domingo, 6 de novembro de 2011

CURITIBA: GRECA É MELHOR OPÇÃO

.

Nas próxiumas eleições municipais Curitiba terá que tomar uma decisão crucial. Se quer continuar a ser uma cidade de faz de conta, como esta que se transformou nos últimos 15 anos, ou se quer voltar a ser uma cidade de vanguarda, como era antes disso, e que por tal razão, virou referência pra muita gente.

O que acontece é que a capital do Paraná é um dos maiores PIBs do Brasil. Para este ano, são 5 bilhões de reais. É muito dinheiro pra se gastar, caso você tenha boas idéias. Mas também é muita grana pra queimar caso você pretenda apenas se utilizar da facilidade pública para um trampolim eleitoral ou quem sabe, fazer a festa das empreiteiras.

E estas últimas deitam e rolam em Curitiba. Veja só. Qualquer cidade precisa de obras, é inegável. Mas o que dizer de uma cidade que precisa desesperadamente de obras estruturais mas em sua maioria só realiza obras inúteis? Ou quando são úteis, são deturpadas ao ponto de não servirem para o que foram planejadas e sim, somente para se tornarem argumento para novas outras obras faraônicas?

O que dizer da Linha Verde por exemplo? Linda e maravilhosa no papel, mas na prática, uma inutilidade atroz.

Se a intenção era melhorar o tráfego de uma rua imensa via (antiga BR 116 em seu trecho urbano), bastava construirem viadutos e trincheiras nos locais onde existem os cruzamentos atendidos por semáforos. Mas não, a Prefeitura fez um negócio gigantesco, cheio de frufrus, colocou canteiros, iluminação e claro, muitos radares, mas nada dos viadutos e das trinceiras. Queimou a maior dinheirama e o que resultou? Um lugar ainda mais congestionado que o anterior. Só agora a Prefeitura promete os viadutos e as trincheiras. 

Ora, mas todo o problema teria sido resolvido só com os viadutos e as trincheiras desde o início, não precisava de nada do resto. Pra diminuir o gargalo, proibe o trânsito de caminhões durante certo período do dia, penalizando não só os motoristas mas também as empresas que se instalaram às margens da via, justamente por sua facilidade de acesso. E verdadeiramente, mesmo assim, não muda quase nada no engarrafamento. Quem é de Curitiba sabe o que virou o trânsito da cidade.

Como disse o ex-Prefeito Jaime Lerner, a Prefeitura está inviabilizando a cidade inteira, para viabilizar a feitura de obras. Está criando dificuldades pra vender depois, uma facilidade.

E o cidadão de Curitiba que embarcou nesta canoa furada está pagando caro por ter sido negligente.

Requião falou na reportagem da foto acima, que Curitiba precisa ter uma alternativa, que nos livre da fanfarronice em que nos metemos. Era uma vez uma cidade incrível que virou um balcão de negócios para os amigos do rei. Os candidatos da situação, que são o atual Prefeito apoiado pelo Governador tucano, é uma negação. Consegue ser pior do que o padrinho. O outro, que era tucano e agora está no PDT (porque o PSDB não lhe deixou sair candidato) é uma cópia fiel daquilo que a capital tem engolido por tanto tempo. Um sujeito que adora mídia e que quer porque quer, por pura vaidade, sentar na cadeira de alcaide. Esperando óbvio, a possibilidade de virar Governador. Nenhum dos dois quer saber da cidade. Menos ainda de seu povo.

A proposta de Requião é a candidatura de Rafael Greca. E ele está certo. Greca foi o último dos Prefeitos coerentes de Curitiba. Foi o último que assentou tijolos de forma útil e foi o último que produziu vida decente para o curitibano e cultura verdadeira, sem perseguir os jovens ou esganar o fluxo aos estabelecimentos comerciais, empurrando-os para a ilegalidade.

Greca tem o apoio da vanguarda, dos novos e dos mais velhos. Tem o apoio das cabeças pensantes que estão cansadas da mera propaganda do atual estilo de governar, e do assalto aos cofres públicos. As manifestações populares quando se ouve nas rodinhas o seu nome como pré-candidato, são exatamente nesta linha. "Que saudade daquela Curitiba".


Clique aqui para saber sobre a corrupção dos cegos.
Clique aqui para ver que apesar da mídia, jovem tem orgulho de ser brasileiro.
Clique aqui para saber os motivos de o Brasil estar agora, onde está.
Clique aqui para ver o fã de Piovani falando pra ela ter seu filho no SUS.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho a melhor opção. Este pelo menos é oposição e fará uma verredura na imundice que está ma Prefeitura. Precisamos verificar o que estes larápios estão fazendo com o nosso dinheiro há anos.
Além disso, foi o único prefeito que se preocupou com a educação na nossa cidade. Os últimos (Jaime, Cássio, Beto e Luciano) são só marketing enganatório. Vai em frente Rafael. Gosto de você porque abriste os olhos e abandonaste a corja.

Anônimo disse...

Com sinceridade, gosto dele, mas não esqueçamos que serviu também aos senhores que lá estão. Se prometer pelo menos conseguir tirar o Jamur e os vereadores do poder, os grandes responsáveis pela degradação da cidade voto nele com certeza.