quinta-feira, 4 de março de 2010

AÉCIO DEU OUTRO NÓ NO PSDB

.

Que Aécio Neves é esperto você não tem dúvida.  Tirando os arrombos autoritários que ele tem do alto de sua vassoura no Governo de Minas, quando manda calar a imprensa (convenhamos, nem precisa pedir muito, já que a mídia é toda tucana), ele é um político hábil.

Ele sabia que Serra iria se estrepar com o negócio de ficar cozinhando o galo pra anunciar a candidatura. Zé Chirico queria o resto do partido aos seus pés, como é de seu feitio. Se ele resolvesse não sair pra Presidência porque perceberia que não tinha chances, deixava o pepino pra outra pessoa. "Outra" pessoa, leia-se, Aécio Neves.

Mas Neves não é simplista como Serra. Serra faz parte dos neandertais da política. Passa por cima dos inimigos e dos amigos com impiedade ímpar. Aécio é mineiro, e disso já se filtra a capacidade de comer pelas beradas.

Neves chegou exatamente onde queria estar. Sendo assediado pelos tucanos. Ele deu o chapéu em Serra uma vez quando desistiu da candidatura e deu outra agora. Com os demos totalmente desfeitos, sabedores de que qualquer integrante seu na chapa da vice-Presidência demoliria todo o muro da campanha, só restaria aos tucanos a chapa puro sangue. Mas Aécio diz não querer mais. Puro charme. Fala o nome de Tasso. Puro charme. Aécio vê a política além do próprio umbigo, sabe que Tasso puxaria Serra para o fundo, então faz este fusquinha para a imprensa. Joga pra platéia. Tasso bem que gostaria, mas mesmo Serra e FHC sabem que ele funcionaria como uma bola de chumbo amarrada aos pés de um cadáver lançado ao mar. E quem é o cadáver?

Serra.

Difícil saber se realmente Aécio está falando sério quando diz que desistiu de disputar a Presidência. Talvez ele queira que os tucanos somem a+b para ver que Serra não tem a menor chance. Ele e suas gengivas. E então, conscientes disso, aclamem o mineiro como candidanto principal e larguem Chirico para o governo de São Paulo.

Mas daí são algumas variantes. O PSDB é comandado por São Paulo, e naquele estado quem manda é a turma do FHC. O narciso contido em cada um deles é bem desenvolvido. Seria a suprema humilhação Serra ao invés de "descartar" sua ida para a forca na batalha contra Dilma, deixando a sobra pra Aécio,  pedir água e implorar pra que ele seja o candidato principal. E aí Aécio estaria exatamente onde queria, na cabeça da chapa. Dando de dedo nos paulistas.

Mas a outra variante. Aécio sabe que não tem votos pra ganhar de Dilma. Ele tem votos em Minas e um pedaço do sul, mas aqui, tirando a classe-média alienada que se informa somente pela Veja e pela Folha,  ele é visto muito mais como um bon vivant (pra dizer pouco), do que como alguém preparado para ser Presidente. Aécio para o resto da população do sul, a população "de verdade" não passa de um moleque bonitinho (para os padrões de um político, sejamos claros) e imaturo.

Então,  baseado nesta premissa. ele poderia mutio bem preferir ficar com a segurança do Senado por seu Estado. Aécio é novo, pode muito bem esperar 8 anos pra Presiência. Serra é que não pode.

A terceira vertente, já ventilada inclusive neste blog, é que Aécio realmente dando de ombros para os pedidos dos tucanos, desmonta permanentemente o PSDB nacional, já sem estrelha nenhuma.

E daí ele calmamente sai de seu partido e vai para o PMDB, que não tem ideologia nenhuma e é uma federação de estados independentes. Mas vai para o PMDB pensando no futuro, não agora.

Agora é sabido que não dá pra fazer nada. Não com a popularidade de Lula.

Melhor esperar os 4 anos de Dilma. Tentar pegar uma brecha. Terão sido 12 anos de governo do PT. Muita gente do povo já terá esquecido o fiasco que eram os tucanos. E Aécio não seria mais tucano nessa ocasião.

Eu se fosse ele, faria isso.

Daqui a oito anos talvez seja mais conhecido e com idade suficiente para o cargo máximo do país. Aécio agora está podendo. Serra está por baixo.

Enquanto isso ele assiste de camarote a derrocada do principe do mal, o Nosferatu paulista. Aécio assiste Serra ser tungado pelos flancos, morto por sua própria arrogância. Aécio sorri porque agora os tucanos precisam desesperadamente dele para a cadeira de vice, senão a candidatura afunda antes mesmo de lançar-se ao mar.

Os financiadores da campanha já começaram a perceber que seria jogar dinheiro fora. E como diz PHA, Serra só tem a mídia, mais nada. Nem discurso, ele tem.

Essa eleição promete ser bem mais divertida que a anterior...

Clique aqui para ver que querem Jesus Luz para Presidente.
Clique aqui para ver como Serra trata quem ousa lhe desafiar.
Clique aqui para conhecer os candidatos a vice de Serra.
Clique aqui para ver FHC como vice de Serra.
Clique aqui para saber como é feita a vigilância ideológica de uma "certa" editora.
Clique aqui para ver o presidente do PT esculachando Serra com todas as letras.
Clique aqui para ver que Tasso para vice de Serra, é só balão de ensaio.
Clique aqui para ver que em Atibaia (SP), 78% não votariam em Serra.
Clique aqui para ver a Folha em defesa da privatização.
Clique aqui pra ver Gorbachov, o que destruiu o país de Petkovic, vindo ao Brasil falar pra tucanos.
.

Nenhum comentário: