quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LERNER: PREFEITURA DESTRÓI A CIDADE PRA JUSTIFICAR OBRAS

.

Veja a foto acima. Ela mostra mais um dos estabelecimentos comerciais que foram privados de sua clientela, pela Prefeitura de Curitiba.

Este blog já bateu nesta tecla, mas como é conduzido meramente por um cidadão que não é administrador de cidades, nem urbanista, nem arquiteto nem nada que o valha, pede encarecidamente que se alguém souber explicar, e tiver paciência, que por favor, nos ilumine com seu necessitado e desejado conhecimento.

Por qual razão a Prefeitura de Curitiba continua ceifando as vagas de estacionamento da cidade, e em consequência, acabando com o comércio local?

Igual na postagem anterior (aqui), na frente de outra farmácia (coincidentemente da mesma rede), este escriba tentou parar o carro e não conseguiu. Precisou estacionar sobre o passeio (calçada) porque o recuo que antes servia para subir seu veículo, foi substituído por um lindo canteiro de flores, a mando da administração pública.

E se o estabelecimento comercial não cumprir, dá-lhe multa!

Ocorre que na região onde a foto foi tirada, nos horários de maior tráfego, é muito arriscado parar o carro rente ao meio-fio. Inevitavelmente você levará uma topada de um outro veículo, ou de um caminhão. E não só o risco. Deixando seu carro dessa forma, você diminui consideravelmente a largura da via, estrangulando o fluxo de veículos. Inclusive reside aí o maior risco à integridade física de seu veículo e a sua, a falta de espaço.

Sendo assim, não pondendo estacionar de um jeito ou de outro, o consumidor sem alternativa, mete o carro em cima da calçada. E claro, dá-lhe multa, porque os agentes da municipalidade rondam a cidade com bloquinhos na mão, loucos para aumentar o já absurdo faturamento da Prefeitura com as multas.

Mas este escriba se lembra de que antes, quando a Prefeitura não fazia isso com os comerciantes, o tráfego não ficava esganiçado, ninguém se acidentava à toa e muito menos as pessoas eram conduzidas à quase obrigatoriedade de levarem uma multa. Era possível estacionar sem obstruir o trânsito, ir até a farmácia e voltar para casa feliz e faceiro.

A pergunta que um consumidor igualmente indignado me fez foi a seguinte. Será que a Prefeitura está fazendo isso de propósito, entre outras coisas inexplicáveis, para intencionalmente piorar a condição de trafegabilidade na cidade e assim, justificar certas obras mais caras?

Segundo o tal consumidor indignado, quem levantou esta lebre foi o ex-Prefeito de Curitiba e arquiteto renomado, sr. Jaime Lerner. Em uma entrevista ele teria dito com todas as letras que o Prefeito atual faz de propósito para poder ter argumentos pra enfiar goela abaixo do povo diversas obras não tão necessárias assim, mas que dão muito lucro para as empreiteiras.

O consumidor se referia a esta postagem (clique para ler) no Blog Caixa Zero da Gazeta do Povo.

E você, leitor. Acha mesmo que a Prefeitura estaria fazendo isso com seus concidadãos?  Logo numa cidade que um dia foi exemplo de vanguarda? Ou será que nos deitamos em berço esplêndido e esquecemos de vigiar nossos políticos que agora se dedicam quase que exclusivamente  a entrar na Prefeitura para poderem se lançar ao Governo do Estado e encher as burras das empreiteiras com muito dinheiro, empreiteiras estas, que coincidentemente financiam campanhas políticas milionárias?


Clique aqui para ver que a tucanada tenta desesperadamente se livrar do mico com o dono do Wikilieaks.
Clique aqui para ver Dilma esculachando quem fala mal do Bolsa Família.
Clique aqui para ver os políticos hipócritas do Paraná.
Clique aqui para ver o que só a Prefeitura não vê.
.

3 comentários:

Geopolêmica disse...

Mas de modo geral parece-me que o eleitor da cidade "gosta" de obras, principalmente aquelas que "detonam' ruas centrais por longos meses às vésperas de eleições. Sim porque, nos bairros populares.........quase NADA acontece. Mas o "anti-esquerdismo" digno da Guerra Fria é dominante na cabeça de meus conterrâneos, que ainda acham que "petista come criancinha".

insequapavel disse...

Às vésperas das eleições de 1989, uma agente administrativa de um órgão em que eu trabalhava entrou na repartição apavorada, aos prantos, pálida, quase desmaiando. Explicou: "O doutor fulano disse que vai votar em Lula!" Eu disse: "Acabo de mudar minha opinião sobre ele. Pensei que ele fosse um idiota, mas noto que tem alguma lucidez!" "Mas, seu Alberto: o Lula é Comunista! Eles fazem canibalismo. Comem gente... até criancinhas!" Eu ri: "Dona Joana, eu também como gente! E algumas se vestem de criancinhas!" O problema é que ela falava sério, acreditando no que lhe informaram sobre comunistas canibais... Esse fato é verdadeiro!

insequapavel disse...

Neste momento estou assistindo o documentário de Michael Moore: "Capitalismo - Uma história de amor".
Parece que ainda existe alguma vida inteligente da America