segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CALOTE: TUCANOS ADORAM

.

Existe uma coisa muito feia que um tucano legítimo sabe e gosta de fazer. Essa coisa se chama dar o calote em alguém.

A história é repleta de bons maus exemplos. Desde a dívida externa sob a administração de FHC e sua trupe, passando pela dívida interna, pelo calote aos precatórios federais, pelo calote do SUS aos hospitais, santas casas e filantrópicos. Exemplos realmente não faltam.

FHC saiu e o plano federal começou a ter jeito. O SUS começou a pagar em dia até chegar num ponto onde centenas de hospitais vivem exclusivamente daquela verba, e inclusive, a preferem ao invés de terem que se sujeitar a tudo para os planos de saúde. Os precatórios federais passaram a ser pagos e hoje tem valor de face de 100%, bem ao contrário da época do falastrão, quando não chegavam a metade disso;  as dívidas federais passaram a ser honradas e cumpridas.

Só que a tucanagem ainda permanece administrando os Estados, para o azar do povo, incauto, que nela votou.

E como bom tucano que é, o Governador do Paraná não podia deixar passar em branco seu perdulário estilo de governar. Ele que estreou o governo com uma moratória (e usou como moeda de troca, além de ser um belo golpe de marketing pseudo-moralizador), estendeu isso a qualquer setor. Não importa quem é você ou o serviço que você preste. A probabilidade que o governo te esganice e te faça perder o rebolado por não lhe pagar as dívidas é simplesmente imensa.

No caso da manchete, o SAMU, o serviço de atendimento de emergência vem sendo negligenciado. O Governo Federal repassa verbas, mas o Estado não cumpre sua parte. E o que acontecerá em breve? O serviço deixará de funcionar a contento. Como vai ficar? Sucateado, deficitário e as pessoas por óbvio, deixarão de ser atendidas. Morrerão por isso, também.

Caso idêntico por exemplo, ao da questão judiciária. O Paraná que nunca teve uma defensoria pública, passou a ter uma, mas só no papel, criada pelo bonitão das araucárias. Depois de muita propaganda, o Governador a criou, mas não contratou ninguém para trabalhar nela e pra piorar, passou a dar o calote nos advogados que já faziam o papel de defensores (cobrando do Estado um dinheiro bem abaixo da tabela da Ordem). Em outras palavras, significa dizer que os advogados que já defenderam os milhares de presos que não tinham condições de pagar um honorário normal, simplesmente não receberão um centavo pelo seu trabalho.

Qual a consequência? Ora, deixarão de atender a população carcerária.

O Governo quer que os que prestam serviços ao Estado, vivam de vento, que se virem. Mas claro, não deixa de gastar os tubos em aviões ou no aumento de 100% no salário dos comissionados. Aos amigos e ao próprio bem-estar, tudo. Ao povo, nada. Que se dane.

A este desmando, some-se outros. Fechamento de escolas de capacitação profissional de professores públicos por não darem "lucro", é só mais um aperitivo de uma administração neoliberal que vende tudo (especialmente para os amigos, a um preço bem baratinho), mas não te desonera em um só centavo nos impostos. Ao contrário, te mete um tarifaço de 270% nas questões do Detran, por exemplo.

E ai, o paranaense merece tudo isso por ter votado na tucanagem?


Clique aqui para ver a falência de um modelo de cidade.
Clique aqui para ver que Dima deveria mandar a mídia às favas.
Clique aqui para ver sobre os vadios da América e os vadios daqui.
Clique aqui para assistir System of a Dilma, videozinho que está deixando a Veja horrorizada.
.

Um comentário:

Carlos Cwb disse...

Claro que merece!
Tem que sofrer até aprender a votar.
Sabe aquele ditado "Bater com um gato morto até ele miar"?
Paranaense (a maioria) adora isso...