segunda-feira, 18 de julho de 2011

O AMOR DA MÍDIA POR UM CANDIDATO

.

Na manhã de segunda, ao ouvir a entrevista de Gustavo Fruet para a BandNews de Curitiba, inescapável verificar algumas coisas.

Primeiro. A imprensa lhe tem uma deferência curiosa e insuspeita. Fruet é tratado como um príncpie injustiçado, um Rei Arthur incompreendido.

Segundo. Apesar de a mídia nacional ser absolutamente acoplada ao PSDB e à direita brasileira, em Curitiba, por obra do acaso, a imprensa não gosta do indicado tucano à Prefeitura. É mais ou menos assim, a mídia é "ariana" e Ducci, o escolhido do hoje Governador Beto Richa, não se enquadra no quesito "puro sangue" exigido pela tucanada. Dessa forma, a mídia destoou. Muito justo, afinal, como anexo do PSDB, ela tem direito de não gostar. Ela é a linha de frente, o braço armado dos tucanos. Ela se acha no sim, no direito.

Terceiro. Fruet quer porque quer ser Prefeito. É questão de vaidade. Ele quer e pronto. Ao ouvir a entrevista fica muito claro que as necessidades do povo estão em segundo plano. Verdade que ele ao menos, não foi hipócrita, como a maioria é. Mas isso não o absolve. 

Quarto. Supondo que Fruet seja eleito Prefeito, por qualquer partido, ao sentar da cadeira municipal, o PSDB lhe dará apoio. Fruet deixou muito claro e as palavras são dele: O projeto que ele tinha para o Paraná e para o Brasil, eram José Serra e Beto Richa. Claríssimo, José Serra! Convenhamos, se nem o PSDB aguenta mais o Serra (nem a presidência do partido lhe deram), Fruet declarar em ode seu amor pela direitona, cai muito mal.

Ainda no quesito de amor à ideologia tucana, o curitibano pode tirar o cavalinho da chuva no que se refere a mudanças estruturais na administração da cidade, motivo de toda a desgraça vivida pela capital do Paraná nos últimos anos. Prova disso é que Fruet disse que não existe dinheiro para as trincheiras que resolveriam o problema do congestionamento absurdo da Linha Verde. Ora, até o mundo mineral sabe que não eram necessáras as tais dez pistas se desde o início, tivessem feito apenas viadutos e trincheiras. O trânsito não congestiona pelo excesso de carros, congestiona porque há semáforos demais, PARANADO esses carros, numa via que pretende ser considerada "rápida". Em outras palavras, a Prefeitura fez uma obra faraônica que é em suma, inútil e agora, quer resolver o problema criando os viadutos e as trincheiras que deveriam ter sido constuídos lá atrás. Se todos nós, Fruet, o Prefeito Ducci e o ex-Prefeito (hoje Governador) Beto Richa, sabemos que a solução para a Linha Verde eram os viadutos e as trincheiras, por qual motivo gastaram centenas de milhões de dólares fazendo as tais dez pistas (que em verdade só existem em um único trecho)?

Fruet por acaso está com vontade de enfrentar o esquemão de obras no qual está submetido a cidade de Curitiba? No meu ponto de vista, não, não está.

Quinto. Se por alguma ironia do destino o PT do Paraná apoiar Fruet eventualmente no PDT, que todos peguem as bandeiras vermelhas e ateiem fogo. Fruet passou 8 anos caceteando Lula e o PT. E deixou muito claro que seu projeto de Brasil é de ideologia tucana. O PT vai lhe dar apoio?

Sexto. Fruet saiu do PMDB e do PSDB pelo mesmo motivo. De quantos outros partidos ele sairá se não "lhe derem espaço", como ele mesmo reclamou?

Sétimo. Na visão exclusiva deste ordinário blogueiro, Curitiba corre um sério risco elegendo uma pessoa que se preocupa somente com o cargo. Fruet atira em todos que não o acolhem. Mas a questão que tem que ser observada é, se ele é tão bom, por que ninguém lhe dá espaço?

Oitavo. O que acontece com a âncora da BandNews, que odeia tanto o Senador Roberto Requião? Cada vez que ela o menciona, dá pra ouvi-la espumando pelos cantos da boca. Eu sempre ouvi propaganda que a imprensa é isenta. Até parece.

Clique aqui para ver sobre o bronzeamento artificial de Álvaro Dias.
Clique aqui para ver como a Folha distorce a questão do desemprego.
Clique aqui para ver que Schwarzenegger zomba do Brasil.
Clique aqui para ver o ótimo recorte de idiotices de Bolsonaro, feito por Douglas Yamagata.
Clique aqui para ver Dilma esculachando a Folha.
 .

3 comentários:

Geopolêmica disse...

O curitibano só vota em "bons moços" e do PT local digo que é possível esperar TUDO, até apoio a Fruet filho. Filhos e netos de políticos do passado costumam se "dar bem" nas eleições locais. E a câmara de vereadores então? É um ANTRO!!!

Anônimo disse...

Já tá eleito!!!

Politiquinha disse...

O Polaco Doido tbm fez questionamentos parecidos no blog dele. Concordo com isso, mas ainda acho que essa eleição será diferente das outras, isso já é uma vantagem, não temos mais o jogo de cartas marcadas, pelo menos durante a eleição, que vai ser dura.
Só passei para deixar um comentário sobre a âncora da Band News, não a ouço mais faz uns 2 ou 3 meses, o tal Olho no Olho virou palanque do Beto Richa, durante três semanas tive a paciência de ouvir 2 secretários do governo, sem responder nenhum questionamento importante. Na terceira semana foi o Ducci, ai parei depois que soube que quem estaria lá seria mais um do time do governador. Simplesmente não ouvi mais a Band News, não tenho mais estômago, pelo motivo que vc mencionou, a âncora fala com raiva e indignação absurda contra Requião, e essa raiva e indignação somem quando se trata de questionamentos contra o governo atual, praticamente inexistente. Se lambusa toda quando fala do Beto Richa e seus comparsas. Realmente eu achava que joice hasselman tinha certa independencia, até admirava isso, mas ficou claro seu lado após a mudança de governo, ou ela só é um pau mandado hipócrita, bem diferente do discurso combatente que usa para se referir a si mesma.
Só para constar, a Band News praticamente não cobriu a saída do Gustavo Fruet do PSBD, enquanto ele dava a coletiva, a Band News discutia obras da copa, ou qualquer outro assunto irrelevante para aquele momento.