segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A ISLÂNDIA FALIU?

.
Lentamente, um depois do outro, nos chegam os exemplos de países que estão indo à lona por causa da barbaridade do neoliberalismo.

Enquanto isso acontecia na América Latina, onde somos "todos idiotas", era perfeitamente compreensível. Afinal, o que sabemos nós, imbecís, sobre capitalismo e livre mercado?

As esquerdas retrógradas deste canto perdido do mundo continuavam com sua cantilena stalinista, comunista, ditatorial, de que era preciso conter o mercado pois ele não seria capaz de se regular sozinho. Haveria ganância envolvida e uma hora ou outra, alguém passaria a mão, falsificaria balanços, venderia o que não existia para vender. Éramos todos dinossauros margendo as ilhas de prosperidade da América e da Europa.

Como nada mais éramos que imbecís, elegemos gentes claras, eruditas, estudadas na França e em Harvard. Demos a eles cargos importantes e as chaves de nossos cofres. Elevamos o deus mercado ao mais alto nível de nossa crença.

E assim continuamos. Primeiro foi um país, depois outro. Em pouco tempo quase todos os integrantes deste "outro" continente perdido (já que o primeiro, como sabemos, é a África) eram de ideologia à esquerda.

Como pudemos? Nos restava, que sorte, nossa bem intencionada e ilibada imprensa, a nos abrir os olhos e mostrar como estávamos no caminho errado. Como estávamos ficando para trás enquanto o mundo inteiro corria a passos largos em direção ao eterno clímax financeiro, onde todos ficam milionários, e abrem mão desapegadamente de seus direitos trabalhistas, de suas necessídades básicas.

Mas agora estou confuso.

A Islândia faliu? Um país faliu? Aquele que chegou a ser o exemplo de qualidade de vida na ONU não tem mais nada a nos ensinar sobre o deus mercado?

Não bastava a América? Depois venho a Inglaterra, Japão? Agora a Islândia?

Alguém pode me dar uma luz?

.

Nenhum comentário: