segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O ÚLTIMO CRIME DE GUERRA DE BUSH

.

Eis um artigo interessante do The Nation, do Jornalista Robert Dreyfuss, que tomei a liberdade de compilar as partes mais interessantes. A tradução é livre. Muito do que ele diz vem ao encontro daquilo que temos levantado aqui.

---------------

A invasão israelense de Gaza, iniciada sábado, pode muito bem ser o último crime de Guerra de George W. Bush. Por oito anos Bush tratou com incomparável ignorância e supreme arrogância o Oriente Médio. Esta é precisamente a combinação mortal de ignorância e arrogância que está sendo mostrada agora, na invasão israelense motivada politicamente com o total apoio da administração Bush.

Em sua conversa de rádio semanal, Bush declarou:

"Os recentes rompantes de violência foram instigados pelo Ramas - um grupo terrorista palestino apoiado pelo Iran e pela Siria que clama pela destruição de Israel. ... Outro cessar-fogo unilateral que levará a ataques de foguetes a Israel é inaceitável. E promessas do Hamas não serão suficientes-- é preciso haver mecanismos de monitoramento para assegurar que o contrabando de armas para os grupos terroristas em Gaza terminem. Eu exorto a todos pressionarem o Hamas a abandonar o terrorismo"

(...)

Pessoalmente eu acho o Hamas desprezível. É o setor da direita do islamismo com inclinações terroristas abertas, motivadas pela tola noção de que pode derrotar Israel com seus insignificantes ataques. Eu também já escreví longamente, incluindo em meu livro, ´O Jogo do Diabo. Como os EUA Ajudaram a Criar o Fundamentalismo Islâmico´, como Israel criou o Hamas sistematicamente e deliberadamente durante os anos 1970 e 80 para ser o contrapeso do Fatah.

(...)

Mas na tentativa de eliminar o Hamas que vem perdendo popularidade dramaticamente até a presente invasão, Israel o reviverá. Com a manutenção do silêncio de Barack Obama, é a administração Bush-Cheney-Rice que continua no poder. Eles claramente não têm a intenção de intervir a menos que Israel tenha problemas e peça ajuda. O blog Swampland na Time sugere que Obama dará um tratamento diferente de Bush a Israel.

"Sem dúvida, os Israelenses querem que a operação termine antes da posse de Obama - não é amigável que o maior aliado em potencial lhe apareça com uma crise em ascenção. Mas é muito fácil ficar parado nesse atoleiro da guerra. Eu espero que Israel esteja trabalhando nos bastidores para providenciar um rápido cessar-fogo. Seria ótimo se tivéssemos um presidente dos EUA com a credibilidade e a ingenuidade para fazê-lo. Veremos em breve"

Eu não estou convencido. Pelo menos até agora, Obama não deu indicações que será diferente de Bush. Eu gostaria de pensar que sim. Alguns de seus conselheiros, antes da eleição, me disseram que Obama falará com o Hamas. Esperemos que sim.

.

Um comentário:

Geurgetown Felix de Araujo disse...

Ele acabou de fazer um segundo Iraque: A faixa de Gaza. Já tou até vendo Gaza cercada de militares judeus e americanos por todos os lados. Pode crer que o PIG da guerra (CNN e Cia) já deve estar sendo pago para seus âncoras defenderem Israel nos seus editoriais.