sábado, 13 de março de 2010

VEJA O GLOBO, QUE BOBEIRA

.

Na época da ditadura havia uma frase muito conhecida e repetida por pessoas como Delfim Neto, Bornhausen e o pessoal da direita retrógrada e canalha. Falavam assim: "a esquerda não se une nem na cadeia".

Diziam, sem estarem totalmente errados, que os radicais, quando pegavam cana, brigavam entre sí, um querendo ser marxista outro trotskista outro maoísta. E cada um pretendendo fazer valer seu ponto de vista.

O detalhe é que estavam na prisão. Pouco importava seu ponto de vista.

Nesse ponto a direita sempre foi muito mais esperta. Ela sempre foi unida. Afinavam o discurso pra cacetear a esquerda de maneira uniforme. Com exceção desses tempos bicudos atuais pro neonazismo brasileiro, quando a esquerda completa 8 anos no poder, com possibilidade mais do que concreta de ficar por outros 8, e que o PFL briga com os tucanos, tirando esses episódios eventuais, a direita é sempre autora de um jogral bem montado.
Prova disso é a eterna dobradinha Veja-Globo. Um levantando a bola pro outro chutar. Como estavam faltando escândalos do PT, a editora Abril, legítima representante e sucessora de Goebels, resolveu criar um caso fantasioso sobre o Bancoop. Fantasioso demais, até. Mas claro que pouco importa se é mentira. A Veja "apura" e o Fantástico no domingo repercute.

Afinados, mas retrógrados, ultrapassados. O telespectador comum não está nem aí pra mais um escândalo político. Especialmente do PT. Primeiro porque percebe que estão exagerando demais nas tintas, e segundo porque se todos forem corruptos como quer fazer parecer a imprensa, o povo opta por aquele que fez o Brasil voltar a crescer. E definitivamente, não foram os tucanos nem os demoníacos.

Mas é triste ver uma imprensa tão vassala em um país como o Brasil, que tem espaço pra tanta coisa. Uma mídia tão vendida, tão pútrida.

É que o desespero está batendo. Se Dilma ganhar as eleições como é certo que ganhará e a imprensa continuar perdendo verba oficial, logo logo todos esses veículos estarão à beira da bancarrota. Especialmente o estadinho, a Folha e o complexo Globo, que se locupletam das verbas públicas de seus partidos aliados. As vendas estão cada vez menores e os anunciantes mais espertos, fugindo da Veja como o diabo foge da cruz, pra não ver sua marca atrelada a uma publicação cada vez mais reconhecida como integrante do facismo brasileiro.

Mas enquanto não se dão conta que a audiência está se refinando, vão fazendo seu jogralzinho A Veja fala bobagem no domingo de manhã e a Globo chuta pro gol no domingo de noite. Coisa mais de encomenda, difícil.


Clique aqui para ver o estadinho não falando nada da maquete do Serra, mas reclamando do Lula.
Clique aqui para ver que Suplicy novamente virou o bobo da corte.
Clique aqui para ver o Estadão tentando dizer que Dilma é o bicho-papão.
Clique aqui para ver que nem Serra defende FHC.
Clique aqui para ver o papel ridículo do Estadão.
Clique aqui para saber da cara de pau de Pedro Simon.
Clique aqui para ver o tapa de luvas em "nazy" Casoy. Dilma samba com garí no carnaval. 
Clique aqui para ver o "sucesso" de José (quem?) Serra no carnaval do nordeste.
Clique aqui para relembrar sobre o filho de FHC com a jornalista, que a Globo escondeu.
Clique aqui para ver a ótima charge americana sobre o dinheiro na cueca.
Clique aqui para ver algumas diferenças da mídia brasileira e da americana
Clique aqui para ver o fabuloso discurso de Arruda no plenário, na época, negando tudo.
Clique aqui para ver o que a Globo falou sobre a polícia de Arruda e os manifestantes contra a corrupção.
Clique aqui para ver que a Globo, mesmo depois de saber das imagens, tentou desviar o foco.
Clique aqui para ver o dinheiro na meia.
Clique aqui para ver o aliado de Serra, embolsando ele mesmo o dinheiro
Clique aqui para ver a pocilga que virou o Brasil nas mãos desta gente.
Clique aqui para ver FHC surrupiando obra de um colega, e dizendo que é dele
.


Um comentário: