma expressão da língua inglesa, notadamente americana, que fala pra você sair dos paradigmas, "pensar fora da caixa", ampliar os horizontes e não se prender a questões previamente formadas.

No último final de semana em uma conversa produtiva, ouvi de pessoas esclarecidas, que o Brasil só está onde está, porque FHC estabilizou a economia. Quer dizer, Lula não tem mérito algum.

Isso é de uma tolice infindável. FHC teve seus méritos (e jogou tudo fora no segundo mandato), mas Lula fez outras cosias. Parece que é muito difícil entender que não bastava a estabilização da economia se estivessemos quebrados. Era preciso criar um mercado interno e cortar a dependência dos países do Primeiro Mundo que já demonstravam inequívocos sinais de fadiga econômica. Mas não, uma parcela substancial das pessoas ainda influenciadas pelo trololó da mídia, não consegue dar aos dois personagens seus méritos. Acham que para dar a um, é preciso tirar de outro.

Se Lula tivesse sido eleito em 1989 talvez tivesse jogado o Brasil numa crise sem precedentes. Dois anos depois a URSS terminou e mostrou que o socialismo como vinha sendo aplicado, não era um dos melhores sistemas. Mas Lula não ganhou e teve tempo de evoluir. E evoluiu bastante enquanto a maioria dos países ainda caía no canto da sereia no neoliberalismo. Se o socialismo soviético não funcionou, ficou claro que o capitalismo americano também era podre demais. 17 anos depois do fim da União Soviética, o sistema americano quebrou e levou consigo metade do planeta chamado desenvolvido. Sobraram somente os países que foram se preparando a passos largos. Entre eles, o Brasil.

Ontem disseram que a sorte do Brasil e de Lula estava na conjuntura internacional favorável. Isso é de uma bobagem sem tamanho. O mundo está ruindo, como pode a conjuntura favorecer? Basta ver EUA e Europa de 2008 pra cá. Quem fala isso ou tem muita má-fé ou é tremendamente desinformado. Prova disso é que em 1999 estavamos naquela época sim, em uma bolha de crescimento mundial. Mas o Brasil afundava nas próprias dívidas e na submissão ao FMI. Lula entrou e deu um fim a isso.

O Brasil está bem e Lula tem 80% dos créditos. O real foi criado em 1993 pelo então Presidente Itamar Franco (FHC se apropriou da criação, tratando-a como se dele fosse) e a partir de então muita coisa caminhou. Mas desde janeiro de 2003, com políticas avançadas de inclusão social (e portanto, crescimento econômico) o país alcançou outro patamar. Com base nisso se dá a homenagem que Lula recebe em Paris esta semana. 

Quando vemos na mídia as ressalvas e as desculpas pelas quais dão mostra de que Lula não é assim tão merecedor, mostram que a imprensa brasileira vai sempre padecer do mal da subserviência aos antigos donos do poder. O planeta inteiro é outro, quem criou o G20 e chamou China e Índia para um embate internacional pra valer, em bloco, foi o ex-operário. Ignorar é doentio e dá o exato tamanho da falta de credibilidade que tem o nosso imprensalão.

Clique aqui para ver um governador tucano que pode ser Presidente dos EUA.
Clique aqui para ver o jornal tucano acusando de novo, sem prova.
Clique aqui para ver que o projeto urbanista de Curitiba de 1940 era melhor que o de hoje.
Clique aqui para ler que alienação e desinformação são reinantes na mídia brasileira.
.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

TUCANO PARA PRESIDENTE DOS EUA

.

Uma coisa o povo do Paraná precisa ter certeza. Ele foi enganado pelo atual governo num dado momento.

Ora, quando o tucano Beto Richa assumiu seu cargo no começo do ano, fez um imenso estardalhaço na imprensa (sempre dócil ao PSDB e raivosa com os outros) de que o Estado do Paraná estava quebrado.

Este blog mesmo advertiu que era trololó porque para alguns, a moratória, para outros o acesso fácil à dinheirama do imposto público.

Propaganda por exemplo, foi um dos ítens que não só não sofreu como recebeu um incremento considerável. Agora, com todas as redes de comunicação grandes ao seu lado, o proprietário da tucanolândia paranaense nada de braçada.

Mas o que se filtra desta notícia da Gazeta do Povo onde o secretário diz que as contas estão em dia?

Que esta administração é maravilhosa e fabulosa. Conseguiu em 9 meses resolver os problemas do mundo porque veja bem, um Estado quebrado conseguir virar assim o jogo em menos de um ano? Nossa, esse povo é realmente muito bom!

Deviam conduzir o Brasil com toda esta competência.

Aliás, melhor! Deviam ir para a América administrar aquilo lá. Eles estão mesmo precisando de alguém com pulso firme, que saiba considerar o bem público e o interesse da população em primeiro lugar.

Vamos todos aderir à campanha "Beto Richa para Presidente dos EUA"! Só desse jeito o mundo se conserta.

PS. fique atento. Notícias quentes dão conta de que vem mais privatização por aí. Desta vez, na polícia!

Clique aqui para ver o jornal tucano acusando de novo, sem prova.
Clique aqui para ver que o projeto urbanista de Curitiba de 1940 era melhor que o de hoje.
Clique aqui para ler que alienação e desinformação são reinantes na mídia brasileira.
Clique aqui para ver que tucano só fala de CPI quando não atrapalhar suas negociatas.
.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESTADINHO ACUSA SEM PROVA (DE NOVO)

.

O jornaleco estadinho demonstra claramente em cada uma de suas páginas que é uma publicação pilantra e com compromisso exclusivo com a direitona.

Não, nem estamos relembrando os tempos quando eles abertamente apoiavam a ditadura brasileira e sulamericana, que além de torturar, mutilava e fazia desaparecer milhares de pesoas. Estou falando de agora, mesmo, de 2011, tempo em que continuam a usar seu poder de influenciar pessoas, para distorcer e sacanesar aqueles que não são amigos da patota.

Esta notícia aqui do link dá conta perfeita disso. O estadinho insinua que, pelo fato de uma instituição não ter estrutura e ser pobre, não pode pleitear verba ministerial para dar cursos. Insinua que usar salões alugados ou de igreja a torna uma entidade pilantra. Também insinua que pelo fato de o presidente da entidade ter uma foto com o Ministro, isso o torna suspeito.

Ora, não seria necessário muito mais do que isso, estadinho, pra demonstrar a pilantragem de alguém? Não, claro que não. Não para a imprensa bandida do Brasil, que acusa sem provas. A mesma que quando anos atrás, repartia em 10 a polpulda verba federal obrigatória para anúncios oficiais, achava que estava bom. Mas quando o Governo começou a repartir a mesma dinheirama entre centenas de radios e jornais, ela ficou fula da vida. Teve até editorial do Globo dizendo que o Governo estava comprando apoio das rádios pequenas. Ué, e quando a grana estava só na mão dos grandes, tava tudo certo? Daí não era suborno?

A reportagem acha errado até o sindicalista um dia ter tirado foto ao lado do Ministro.

O estadinho não leva em conta que qualquer dirigente de sindicato é por óbvio, um sindicalista. E qualquer sindicalista quer uma foto com o Ministro. Qualquer sindicalista é filiado a um partido político. Não precisa ser gênio para saber e o estadinho quer fazer crer que isso, por sí, é ilegal ou imoral.

No final da reportagem, o tosco jornalista ainda afirma que isso não é um caso isolado, que outras entidades pequenas também receberm verbas. Mas ora, claro que não é! A verba existe para isso mesmo, para dar cursos para trabalhadores de sindicatos pequenos, que não possam custear a qualificação do próprio bolso.

Se estivesse mesmo afim de investigar e se não fossem tão preguiçosos, nossos colegas jornalistas do estadinho poderiam fazer a conta pra ver se um milhão e meio para tal finalidade é muito ou pouco. Podia daí sim, tentar fazer bater, ver se a grana foi gasta legalmente, pagando quem realmente trabalhou ou se ficou no bolso do dirigente sindical. Daí sim, a reportagem seria válida.

Até parace! O imprensalão brasileiro prefere o caminho fácil da acusação sem prova. Quem não lembra dos dólares de Cuba, da ligação de Lula com as Farc, tolices descaradamente inventadas pela Veja pra tentar fazer subir os candidatos do PSDB nas eleições anteriores; da ficha criminal absolutamente falsificada de Dilma que a Folha publicou dizendo que era verdadeira; da invsasão do jornalista da editora Abril ao quarto de José Dirceu em um hotel para tentar plantar provas e depois acusá-lo de corrupção em razão das provas que ele mesmo inventou? A imprensa brasileira é podre por dentro e cheira muito mal.
 
Do jeito que está escrita a reportagem do estadinho não vale o papel no qual ela seria impressa, não serviria sequer pra embrulhar pão. Não tem fundamento jurídico, não tem pé, nem cabeça. É lixo do grande, como a maioria das coisas que se publica na mídia praticamente inútil do País, todo santo dia.

O estadinho acha que os únicos ungidos capazes de receber grana pública para estes fins, são as megaentidades patronais. Estas sim, adoradas e veneradas pela imprensa brasileira, apoiadora e financiadora de golpes através dos tempos.

Lixo mesmo. Do grosso.


Clique aqui para ver que o projeto urbanista de Curitiba de 1940 era melhor que o de hoje.
Clique aqui para ler que alienação e desinformação são reinantes na mídia brasileira.
Clique aqui para ver que tucano só fala de CPI quando não atrapalhar suas negociatas.
Clique aqui para ver os cansados denunciando o próprio país na OMC.
.

domingo, 25 de setembro de 2011

CURITIBA: PROJETO DE 1940 ERA MAIS AVANÇADO

.

Existe um fato incontestável neste planeta Terra. Enquanto o transporte coletivo não for bom o suficiente para fazer valer a pena largar o carro em casa, nada vai mudar. As ruas continuarão entupidas de veículos individuais e no caso da capital do Paraná, a propaganda mentirosa vai continuar dizendo que moramos no paraíso, que vivemos em pleno "exemplo" de moderninade internacional.

Mas quem sai nas ruas de Curitiba sabe que não é mais assim faz tempo.

Esta semana a Gazeta do Povo trouxe uma palavrinha sobre um projeto de 1940 da reforma municipal. Ele previa avenidas largas e mencionava o congestionamento que por certo na época, era o equivalente a apenas uma rua pequena, cheia de carros (400 unidades).

Só que pelo jeito, o projeto era futurista e pensava que a cidade um dia seria grande. Na outra ponta, na prática, o que se viu foi uma cidade com planejadores voltados ao próprio umbigo, pensando que a polis  nunca passaria de 500 mil habitantes. Falavam que Curitiba era uma cidade planejada. Sim, seria, se fosse pra ter meio milhão de almas. Ela passou disso faz tempo e o poder público continua ignorando um dos piores cânceres urbanos de que se tem notícia: o trânsito infernal.

Trânsito custa dinheiro, custa stress, custa poluição sonora e do ar, consome seu tempo produtivo, tira você do trabalho e da família.

A Prefeitura ficou décadas sem fazer alguma reforma condizente com o crescimento da cidade. Enfiava a população "excedente" nas periferias e absurdamente, abandonava o centro da cidade à marginalidade para priorizar os shoppings ceteres. Hoje todos pagamos o preço da falta de planejamento. A arrecadação da cidade ia crescendo ao ponto de se tornar o quarto orçamento nacional. No entanto, o planejamento ia sendo enterrado sabe se lá onde. As verbas que poderiam ter sido melhor usadas para continuar a fazer a cidade ser algo de ponta, foram "sumindo" misteriosamente. O dinheiro vinha, mas não era verdadeiramente jogado na educação, na saúde, na segurança e muito, muito menos, no planejamento.

Ninguém sabe onde foi parar o dinheiro de Curitiba. Alguma idéia?

Voltando ao planejamento de 1940, vemos que aparentemente, ele dava um banho nos atuais tecnocratas falastrões. Vemos que é puro blablablá quando falam de priorizar o pedestre e tirar o excesso de carros das ruas. Querem fazer isso através da aplicação de multas e pedágios urbanos. Transporte coletivo decente, nem pensar, alternativas saudáveis, nem pensar. Experimente ir e vir todo dia pelas ciclovias sem ser assaltado.

Mas vêm, claro, com a ladainha de um metrô impossível e irrealizável, que custaria 6 vezes mais do que um projeto futurista melhor, mais moderno, de veículos sobre trilhos, suspenso. 

Continua parecendo que a tecnocracia curitibana só pensa no tamanho das verbas que poderá pegar e emprestar do Governo Federal ou dos bancos internacionais. A grana virá, mas como o curitibano já se acostumou, nada será realmente feito. Tudo irá pelo ralo da grande negociata. A cidade virou um balcão de negócios.

É o preço que pagamos por deixarmos ser instalado um feudo na Prefeitura.


Clique aqui para ler que alienação e desinformação são reinantes na mídia brasileira.
Clique aqui para ver que tucano só fala de CPI quando não atrapalhar suas negociatas.
Clique aqui para ver os cansados denunciando o próprio país na OMC.
Clique aqui para ver os ricos (de fora) pagando 1 milhão de dólares pra jantar com Dilma.
.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OMG! JORNALISTAS DA TUCANOLÂNDIA DEVIAM ESTUDAR MAIS

.

Este desatualizado e arcaico blogueiro demorou um certo tempo para entender o que significava a sigla-expressão "OMG" postada eventualmente nas redes sociais.

Ficou sabendo depois que era a abreviação de "Oh, My God". Achou curiosa e engraçada.

Sendo assim, dela fará uso pela primeira vez. E numa postagem sobre a tão tradicional vassalagem na mídia brasileira. É quase incacreditável que um jornal que se diz tão credibilizado como a Folha de S. Paulo continue insistindo na besteira de querer parecer americanizado. Só a Veja sendo assim, já basta. Não precisamos de outros imbecís a mais para figurar em nosso escalão de tontos.

Na manhã primaveril de hoje eis que leio nas ranhetices de notícias matinais publicadas no site do diário oficial da tucanolândia, que Ahmadinejad atacou o "ocidente" em seu discurso na ONU. Mas que ocidente, cara pálida? Ele atacou com todas as letras Estados Unidos, Israel e alguns vassalos da Europa, mas não, não atacou Brasil, Argentina, Paraguai. Nem Cuba, nem Venezuela, nem México ou o Canadá, todos países que fazem parte sim, dona Folha, do ocidente.

Essa expressão, o "ocidente", foi forjada pela imprensa americana nos tempos da Guerra Fria para dizer que a então União Soviética era contra a tal liberdade existente no nosso lado do mundo*. Era uma forma de nos cooptar sem percebermos. Coisa de dialética. Com as palavrinhas queriam dar a entender que eramos todos do mesmo time e se portanto atacassem um, atacavam a todos.

Óbvio que besteira maior não existia. Nós estavamos aqui para os EUA, muito servís, claro, mas eles nunca estiveram lá para conosco. Nem FHC, com todo seu estudo "conseguiu" ver esta coisa tão básica da política internacional.

OMG, Folha! O iraniano não quer briga conosco, não. Ele tá é (faz tempo) chamando a América pra um téte à téte; coisa que ela tem refutado pois como sabemos, os EUA só atacam países que disponham de bastante petróleo e NENHUMA arma potente para revidar. Do contrário, qual a explicação para jamais terem bombardeado a China (quando ainda era pobrinha), a então URSS, a Coréia do Norte, o Paquistão e outrros integrantes do "eixo do mal", que desrespeitam tão reiteradamente os direitos humanos?

A Folha perde novamente mais uma oportunidade de não falar besteira. Na outra ponta, não falou absolutamente nada significativo sobre seu país do coração, os EUA, terem condenado à morte mais um homem que tinha todas as chances de ser inocente e estar na prisão por engano. Ah, se fosse na China, ah, se fosse a Sakineh, no Irã. Que  não lembra do carnaval que fizeram sobre a condenação daquela mulher à morte? Era injusto? Sem dúvida. Mas e um homem inocente ser eletrocutado** na América, não é igualmente injusto?

Mas não.

É demais pedir para os jornalistas da Folha fazerem um intensivão de política internacional em alguma escola fora do Higienópolis?

* A "liberdade" defendida pelos EUA na América era uma piada de mal gosto. Lembremos que ela falava de democracia mas ajudou a fundar e financiou TODAS as ditaduras da América Latina. Inclusive a do Brasil.
** Na verdade a América não mata mais por choque elétrico, é muito "cruel". Mata por injeção letal. Eles respeitam os direitos humanos.

Clique aqui para ver que tucano só fala de CPI quando não atrapalhar suas negociatas.
Clique aqui para ver os cansados denunciando o próprio país na OMC.
Clique aqui para ver os ricos (de fora) pagando 1 milhão de dólares pra jantar com Dilma.
Clique aqui para ver um tucano fritando outro na disputa pelo poder. 
.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TUCANO DÁ A DICA: NADA DE CPI DO PEDÁGIO

.

O leitor desse blog bem sabe do velho ditado. Pra bom entendedor, meia palavra basta, não é?

Dito isso, vemos que o proprietário do PSDB no Paraná, o Governador Beto Richa deu uma dica sutil aos recém chegados à sua base aliada. Nada de CPI do pedágio.

Até porque, já está tudo combinado. O tal "diálogo" que Beto quer com as pedageiras é simular um factóide onde o Governo saia ganhando (aparentemente, só pra jogar pra platéia), porque é preocupado com o povo e é bonzinho.

Assim, em troca de uma baixada mísera nas tarifas, vai estender por mais dez anos a concessão das estradas. Uma pilantragem básica, utilizada na tucanolândia, que entre outras benevolências, ajuda a financiar campanhas de eleição e reeleição.

Mas como o PMDB do Paraná não quer ficar com a imagem tão apodrecida*, vai fazer um teatrinho e não vão conseguir apurar nada na tal CPI. No final das contas, só você, cidadão pagador de impostos é quem vai se ferrar. As pedageiras vão continuar nadando de braçadas e tudo continuará lindo nas terras paranaenses. Afinal, todos sabemos, isso aqui é o paraíso, não é?

Para efeito de comparação, para quem não é daqui, o pedágio instituído pela tucanolândia é DEZ vezes mais caro que o mesmíssimo tamanho de trecho no plano federal. Enquanto seguir para o Porto de Paranaguá custa por carro aproximadamente 14 reais, o equivalente a isso numna estrada federal custa 1,40.

* O que restava de imagem no PMDB do Paraná foi para o esgoto quando aderiram em peso à base aliada de Beto Richa, que já está fritando até os aliados antigos na tentativa de buscar aliados a todo custo e construir o terceiro reich das araucárias.


Clique aqui para ver os cansados denunciando o próprio país na OMC.
Clique aqui para ver os ricos (de fora) pagando 1 milhão de dólares pra jantar com Dilma.
Clique aqui para ver um tucano fritando outro na disputa pelo poder.
Clique aqui para ver como é armada a cama para quem a imprensa não gosta.
.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NOVO CANSEI: FOLHA DENUNCIA BRASIL NA OMC

.

A matemática econômica é inexorável. Ela diz que se todos estão bem, você está bem, também. Se nem todos estão bem, pode ser que você esteja entre os falidos.

Dito isso, eu me solidarizo com o rapaz que não terá dinheiro pra pagar o imposto do carro importado e por isso o "abandonará" no porto. Mas daí a ser cego, tem uma distância bem grande.

O governo já estava cantando a bola fazia algum tempo que subiria o IPI dos importados pra proteger a indústria nacional. Mesmo assim, bastante gente arriscou.

Ora, a manchete do diário oficial da tucanolândia estampa na tela "protecionismo". Amigos, convenhamos, claro que é protecionismo. Mas o que você prefere, que o governo faça protecionismo pra proteger o teu emprego ou pra proteger o emprego dos outros países?

A classe média brasileira, burra como sempre, não se emenda. Está nem aí pra coletividade. Está querendo mais é poder desfilar no carrão e mostrar que está por cima da carne seca. Quer é viajar pra Miami e voltar cheia de bugigangas da Victoria´s Secret e que se dane a balança comercial.
Em suma, ela nao entende que o fato de ter grana no bolso está diretamente ligado ao fato de o povo daqui ter emprego. Ela não entende a lógica mercadológica porque é informada por esta mídia vassala e desavergonhada que pouco se lixa para o cidadão comum. Mas antes de tudo, é uma lógica burra. Viver importanto bens baratos é que levou os EUA à crise em que se encontra. Tudo vinha de fora e nada era produzido na América. O povo ia ficando sem emprego, com uma economia dependente exclusivamente de serviços e de especulação bursátil. Faltou grana no bolso do povo e foram deixando de pagar as contas. O resto, na quebradeira dos subprime, você já sabe.

Muita gente já esqueceu o que houve por volta de 1999, quanto tinhamos um dólar baixo e uma indústria sucateada. É isso que a tucanolândia quer de novo para o país? Regresso?

A Folha, junto com metade do imprensalão tucano vai denunciar o Brasil na OMC. Imagina aumentar o imposto dos importados? Como vamos fazer pra nos sobressairmos sobre os trabalhadores?

Assim não dá. Assim não pode, como diria um velho ocupante do Planalto.

Clique aqui para ver os ricos (de fora) pagando 1 milhão de dólares pra jantar com Dilma.
Clique aqui para ver um tucano fritando outro na disputa pelo poder.
Clique aqui para ver como é armada a cama para quem a imprensa não gosta.
Clique aqui para ver que Lula faz campanha na Argentina e irrita a imprensa.
.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

RICOS PAGAM 1 MILHÃO DE DÓLARES PARA JANTAR COM DILMA

.

A mídia está noticiando meio encabulada, aquilo que qualquer cidadão com QI superior a zero já percebeu. O Brasil há um bom tempo já não tem mais o complexo de vira-latas ao qual estávamos tão acostumados até o início dos anos 2000.

Naquela época o Ministro das Relações Exteriores tirava os sapatos para entrar no aeroporto dos EUA e era tratado como lixo por um simples funcionário da alfândega. Imagine o que faziam com ele os altos escalões da plutocracia mundial?

Na data de hoje, de pires na mão, a Europa pede pelo amor de Deus que compremos seus títulos, para que saiam da crise. Nós e o restante dos Brics.

Como a mídia claro, quer tirar o brilho do Brasil, se esquece de mencionar que o líder dos Brics (aliás, o FUNDADOR) é o Brasil. Sendo assim, joga no colo da China todo o respaldo que puder. Tudo para desacreditar os trabalho do ex-operário e de Celso Amorim, acusado pelo imprensalão submisso brasileiro, de ser "radical".

Hoje sabemos como valeu a pena ser "radical". Se tivessemos feito como queria Mirian Leitão e a vassalagem brasileira, estariamos quebrados agora. Muito mais quebrados do que os antigos países ricos. O que nossa imprensa pregava era o aumento do comércio com EUA e Europa. Na contramão, Lula disse que aumentariamos com a África e os outros consumidores mais pobres.  Estávamos então diversificando o negócio. Por quê colocar todos os ovos na mesma cesta? A cesta caiu no chão. Os ovos do México, Canadá e Chile se quebraram. Os nossos, não. A aposta de Lula e de Amorim estava corretíssima, como se viu.

Pra matar FHC de inveja, megaempresários estadunidenses pagaram 1 milhão de dólares para poderem se sentar à mesa com Dilma e ouvir o que ela tem a dizer. E ver se ela dá uma brecha para que tragam capital de investimento (e não só de especulação) para nossas terras. Capital de investimento gera emprego. O de especulação, gera fuga de divisas e desemprego. Igualzinho nos anos tucanos, quando pagávamos 39% de juros ao ano e em dois anos e meio, duplicávamos a dívida pública brasileira. O Brasil era o paraíso dos especuladores e José Serra ainda teve a coragem de dizer que na crise de 2008, Lula estava errado.

Perdidos, os tucanos nos Estados se esfacelam em lutas primárias pelo poder.

Nada como um dia depois do outro!


Clique aqui para ver um tucano fritando outro na disputa pelo poder.
Clique aqui para ver como é armada a cama para quem a imprensa não gosta.
Clique aqui para ver que Lula faz campanha na Argentina e irrita a imprensa.
.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TJ DIZ QUE CURITIBA RAPINA O POVO EM MULTAS DE TRÂNSITO

.

A indústria da multa em Curitiba acabou de levar uma meia lambada. A URBS, autarquia criada em tese, para organização da urbanidade e urbanização, vinha lascando multas e mais multas no povão de Curitiba. E veja bem, a arrecadação em multas aumentou MUITO nos últimos anos. 

E por que será? Porque aplicar uma multa de trânsito é a maneira mais fácil e rápida de se enfiar a mão no bolso do contribuinte.

E melhor, praticamente sem contestação.
Porque até o cidadão de bem imagina que é razoável levar uma multa se fez algo errado. O detalhe é que nem sempre o "algo errado" aconteceu. Diz a lenda vigente na cidade, que os agentes aplicadores de multa são "estimulados" a passar um pente fino e pegar a coisa mais mínima, o que não seria razoável segundo o princípio da razoabilidade existente no Direito. Assim, uma mera conversão sem a utilização de pisca é enquadrado como um absurdo.

Ora, sim, a lei prevê. Mas saindo do campo da ilha da fantasia do papel das leis, na prática sabemos que aplicar uma multa em alguém porque não deu o sinal ou porque ultrapassou um carro da Diretran* (acreditem, aconteceu comigo!), é uma insanidade.

Pois bem, o Tribunal de Justiça do Paraná considerou que a URBS não tem o poder de aplicar tais multas. Em outras palavras, significa dizer que a municipalidade vai ter que criar outra maneira de rapinar o cidadão. Afinal, não irão querer ficar sem a grana fácil que vem do abuso da boa-fé do contribuinte.

O ruim da coisa é que apesar de considerar ilegal a aplicação da multa, o TJ não mandou a Prefeitura devolver a grana para o povo que foi lesado. Isso sim, um absurdo desmedido.

Se o STF anula provas contra a familia Sarney porque a obtenção dessas provas foi considerada ilegal, porque considerar devidas as multas aplicadas provenientes de quem não pode aplicar?

É uma pergunta para se pensar na cama.

* Claro que a anotação da minha multa não foi porque eu ultrapassei o carro dos multadores. O enquadramento legal foi outro. Mas igualmente falso. E minha pergunta é, como é que eu vou provar que não fiz o que eles dizem que eu fiz? Aí é que está a picaretagem da municipalidade.

Clique aqui para ver um tucano fritando outro na disputa pelo poder.
Clique aqui para ver como é armada a cama para quem a imprensa não gosta.
Clique aqui para ver que Lula faz campanha na Argentina e irrita a imprensa.
Clique aqui para ver Dilma dando um chega pra lá na patricinha da Globo.
.

sábado, 17 de setembro de 2011

BETO RICHA COMEÇA A FRITURA DE ÁLVARO DIAS

.

A autofagia na política é uma coisa supimpa, mesmo. Um mesmo partido vai matando os seus integrantes para propor a sobrevivência de outros.

No Paraná nos dias de hoje vemos uma coisa bem curiosa. Os baluartes da "moralidade" sendo trocados por amigos de conveniência obviamente, por um projeto outro, que não inclui tais baluartes.

Álvaro Dias ficou famoso por se especializar em ir para a Tribuna do Senado e detonar o governo petista. Para isso, levava o inseparável exemplar da revista Veja da semana. Era sempre nela que ele baseava suas denúncias bombásticas e altamente acreditáveis, tipo a dos dólares de Cuba, da ligação de Lula com as FARC e a de que o ex-operário iria converter o Brasil em uma espécie de União Soviética dividindo a casa das pessoas de classe média entre 5 famílias pobres. Quem tinha ao menos 20 anos em 2002, sabe que eu não estou mentindo ou exagerando.

Álvaro decerto pensou em levar também a revista Contigo porque nela seguramente haveria outras coisas muito importantes a serem faladas. Mas pelo jeito ponderou, porque poderia não pegar bem para sua imagem de parlamentar. Ele talvez ingenuamente tenha imaginado que seu lugar nessa boquinha estava garantido forever, como o Denunciador Geral da República Tucana.

Mas o mundo dá voltas e então, o excluído de ontem do PSDB resolveu dar um alerta ao excluído de amanhã. Gustavo Fruet, aquele que saiu do PMDB porque não lhe deixaram ser candidato e que anos mais tarde saiu do ninho tucano por também ter sido jogado para escanteio chegou e falou a verdade. "Álvaro, amigo. Você está com os dias contados". A fritadeira industrial já está ligada na tomada e o óleo tá começando a ferver.

É que o Governador Beto Richa, proprietário do PSDB no Paraná acha melhor colocar gente que coadune mais com seu projeto próprio de poder, do que deixar alguns criarem seus feudos particulares. Trocando em miúdos, Beto não vai deixar Álvaro se candidatar de novo ao Senado e no lugar dele, vai colocar um de seus aliados do momento. Richa é dono de um esquemão e sabe muito bem organizar sua patota, "conquistando" seus apoiadores. Arranjo de cargos e nepotismo são moeda forte em seu governo e hoje ele faz tudo o que até ontem dizia que era errado. Inclusive voar num helicóptero emprestado, que ele "não sabe" a quem pertence.

Álvaro se quiser continuar vivo na política vai ter que começar a se coçar. Ou vai tentar sabotar os comandos de Richa ou vai pular fora do partido. Se sabotar Richa, corre o sério e concreto risco de se queimar pra sempre porque o Governador não é fraco e não deixa barato. Se sair do partido vai ter que começar a maneirar o discurso ácido de oposição e fazer uma fogueira com os exemplares de sua assinatura da Veja. Como é sabido, ele não terá muitos outros partidos pra ir, que não estejam na base aliada do Governo Federal.

E agora, Álvaro. Qual o seu caminho?

Clique aqui para ver como é armada a cama para quem a imprensa não gosta.
Clique aqui para ver que Lula faz campanha na Argentina e irrita a imprensa.
Clique aqui para ver Dilma dando um chega pra lá na patricinha da Globo.
Clique aqui para ver a grana do povo na costura do apoio para a eleição do ano que vem.
.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CURITIBA, O PREFEITO E A MÍDIA

.

A melhor coisa para o país seria realmente, se tivessemos uma imprensa isenta. Ao invés disso, temos um bando de pessoas que distorcem, mentem, enganam ou simplesmente colocam nas entrelinhas coisas que melhor lhes servem aos interesses.

Dito isso, observamos esta notícia publicada no Estado do Paraná, de Curitba. Notem o viés ideológico do texto, ao falar que o atual Prefeito de Curitiba recebe o maior salário do país.

Nos escritos a noção exata de que Beto Richa é um santo e Luciano Ducci é um não santo.

E por quê isso? Porque o time dos sonhos da mídia paranaense para a Prefeitura ano que vem, não inclui o atual Prefeito, Ducci. Este lugar está ocupado por Gustavo Fruet, sem partido, mas que saiu do PSDB porque não lhe deram a chance de disputar a cadeira de mandatário da cidade.

E quem não deu? Justamente Beto Richa, que prefere apoiar Ducci, que era seu vice. Só que a mídia não se conforma com isso.

Este blogueiro está longe, muito longe de defender Ducci porque sua administração, assim como a de Beto Richa, não passam de golpes de marketing. A cidade foi transformada em um caos com o único intento de viabilizar obras faraônicas; como é o caso da Linha Verde, um elefante branco de centenas de milhões de dólares que só faz irritar e trazer prejuízo ao cidadão curitibano, pagador de seus impostos.

Então, não defendendo Ducci porque se dependesse deste humilde blogueiro, ele iria pra casa descansar e deixar a população livre de sua má administração, é inevitável constatar que existe uma briga de foice nos bastidores da corrida para a Prefeitura do ano que vem.

Mas vejam o seguinte. Se por acaso estiverem no segundo turno Ducci e qualquer outro que não seja Gustavo Fruet, é óbvio que a imprensa penderá para Ducci. Imagina que a mídia concordará em ter alguém, quem sabe, com pensamento de esquerda ocupando o lugar? De jeito nenhum. 

Ou seja, isso é o chamado fogo amigo.

Se o imprensalão faz isso com quem é "amigo", pense no que ela faz com quem nem está do lado de sua patota?


Clique aqui para ver que Lula faz campanha na Argentina e irrita a imprensa.
Clique aqui para ver Dilma dando um chega pra lá na patricinha da Globo.
Clique aqui para ver a grana do povo na costura do apoio para a eleição do ano que vem.
Clique aqui para saber qual a tática da Prefeitura de Curitiba, para manter a popularidade do Prefeito.
.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LULA FAZ CAMPANHA NA ARGENTINA

.

A má vontade da imprensa brasileira em relação a Lula ou Dilma, ou ainda, em relação a qualquer zé mané do PT é flagrante. Sempre temos presentes os dois pesos e as duas medidas das declarações midiáticas e seus âncoras sabichões, que de tudo entendem, e são por óbvio, os guardiões da moralidade e da decência.

Assim, escuto esta manhã o sempre correto (visão dele, claro) Ricardo Boechat dizer que é um absurdo que a Presidenta chame de "mal feito" a corrupção. Na ótica de Boechat, usar esse termo seria diminuir a gravidade da corrupção.

Olha, eu realmente até concordo com ele. O que não concordo é com a parcialidade pela qual ele trata do assunto. Boechat é o mesmíssimo que, quando a corrupção a estar em foco é a feita por aqueles, cujos partidos políticos estão à direita do espectro nacional (e portanto, contra o povo comum), ele minimiza nas palavras. Sempre tem um "é preciso investigar" no final, quase que absolvendo a camarilha que assaltou os cofres públicos brasileiros por 502 anos.

Sempre quando é um tucano envolvido, ele pega levíssimo. 

Então qual a diferença entre ele fazer isso e a Presidenta chamar corrupção de algum político de "mal feito"? Ao meu ver, nenhuma. É a indisposição que mata. É a azia da imprensa direitona quando vê alguém do PT ou de outro partido da esquerda.

Na data de ontem veio a confirmação de que Lula fará campanha pra Cristina Kirschner na Argentina. Claro que os "especialistas" de plantão já se apressaram em dizer que Lula não deveria se meter porque é questão interna daquele país. Ora, e daí? Lula é um cidadão comum e não ocupa nenhum cargo público. Ele apoia quem ele quer onde ele quer. 

Decerto a imprensa não vê assim. Se puder, ela faz com que ele fique parado. Só quem pode perambular pelo mundo falando bobagens é o príncipe FHC, ninguém mais é ungido pelo cajado da sabedoria suprema.

Compreendo quando a oposição argentina reclama. Afinal, ela sabe que Lula desestabiliza o pleito. Quando ando nas ruas de Buenos Aires sempre nas minhas conversas escuto que se Lula fosse argentino, o povo gostaria de votar nele para Presidente. Então, ver a oposição fazendo gritaria é compreensível. 

Mas a nossa imprensa se mete por qual motivo?

Clique aqui para ver Dilma dando um chega pra lá na patricinha da Globo.
Clique aqui para ver a grana do povo na costura do apoio para a eleição do ano que vem.
Clique aqui para saber qual a tática da Prefeitura de Curitiba, para manter a popularidade do Prefeito.
Clique aqui para ler sobre o meio bilhão em multas que a tucanolândia aplica no povo.
.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DILMA E PATRICIA POETA

.


Para quem ainda não viu, segue o vídeo divertido onde Dilma dá um tapa (físico e moral) na tolinha Patricia Poeta. A mocinha não esperava a resposta da Presidenta.

Clique aqui para ver a CPI de mentirinha de Curitiba.
Clique aqui para ver a grana do povo na costura do apoio para a eleição do ano que vem.
Clique aqui para saber qual a tática da Prefeitura de Curitiba, para manter a popularidade do Prefeito.
Clique aqui para ler sobre o meio bilhão em multas que a tucanolândia aplica no povo.
.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A CPI DE MENTIRINHA

.

A CPI de mentirinha a ser instalada na Câmara de Vereadores pra investigar o tucano que era o presidente (vitalício) da casa, conseguiu emplacar mais um golpe nas costas do cidadão curitibano.

O golpe, claro, é do náipe dos hipócritas de plantão. A CPI vai ficar com a presidência (PSDB) e a relatoria (DEM)  nas mãos dos aliados do investigado (PSDB).

Vejam as palavras de Rogerio Galindo do blog Caixa Zero a respeito da presidência da traquinagem :

"Emerson Prado tem se destacado, desde o início das denúncias contra Derosso, como um dos principais defensores do tucano."

Sendo assim, saibam todos quantos vejam este impoluto e mal lido blog, que está prestes a se instalar mais uma pizzaria no reino da tucanolândia do Paraná.

E também prestes a se confirmar o que aqui mesmo já se advertiu. As denúncias contra Derosso eram só pra derrubá-lo da pretensão de ser candidato a vice-Prefeito nas eleições do ano que vem.

Porque sim, o que o atingiu foi fogo amigo. Não tenham dúvida disso.
 
Só que o fogo amigo parava mesmo por aí. As denúncias tinham intento de fazê-lo recuar. Não era para ferir de morte.

Em outras palavras, Derosso no máximo renuncia, e mesmo assim concorre novamente no ano que vem. Isso, na pior das hipóteses.

* P.S.: Só pra constar, direto das aulinhas de Direito Constitucional da professora Regina Ferrari. Câmaras Municipais, não fazem CPI (elas não tem poder pra isso), o que fazem são CEIs, ou as Comissões Especiais de Inquérito. Em outras palavras, o que elas fazem no máximo, é um cirquinho.

Clique aqui para ver a grana do povo na costura do apoio para a eleição do ano que vem.
Clique aqui para saber qual a tática da Prefeitura de Curitiba, para manter a popularidade do Prefeito.
Clique aqui para ler sobre o meio bilhão em multas que a tucanolândia aplica no povo.
.

O NEPOTISMO DO GOVERNADOR DO PARANÁ

.

Nada como um dia depois do outro para desmascarar a grandessissima hipocrisia reinante na política brasileira. Especialmente aquela propagada pela direita nacional (demotucana) e apoiada pela imprensa de aluguel.

Nas terras do Paraná sempre vinham ao público até o ano passado falar e ripar o tal do nepotismo que o então Governador Roberto Requião fazia, segundo os moralistas de plantão.

Tudo era um horror.

Bastou mudar o governo para se notar um grande e constrangedor silêncio. Richa, o tucano empossado, entrou e barbarizou no nepotismo. Empregou sua esposa e seu irmão. Colocou basicamente a família toda numa boquinha do Estado e de quebra, disse ainda que pelo fato de sua mulher ser rica, isso não representava nada de errado.

Mesmo assim, ninguém soube até agora que ela tenha devolvido os salários que recebeu. Rica ela é, mas continuou ganhando uma graninha paga com nosso imposto.

E não bastando o nepotismo direto, também Richa se refestela com o indireto. O Prefeito de Curitiba, seu preferido para as eleições do ano que vem, para garantir o apoio do Governador tratou de dar mais poder ao filho do primeiro mandatário do Estado, que goza da possibilidade de comandar uma secretaria na cidade.

Quer dizer, a verdade é bem crua. Richa entra, faz tudo o que dizia que era errado e nós é que pagamos a conta. De novo, por óbvio.

E o Prefeito da Capital nem tem vergonha de assumir que está comprando o apoio do pai do secretário.

Como diria o maior hipócrita de nossa imprensa, o Boris Casoy*, "isso é uma vergonha".

* Para quem não lembra, Boris no raiar de 2010, sem saber que estava no ar, xingou e humilhou os garís, porque eles são pobres.


Clique aqui para relembrar Boris mostrando quem ele é realmente.
Clique aqui para rever Richa falando que nomear a esposa rica, não é nepotismo.
Clique aqui para saber qual a tática da Prefeitura de Curitiba, para manter a popularidade do Prefeito.
Clique aqui para ler sobre o meio bilhão em multas que a tucanolândia aplica no povo.
.

domingo, 11 de setembro de 2011

VEJA E O 11 DE SETEMBRO

.

O que leva uma editora a ter publicações como a Veja? O que leva um bando de brasileiros prometer uma submissão tão forte a outro país, que nada os demove?

Difícil saber.

Veja vem com a esperada manchete sobre o dia que "mudou a história da humanidade". Mas qual humanindade, cara pálida? A mesma data em 1973, no atentado contra o palácio do governo chileno talvez tenha mudado bem mais a humanidade do que o de 2001 nos EUA. No Chile, foi quando os EUA financiaram o golpe contra Salvador Allende e colocaram no poder e deram suporte a Augusto Pinochet, numa ditadura cruel que persisitiu por décadas e se espalhou fortemente por toda a América Latina, inclusive recrudescendo a ditadura que já existia no Brasil, financiada pelos mesmos Estados Unidos.

Mas Veja ignora isso, do mesmo modo que ignora a bomba atômica sobre o Japão, ou os massacres de Ruanda e mesmo a covarde ofensiva estadunidense contra o Iraque e o Afeganistão, matando milhões de inocentes.

Para a Veja, a morte de 3 mil americanos é muito pior do que o assassinato de dezenas de milhões de pessoas em todo o planeta vítimas da mesma insanidade que gerou o tal ataque às torres gêmeas. Insanidade de governantes, diga-se.

Veja é realmente, uma publicação doentia e nojenta, feita por quem não tem a menor noção de realidade.


Clique aqui para saber qual a tática da Prefeitura de Curitiba, para manter a popularidade do Prefeito.
Clique aqui para ler sobre o meio bilhão em multas que a tucanolândia aplica no povo.
Clique aqui para ler a versão de Veja, sobre a corrupção.
Clique aqui para saber como é que o G1 leva a sério o noticiário.
.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CURITIBA E PARANÁ SUBORNAM LÍDERES COMUNITÁRIOS

.

A Gazeta do Povo no Paraná nos traz uma notícia gravíssima mas de forma alguma, inesperada. Ao menos, não era inesperada ou surpreendente para quem acompanha a vida política no Estado e a forma de administrar de Beto Richa e do Prefeito Luciano Ducci.

Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado estão cooptando líderes comunitários e lhes pagando salários.

O que isso significa na prática? Suborno, óbvio. Estão dando dinheiro a quem os fiscalizaria, a quem teria a obrigação (ainda que quase informal) de olhar o buraco na rua e o esgoto a céu aberto, e azucrinar o governante para resolver o problema.

Alguém acredita que em razão disso, vão fiscalizar?

Ou será que vão reunir a população que em tese representam, e dizer que o governante está cuidando de tudo, que está fazendo o melhor que pode, e o trololó de sempre? 

Outro dia após a eleição de um Conselheiro do Tribunal de contas promovida pelo trator do Beto Richa, que passou por sobre todo mundo, o Conselheiro eleito teve a cara de pau de dizer que o Governador falou que ele "podia" fiscalizar sem problema. Ora, o cara que ganha uma baba de salário pago pelo contribuinte para fiscalizar, reconhece textualmene que só vai fazer isso se o Governador deixar?

É esta a democracia na tucanolândia de Curitiba e do Paraná?

Vá esperando para isso refletir nas eleições.

E depois o povo reclama da corrupção. Esses líderes comunitários, que estão se deixando levar, são o quê, senão corruptos? E o Poder Executivo do Estado e da Prefeitura são o quê, senão corruptores?


Clique aqui para ler sobre o meio bilhão em multas que a tucanolândia aplica no povo.
Clique aqui para ler a versão de Veja, sobre a corrupção.
Clique aqui para saber como é que o G1 leva a sério o noticiário.
Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TUCANOLÂNDIA: MEIO BILHÃO EM MULTAS DE TRÂNSITO

.

A pergunta que aflige a todos que acham que multa de trânsito não deveria ser meramente uma receita para o poder público pilantra ter mais grana para desviar, é a seguinte: para onde vai toda essa dinheirama que as tucanolândias espalhadas pelo Brasil arrecadam?

Percebemos a ânsia de meter a mão no bolso do cidadão, em determinadas administrações desse náipe.

Num primeiro momento, o leitor pode até achar que é justo afinal, as infrações de trânsito estão sendo cometidas, e isso em tese, estaria deixando o mundo mais perigoso.

Mas não é bem assim, quando você fica sabendo o que origina a maioria dessas multas. São tíckets de estacionamento regulamentados não pagos, radares escondidos atrás de árvores e postes e coisas dessa natureza. Sim, situações que poderiam ser evitadas mas que não são necessariamente horrores. Daria muito bem para fazer o que propõe o pré-candidato a Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; que é converter essas primeiras multas em uma advertência e só na próxima multar o cidadão.

Só que não é isso que vemos nas tucanolândias. O que fica muito claro é a loucura arrecadadora, notadamente das Prefeituras. É preciso fazer caixa afinal, de quatro em quatro anos, tem eleição.

A lei, por outro lado, obriga a administração a converter a arrecadação em campanhas educativas e em situações de prevenção. Sabe o que a tucanolândia faz? A "prevenção" é instalar mais radares e contratar mais pessoas pra meter a caneta. Campanha de educação? Claro que não! E matar a galinha dos ovos de ouro?

É esta a maravilha que você já está acostumado a achar normal. Viva o Brasil!

Clique aqui para ler a versão de Veja, sobre a corrupção.

Clique aqui para saber como é que o G1 leva a sério o noticiário.
Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
Clique aqui para ver outro "bom" exemplo do nível de nosso jornalismo.
.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO E OS CORRUPTOS

.

Há uns 4 anos uma pessoa da minha família chegou e disse: "Nossa, pelo que a gente lê na Veja, nada do que o Lula faz é bom, né?".

Esse parente é um cidadão trabalhador e honesto, cumpridor de suas funções sociais. Mas não é nem nunca foi politizado. Certa vez lhe emprestei um livrinho básico sobre política mas ele não leu. Demorou uns 3 anos pra sair das 10 primeiras páginas. E olha que era um livro de bolso, pequeno, o "manual básico sobre política" não partidária. Era algo pra entender a dinâmica do mundo e das sociedades modernas.

Pra ele, as fórmulas da engenharia são mais simples de serem compreendidas do que as entrelinhas do Jornal Nacional e de organizações fascistóides como a dos Civita.

Mesmo assim, ele conseguiu notar que cada uma das páginas de "notícias" do pastelão impresso, trazia um viés ameaçador e estridente contra o governo. "Nem Hitler, que era um demônio, só fazia coisas erradas" disse coerentemente meu familiar. Como é que Lula erraria em tudo?

No 7 de setembro de 2011 o Brasil é um país diferente do que era há 10 anos. A Veja, no entanto, continua com sua cantilena diária de dizer que estamos na beira do buraco.

Pra isso, ela se utiliza de um discurso sobre o qual poucos poderiam discordar. A corrupção política. No entanto, a corrupção política que temos hoje, é a mesma que tínhamos em 2001. A diferença é que em 2001 os governantes eram os amigos dos Civita, aqueles que lhes davam contratos milionários para o fornecimento de lixo impresso e midiático, bem como para a ajuda aos companheiros da elite nacional.

Inclusive, ainda que a Veja não goste de falar sobre o assunto, a maior parte do que hoje constitui a oposição já estava no poder naquela época. E eram eles os que se refestelavam (e ainda se refestelam) da lambança em Brasília e nos Estados.

O Brasil mudou, a economia cresceu, a pobreza diminuiu muito e a classe média aumentou intensamente. 

No entanto, o imprensalão não ganha mais dinheiro fácil como ganhava naquela época.

Há quatro anos eu disse para o meu parente que, o que faz a Veja e a imprensa agirem como agem, é o fato de que  antes eles ganhavam com a corrupção no plano Federal. Hoje não ganham mais.

Sendo assim, é preciso reconduzir os anteriores ao poder, para que possam novamente silenciar e entupir as burras com nossa grana.

Desta feita a preocupação do meu prezado interlocutor era se continuariamos sempre pulando de corrupto em corrupto. Eu disse que infelizmente sim, até que aprendêssemos a efetivamente, eleger gente decente. Algumas vezes nossos eleitores compatriotas não se dão conta que não basta ter um Governo Federal honesto. É preciso ter Governadores, Prefeitos, Deputados, Senadores e Vereadores também honestos. Além disso, é preciso ter um povo honesto, que não se satisfaça com o "jeitinho" e que só coloque a boca no trombone quando são excluídos da bandalheira da corrupção. Mas quanto estão levando algum, ficam quietinhos.

O político é o espelho da sociedade. Do povo, do cidadão, do empresário, do lixeiro, do padre e da dona-de-casa. Enquanto continuarmos a achar que o exemplo tem que vir do outro vamos ter que aguentar gente como Álvaro Dias e ACM Neto irem para a TV falar sobre "tudo o que está aí". 

Esperando, claro, loucamente que o eleitor novamente lhes conceda a chance de serem os governantes da hora. Só que desta vez, não serão vidraça, porque mantém a mídia sempre muito bem paga em um canto estratégico do bolso.


Clique aqui para saber como é que o G1 leva a sério o noticiário.
Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
Clique aqui para ver outro "bom" exemplo do nível de nosso jornalismo.
Clique aqui para ver que Curitiba também tem arrastões.
.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A IRRELEVÂNCIA DO NOTICIÁRIO

.

Para quê serve a imprensa?

Particularmente eu já cheguei à conclusão de que ela serve somente para atender os desígnios de quem é proprietário dela.

No Brasil temos o costume de criticar o que é estatal, sendo assim, criticamos também a imprensa estatal. Não sem razão porque na grande maioria das vezes, ela serviria apenas para encher a bola de um governante ou outro.

Ônus e bônus dos dois modelos. A imprensa privada vai para onde seu dono ganha mais dinheiro, isso incluindo manipulação política e cacete naquele que não é da "turma".

No entanto, é óbvio, a imprensa estatal precisa obedecer regras, o que não é o caso da imprensa privada. Ela publica o que quer e não aceita nenhum tipo de crítica. Claro que não raramente, o que ela chama de liberdade de expressão é nada menos do que fanfarronice braba. 

A mídia privada consegue transformar o caráter informativo em uma inutilidade pura. O Faustão e o Gugu demonstram muito bem isso, com sua absoluta falta de importância durante uma tarde toda.

Na linha da falta de relevância social, estou tentanto entender o motivo de o portal da Globo ter publicado esta besteira alí da foto. Que me importa se um cambojano andava com 3 crianças numa motoneta? No quê isso vai mudar minha vida aqui no Brasil?

Ora, se a fotografia viesse acompanhada de algum texto que fosse, mostrando o perigo, do potencial de acidentes e até, sobre o valor das multas que o tal condutor levaria se isso fosse em nosso país, tudo bem. Serviria pra alguma coisa. Mas não, a foto está lá, falam o nome do fotógrafo, Heng Sinith (da AP) e pronto. No mínimo se fosse uma exposição das fotos desse profissional, até seria palatável, mas não. Nada. Absolutamente nada. (leia). Jornalísticamente falando, isso é bem menos importante do que mostrar a foto de um crocodilo de 6.5 metros ou a versão fundo de quintal norte-coreana do viagra.

É isso, senhoras e senhores, no que dá termos cursos de jornalismo como os que temos. Definitivamente a falta de noção de mundo habita a vazia cabeça dos ocupantes de nossas redações.

Clique aqui para saber que o Brasil tem a sétima melhor educação do mundo.
Clique aqui para ver outro "bom" exemplo do nível de nosso jornalismo.
Clique aqui para ver que Curitiba também tem arrastões.
.