segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A ENGANAÇÃO DAS TELEFÔNICAS

.

Não foram poucas as vezes nos últimos quinze anos, quando, ao meter o pau na privataria, ouví de um defensor da entrega gratuita do patrimônio brasileiro aos privateiros de plantão, sobre as maravilhas da vendilhança. O argumento é sempre o mesmo e único, olha a maravilha da privatização em relação aos telefones. Antes telefone no Brasil era tão caro. Agora, qualquer um pode ter.

Claro que para variar, é uma meia, quase metade de uma meia, verdade.

A qual maravilha os vendilhões se referem?

Ocorre que este escriba, estando em viagem, teve de lançar mão de seu modem portátil da TIM para tentar postar aqui umas palavrinhas. Quem disse que ele conseguiu se conectar uma única vez nos últimos 4 dias? Quem disse que ele foi atendido adequadamente pelos operadores? Quem disse que alguém na TIM sabia exatamente o que estava fazendo para poder orientar este escriba de maneira correta?

Quem disse que, ao ficar embasbacado por ter que ficar em quatro ligações, todas com mais de 40 minutos cada, absolutamente irritado e já pretendendo cancelar sua conta da TIM, este escriba conseguiu?

E veja bem, estas quatro ligações, foram aquelas nas quais conseguiu falar com alguém. Houve dezenas de outras, que "caiam" misteriosamente ao ser pronunciada a palavra "reclamação" ou mesmo "cancelamento".

Só nos momentos em que anotou os nomes de cada um dos no mínimo 5 atendentes que falaram com ele em cada uma das 4 vezes, ameaçando denunciar para a ANATEL e declinar a graça de cada funcionário, é que teve algum tipo de resposta. Mesmo assim, absolutamente insuficientes.

Os argumentos para eu não conseguir acesso eram os mais variados. Desde que eu não tinha feito o pagamento da conta, até que a TIM estava em manutenção em "minha" área. Indepedente do lugar onde eu estava, sempre a "minha" área não funcionava.

E tinha de tudo, atendente desinformado era apenas um plus. Os outros, ou eram mal educados, burros, ou simplesmente já não tinham paciência para mais nada e mal balbuciavam as palavras.

É que eles seguramente são muito bem remunerados, por isso trabalham com tanto entusiasmo.

O resultado desta ópera bufa é que este escriba não conseguiu cancelar sua conta e muito menos, óbvio, usar a internet. Teve que voltar à cidade e se dirigir a uma loja TIM para tentar fazê-lo pessoalmente.

Lembrei-me que sim, os telefones eram caros antigamente. Mas apesar de a linha ser inacessível, as tarifas eram "pagáveis". Hoje o telefone não custa nada; em troca você paga caro para usar, caríssimo para falar ao celular e extremamente caro para usar a internet, seja ela fixa ou móvel.
To tentando imaginar o que era pior, e por qual razão sempre parece que só temos essas duas opções. Serviços públicos ruins, ou privados caros e igualmente um lixo.

Cadê a tal terceira via tão prometida por FHC e seus comparsas que deram concessões de décadas para essa gente nos tratar como idiotas? Serviços públicos de qualidade ou quem sabe, privados acessíveis e com serviços dignos? Esqueceram que nos prometeram isso?

Esqueça você. Os moldes do atual sistema capitalista não permitirá nada disso. Por que eles iriam cobrar barato por algo que podem esfaquear sem serem incomodados? 

E ai se você reclamar. A Mirian Leitão vira um bicho e te desce a ripa no Bom Dia(??) Brasil.

Clique aqui para ver como o Governo do Paraná é chapa das pedageiras.
Clique aqui para ver o que os vereadores acham do povo de Curitiba.
Clique aqui para ver que um certo tipo de governo adora dar o calote no povo.
Clique aqui para ver a falência de um modelo de cidade.
.

4 comentários:

Ricardo MA disse...

Você se esqueceu ou não deve saber que você não comprava a "linha telefônica" e sim as AÇÕES da companhia e assim você tinha direito á uma linha 'telefônica" e AINDA ERA UM ACIONISTA DA EMPRESA meu caro.
Quer dizer que a linha não custava NADA nenhum centavo, apenas as AÇÕES da EMPRESA á qual você passava a ser ACIONISTA.

insequapavel disse...

Interessante é que o BINA, o identificador de sinal, foi inventado por um brasileiro, funcionário da Telebrasília, Órgão da estatal Telebras, e, até onde eu sei, nem ele, nem a Telebrasília receberam os royalties. Os gringos se aproveitaram dessa invenção brasileira, que foi a invenção da roda que viria a possibilitar a telefonia móvel, e, em vez de o Brasil lucrar com isso, um certo FDP chamado FHC contrabandeou para o exterior todo o nosso sistema estatal de telefonia, e nos deixou a "ver navios" pagando royalty para quem já nos tinha surrupiado. E ainda tem quem aplauda!

Anônimo disse...

Bem....

Nao podemos deixar de lembrar que um dos motivos da atual situação seria o esvaziamento de poder das agencias reguladoras, que foram criadas exatamente para serem os instrumentos de controle estatal sobre o sistema privado.
Deveriam ser apoliticas e profissionais, mas a atual gestão as esvaziou ou foram loteadas politicamente.
Queria só lembrar aos senhores, o exemplo de atraso e ineficiência que era o sistema Telebras, em especial a Telerj.
As ditas "ações" compradas, todos sabemos, eram apenas um artificio jurídico para se vender um instrumento de prestação de serviço que nao deveria ser um bem. Vide que nas declarações de bens, laçávamos "linhas telefônicas", sem falar no mercado negro que as vendiam por verdadeiras fortunas, e nunca repassavam as ditas "ações".

Renato

Anônimo disse...

Faz parte da empulhação ignorar que os telefones ficaram accessíveis a qualquer um em qualquer vilarejo do planeta.

Tucanos e FHC enchem a boca querendo que acreditemos serem eles os responsáveis pela invenção da Internet e pelos astronômicos avanços das telecomunicações... no mundo.

Seguindo o exemplo tucano, seria o caso do Presidente Lula encher os pulmões para nos lembrar que até antes da sua posse, as máquinas fotográficas digitais custavam uma fortuna e eram hiper-vagabundas?

Hoje quase todo o mundo tem uma. E muito melhores.