sábado, 24 de janeiro de 2009

OS TERRORISTAS DE GUANTÁNAMO

.
Da reportagem do Terra:

"O Pentágono expressou nesta sexta-feira sua preocupação com a possibilidade de que os presos libertados da base naval de Guantánamo (Cuba) possam voltar ao "campo de batalha". (...)

"É algo que nós somos conscientes. Obviamente é algo que tratamos de avaliar no momento de aprovar a transferência destas pessoas", disse o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman.

O presidente Barack Obama assinou na quinta-feira uma ordem executiva para fechar Guantánamo no prazo de um ano.

Desde que foi construída por causa da ação global contra o terrorismo que os Estados Unidos iniciaram após os atentados de 11 de Setembro, passaram por Guantánamo quase 800 supostos terroristas capturados no Afeganistão, Iraque e outros locais.

Atualmente, restam cerca de 250, incluindo Khalid Sheikh Mohammed, o suposto cérebro dos ataques terroristas de 11 de Setembro.*

Segundo Whitman, dos mais de 500 detidos cuja custódia foi transferida, supostamente 18 retomaram as atividades terroristas e outros 43 são suspeitos de tê-las retomado. "

-------

Convém dizer que se eu fosse preso injustamente, sem nenhuma acusação formal, sem direito a advogado, mandado para outro país e ficado incomunicável, ao ser solto, "ops, desculpa aí, você é inocente"; eu acho que eu também teria grandes chances de partir para o terrorismo e querer revanche. Esta é uma reação digamos, humana.

Outra coisa, você não tinha cansado de ouvir que o "cérebro" por trás dos ataques era um tal de Osama?

.

Nenhum comentário: