sexta-feira, 15 de julho de 2011

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

.

A cidade de Curitiba está passando por um processo curioso e quase inédito. Está começando a ser discutida de maneira endógena. 

Como a capital do Paraná sempre teve um pensamento conservador, acabava por recusar mudanças muito drásticas e em razão disso, renegava a esquerda quase que prontamente quando se tratasse da Prefeitura.

Porém, como de 15 anos pra cá a cidade passou a ser maltratada pelos Prefeitos e por seus vereadores, que transformaram a administração pública num eterno "comprar" de produtos que pouco ou nada beneficiavam a população, e como o povo começou a se dar conta que a indústria da multa e os congestionamentos absurdos (desproporcionais para o tamanho da cidade) não eram mera obra do acaso, ou do excesso de carros, uma luz amarela ascendeu no semáforo.

E olha que semáforo para atrasar o trânsito, não falta em Curitiba. A cidade é especialmente prodigiosa em colocar esses luminosos em todos os lugares, inclusive aqueles cruzamentos onde trafegam 20 carros a cada hora.

A população começou, nos cafés, nos bares e nas canchas de futebol, a considerar que o ex-Prefeito Rafael Greca tinha feito uma administração que privilegiava a vanguarda, ao passo que seus sucessores ficaram apenas doirando a pílula, mas não moveram uma palha em termos de inovação. Dessa repercussão popular, nasceu o apelo para que ele concorresse novamente à Prefeitura. Em razão disso o PMDB municipal resolveu pedir que fosse o pré-candidato para o próximo pleito.

Na entrevista coletiva onde o partido expôs sua visão de administração para 2013, este ordinário blogueiro fez questão de presenciar para ver como é que a imprensa trataria posteriormente do assunto, já que por óbvio, Greca não está entre os "alinhados".

Grosso modo, foram fidedignas as reproduções. Ele falou que pretende acabar com a indústria da multa, eliminando muitos radares e onde for essencial, substituir por uma lombada eletrônica, que não fica escondida atrás de um poste ou de uma árvore, como hoje é comum. Típica arapuca pra arrecadar dinheiro. Também disse que reabrirá a Pedreira Paulo Leminiski, palco nos anos 90, de imensos shows nacionais e internacionais que transformavam a cidade em um polo efervescente de cultura. Do mesmo modo, disse que estimulará a produção local de arte, coisa abandonada pela gestão atual, que prefere gastar o tempo e o dinheiro público fechando bares que usam piano como instrumento musical, alegando que fazem algazarra demais (o caso do conhecidissimo Beto Batata).

Curitiba deixou de ser progressista para ser um avestruz que constrói obras inúteis e caras, além de prometer outras que jamais sairiam do papel, e disso se tinha conhecimento prévio.

É o caso do tal metrô encantado. Uma obra de bilhões de reais para a qual a cidade, se fizesse, se endividaria para a eternidade e que por óbvio, não resolveria os problemas da população, já que no projeto da Prefeitura, se fala somente em 14 quilômetros de linhas. Rafael sinaliza com obras muito mais futuristas e funcionais do que escavar túneis pela cidade e pagar zilhões de reais em indenizações. Ele propõe a implantação de monorails, muito usados na Europa, em Dubai e nos Estados Unidos, que além de 3 a 5 vezes mais baratos, não destroem a cidade, não promovem indenizações trilionárias e de quebra, fazem menos da metade do barulho de um metrô convencional.

Ademais, Curitiba passaria a contar em suas paragens, com belas paisagens aéreas, muito mais bonitas e avançadas, do que uma estrutura enterrada.

Curitiba tem priorizado permanecer atrelada aos grandes interesses. É a partir de agora que começaremos a discutir o que realmente interessa, e se o povo está de verdade, tão contente assim com a administração, quanto a milionária propaganda oficial quer fazer crer.

O curitibano está enfim percebendo que fazer críticas a quem administra, não é deixar de gostar da cidade. É gostar e querer devolvê-la para quem realmente a construiu. Seu povo.

Clique aqui para ver que tucano diz que nomear parente rico, não é nepotismo.
Clique aqui para ver como os demotucanos fogem do bafômetro, mas acusam outros de beberem.
Clique aqui para ver como a imprensa do Paraná é isenta.
.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito que o Greca fosse novamente prefeito, mas não vai dar, o Fruet está com tudo na mídia (é só olhar no blog do esmael), na verdade vai dar Fruet x Dulci no segundo turno, uma pena. Pelo menos a Gleise tem chance de ser Governadora.