quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

OBAMA E GUANTÁNAMO

.
Num dos primeiros atos como Presidente, Barack Obama suspendeu o prosseguimento de todos os processos na base naval de Guantanamo, segundo o jornal NY Times.

Guantanamo já é uma aberração em sí, já que se trata de uma invasão ao território de Cuba. Em verdade, ela está "alugada" desde antes da revolução que levou Fidel ao poder. O aluguel é uma piada e o governo cubano jamais descontou os cheques do pagamento.

O que é grave é que esta base foi usada para deliberadamente, cometer crimes de guerra. Lá foi instalado um tribunal de exceção, que leva esse nome por processar pessoas sem ter alguma lei prévia que o condene. No caso concreto, sequer existem acusações formais contra os detidos em Guantánamo.

E George "Butcher" só usou aquelas instalações para que seus comandados criminosos, ficassem consideravelmente distantes da mídia e dos observadores dos direitos humanos já que civís só podem entrar na base com ordens expressas do exército. Mesmo assim, ficou comprovado que o que acontecia alí, era um absurdo jurídico. Patrocinado justamente pelo país que adora dizer que é a "maior democracia do mundo" e que uma vez por ano, lança uma lista absolutamente hipócrita sobre o desrespeito aos direitos das pessoas, no planeta inteiro.

Menos em seu país, claro.

Obama se comprometeu a fechar a base. Isso ele certamente cumprirá já que não se trata de algo difícil. Os militares de seu país olharão torto mas aceitarão já que para um americano, um golpe de estado seria impensável, especialmente um golpe militar. Ou seja, não há que se preocupar com o que os militares acham na caserna. Isso os tornaria parecidos demais com as "republiquetas de bananas" da América Latina que eles tanto desprezam.

A Anistia Internacional disse que "espera que o anúncio de hoje seja um sinal de que o governo dos EUA rejeite de uma vez por todas, as últimas políticas americanas que tanto causaram estragos aos direitos humanos e às regras da lei"

Ainda segundo o jornal, "a decisão trará uma suspensão imediata ao caso agendado para começar na segunda-feira, do único canadense preso, Omar Khadr, que tinha QUINZE ANOS DE IDADE quando foi preso. Ele é acusado de matar um soldado americano num tiroteio em 2002 no Afeganistão. Esse caso trouxe a atenção internacional em parte porque seus advogados alegaram que viola as proibições internacionais de se processarem crianças que sejam soldados."

Naturalmente o governo criminoso de George Bush não estava nem aí para as leis internacionais, já que o mundo começa e termina nas fronteiras americanas.

Obama quer que os processos tenham segmento nas côrtes tradicionais de seu país onde a possibilidade de abusos é bem menor.

.

Nenhum comentário: