segunda-feira, 1 de março de 2010

ALON: DITADURA DE CUBA É CULPA DE LULA

.

Primeiro vamos esclarecer uma coisa. O cubano que fazia greve de fome em Cuba não morreu por causa de Lula. Esta é a coisa mais absurda do mundo. Ele estava preso e fazia greve de fome porque queria. Não ví até agora ninguém entrar nos EUA mandando o Obama soltar os presos que mantinham em Guantánamo  - presos políticos - (e trasnferiram). Por mais injusto que seja, é questão de soberania nacional.

Assim como ninguém chega na China e manda soltarem os presos, políticos ou não.

O cidadão comum conta com uma dificuldade brutal em diferenciar alhos de bugalhos. Na questão internacional, especificamente sobre a soberania dos povos, então, nem se fale. 

Propagado por Noblat, o Blog do Alon erra ao dizer que, primeiro, Lula deveria ser mais duro com os Castro sobre a "ditadura" do que foi com Obama sobre o embargo.

Alon deveria notar que em política internacional, as coisas não são assim. Uma coisa é um país interferir na vida de outro, outra coisa, é esse "outro" país decidir seus próprios rumos.

Os EUA não têm o direito de embargar Cuba como fazem há anos. Mas Cuba tem sim o direito de manter o regime que achar mais conveniente. Isso é questão interna, de soberania. No Direito, isso é muito claro.

No Direito. Mas a maioria da mídia, não está interessada nisso, está interessada em fazer carnaval sobre o assunto eterno, a ditadura cubana.

Ou não era um caso similar (na questão da autodeterminação dos povos) o do Iraque? Não ficou claro para o planeta que os EUA não tinham o direito de exportar pra lá sua "democracia"? Aliás, suposta, democracia. Os iraquianos que se virem com seu presidente. Que façam uma revolução, que peguem em armas. E daí sim, que peçam ajuda, se acharem necessário.

Alon se esquece que não foram Fidel e Che somente que fizeram a revolução em 1959. Tiveram o apoio de grande parte da população, Nem todos pegaram em armas, mas acholheram e financiaram os revolucionarios. Alon se esquece que Cuba era uma ditadura em 1959 sob Fulgêncio Batista. E essa ditadura não incomodava os Estados Unidos. Não incomodava porque era de direita. Passou a incomodar quando mudou para um regime de esquerda.

Por acaso viamos o Presidente americano se pronunciando a respeito da necessidade da democracia em Cuba até a chegada de Fidel? Nunca. Ora, era uma ditadura que lhes favorecia, aos estadunidenses. Porque a "ditadura" de Fidel incomoda tanto?

Lula diz apenas, que os Estados Unidos devem suspender o embargo, o mesmo embargo que Bush pai encravou nas costas dos iraquianos em 1991 e que levou um país que tinha escolas e saúde pública, a aos poucos, ir se transformando no que é hoje. Um inferno. Se os iraquianos quisessem, poderiam ter derrubado Saddan Hussein durante todo seu período de governo. Mas por motivos que lhes dizem respeito, e a eles tão somente, não fizeram. Até o dia em que os EUA resolveram enfiar sua democracia goela abaixo do povo daquele país. E sabemos o resto da história.

Mas no caso do Iraque havia o petróleo. Em Cuba não tem nenhuma riqueza pra expropriar. É apenas questão ideológica mesmo. Afinal, se a América ligasse tanto para a democracia, não teria sustentado todas as ditaduras da América Latina, incluindo a brasileira, durante tanto tempo.

O que Lula diz é isso. Em diplomacia internacional, não há justificativa para um país se meter em outro. Agora, se este outro é uma ditadura, problema dele. Ou por acaso vimos alguém reclamar dos anos que Tony Blair passou à frente do governo da Grã Bretanha, sem eleições populares? Ou você acha que o inglês vota pra Primeiro Ministro?

Alon que me perdoe, e lhe devo respeito pelo coleguismo da blogsfera. Mas está completamente equivocado na confusão que faz dos fatos. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. E erra ainda mais ao dizer que Lula tem alguma responsabilidade sobre isso.

Ora, colar mais esta em Lula? Como representante da comunidade internacional Lula não só tem o direito, como tem o dever de pedir aos EUA que revejam a questão do embargo (até o próprio Obama sabe que é ridículo). Mas não tem o direito de dizer aos cubanos para onde eles devem mandar seus governantes.

Sendo assim, porque o Brasil não faz um embargo, por exemplo, contra um país da África, qualquer que seja, governado por algum ditador. Lá existem muitos pra escolher. Uma coisa é dizer pra comunidade internacional, "escutem, se o povo está feliz ou não com seu governo, é problema interno deles, agora, deixá-los morrer de fome porque não concordamos com o fato de eles não se levantarem contra seu governo, é uma coisa bem diferente".

Alon deveria observar a questão sob a ótica da política internacional, da diplomacia. Não sob seu viés pseudo-esquerdista que propaga no blog.

Volto a dizer. Ninguém reclamava da ditadura em Cuba quando ela favorecia aos interesses americanos. Ninguém fez embargo e jogou imediatamente o povo na miséria por causa disso. Mas acharam coerente quando o mesmo foi feito por causa de Che e Fidel.

E se você está chegando agora e não entende muito bem o que o  embargo tem a ver com a miséria do povo cubano, procure saber que até 1991, antes do fim da URSS, os cubanos não passavam apertado por causa da decisão americana. Tinham o leste europeu a  comprar e lhes vender produtos de substistência. Não se esqueçam, Cuba é uma ilha que não produz quase nada. Quando a União Soviética se foi, o embargo recrudesceu. Os americanos simplesmente puniam qualquer país que quisesse fazer comércio com Cuba e que quisesse continuar "amigo" dos EUA ao mesmo tempo. Puniam e punem.

Alon, alhos são alhos. Bugalhos são outra coisa. Perante a diplomacia internacional, Lula está certíssimo no que pede. E não adianta espernear, mesmo sob sua visão de "esquerda".


Clique aqui para ver que Tasso para vice de Serra, é só balão de ensaio.
Clique aqui para ver que no último Datafolha, Dilma empatou com Serra.
Clique aqui para ver que em Atibaia (SP), 78% não votariam em Serra.
Clique aqui para ver a Folha em defesa da privatização.
Clique aqui para ver que o Estadão distorce até a lei, se puder acusar o PT de alguma coisa.
Clique aqui para ver a mesma ladainha. O Estadão falando para seu grupo de amigos.
Clique aqui para ver o fútil mundo de Caras propagado por Ana Maria.
Clique aqui para ver o melhor de todos. Regina Duarte dizendo que tem medo do comunista Lula.
Clique aqui para saber mais sobre a Glasnost e a Perestroika.
Clique aqui para saber mais sobre o Capitalismo e o Comunismo.
Clique aqui para ler um pouco sobre a América.
Clique aqui pra ver Gorbachov, o que começou a destriuir o país de Pet, vindo ao Brasil falar pra tucanos.
Clique aqui para ver o pai dos jornalistas americanos, falando sobre socialismo.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sei que vcs do blog odeiam a VEJA, mas que me dizem desse texto sobre a morte do preso politico que morreu em greve de fome: ''A morte de Zapata já era esperada por seus companheiros de oposição. Ele estava tão exaurido que não haveria mais retorno. Mesmo assim, tentaram se comunicar por carta com o visitante ilustre para pedir ajuda. Mas cometeram um grave erro de etiqueta. As declarações do presidente Lula a respeito: "As pessoas precisam parar com o hábito de fazer cartas, guardar para si e depois dizer que mandaram para os outros. Quando uma pessoa manda uma carta para um presidente, no mínimo, só pode dizer que o presidente a recebeu se protocolar a carta".

O autor da carta em questão é o economista cubano Oscar Espinosa Chepe. Preso em 2003 com Zapata, foi solto mais tarde, por problemas de saúde. Chepe consultou 42 prisioneiros políticos e escreveu um apelo ao presidente brasileiro. Na quinta-feira, dia 18, ligou para a Embaixada do Brasil em Havana e apresentou o pedido de uma reunião com o embaixador para entregar a carta. "Nossa política é de não receber dissidentes cubanos", disse a secretária, segundo seu relato. "Eu achei que Lula, por ter sido um trabalhador preso injustamente, iria se solidarizar conosco. Sua reação foi uma surpresa para todos", disse Chepe a VEJA.
Se vcs adoram tanto Fidel assim, vão pra Cuba, vao morar la!!
Ass: Ze consciente.
Obs : voto nulo pra presidente!

Anônimo disse...

E AE ? NAO VAO FALAR NADA DO ZÉ DIRCEU?? O AMIGO PESSOAL DE LULA!! QUE TEM INFORMAÇOES PRIVILEGIADAS DO GOVERNO? HAM?
HAM?
NAUM TEM UM POLITICO QUE PRESTA NESTE PAÍS!! ESSA É A VERDADE!!

Anônimo disse...

se nao tem político que presta neste país, vota em branco ou nulo, so que vejo que votara no psdb...

Jorge disse...

Que tal deletar os comentarios que falam mal do Lula? Nós não somos democratas, como essa "zelite" entende. Mas há outro motivo: eles ferem a nossa inteligência. Portanto, deletar é possível. Democracia é maioria, portanto, se há concenso de maioria, delenga est JÁ.

Jorge disse...

Em tempo: e desde quando a revista oia, digo, veja, tem alguma credibilidade?
Em assunto tão polêmico, achar que o pessoal da embaixada são burros em um assunto tão espinhoso, é burrice de quem escreve e, principalmente, de quem acredita!
Não morrerei antes de ver esses orgãos golpistas na pior situação que uma empresa pode chegar: falência!

Anônimo disse...

Olha, uma das formas de mudarmos nosso País , será já nas próximas eleições votarmos para presidente, senadores e deputados federais em candidatos do mesmo partido, assim o executivo fará maioria no congresso e não necessitará fazer acordos e alianças com partidos de aluguel e politicos profissionais, distribuindo cargos e ministérios, acordos estes que fomentam a corrupção e tanto mal faz ao Brasil e ao povo brasileiro. Dilma 2014 ou Lula de novo.