quinta-feira, 28 de julho de 2011

CALOTE: O FIM DA AMÉRICA

.

Este desacreditado escriba já afirmou, muito antes da temível crise de 2008, que os EUA eram o país com o maior potencial de calote em todo o planeta.

Foi motivo de olhada de soslaio por muitos. Riso por outros.

Mas era tudo questão de observar números. Não existe segredo nem mágica. Nada de futurologia. 

A América maquiou, inflacionou, deturpou e falsificou seus índices. Inclusive, subornou (na iniciativa privada) as empresas que deveriam ser encarregadas de atestar a veracidade dos balanços.

Especialmente o governo Bush, entregou a fiscalização do deus mercado justamente a quem nele estava e se beneficiava. O resultado foi a quebradeira que todos vimos.

Muitos países, China em especial, compraram zilhões de dólares em títulos do governo americano, para dar um fôlego ao país mais arrogante e sem noção de toda a esfera terrestre.

Só que a conta chegou. Os players (Brasil incluído) não querem mais brincar. Nós sustentamos a farra americana e no mínimo, deveríamos ter alguma coisa de volta. Mas não. Temos apenas a prepotência da América e o dedo em riste do Tio Sam.

Claro que os países credores não vão deixar os Estados Unidos se arrebentarem assim. Ainda que seja muito merecido, se ele for para o brejo, iremos todos na cola. Querendo ou não, eles ainda consomem muito e isso ajuda sobremaneira a sustentar muitos exportadores. Brasil entre eles.

Agora é esperar o próximo lance da camarilha que comanda a América. Obama até que insiste, mas os republicanos, que não estão nem aí para o que pensa e pede o resto do mundo, farão o possível para dificultar.

Este escriba tem a sorte de dizer que viu a queda de dois impérios. O soviético em 1991, queda esta de inteira responsabilidade dos EUA (mas não pelos motivos que eles gostam de se vangloriar); e a queda do império americano, esta também, de inteira responsabilidade da América.

Nós que vivemos, vimos!


Clique aqui para ver sobre o bronzeamento artificial de Álvaro Dias.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver que Schwarzenegger zomba do Brasil.
Clique aqui para ver o ótimo recorte de idiotices de Bolsonaro, feito por Douglas Yamagata.
Clique aqui para ver Dilma esculachando a Folha.
.

Nenhum comentário: