segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

OBAMA TELEFONE PARA LULA E PEDE REUNIÃO DE TRABALHO

.
Obama tomou posse no dia 20, no dia 26 ligou para Lula para combinar uma reunião de trabalho onde serão discutidos temas relevantes para o comércio entre os dois países.

Ainda que uma certa elite brasileira odeie isso, o Brasil já se tornou um país importante no cenário mundial. A síndrome de coitado deixou definitivamente essas terras. Jornais do mundo todo relatam com coerência a nova posição ocupada pelos brasileiros.

6 anos atrás tinhamos um status onde o chanceler Celso Lafer tirava o sapato para entrar nos Estados Unidos. Subserviência total. Hoje naturalmente não somos tratados como iguais, não sejamos ingênuos. Mas somos tratados como alguém que promete. E a filosofia americana sabe reconhecer alguém que promete. Quem os conhece, sabe disso. É investimento.

Nos anos 60, antes do golpe militar em nosso país, o então Secretário de Estado Henry Kissinger disse ao Presidente Richard Nixon, numa conversa de gabinete relatada pela BBC: "Temos que nos preocupar com o Brasil. Se o Brasil virar comunista não será uma Cuba, será uma China!".

Isso significa que eles tinham ciência de nosso potencial, e que por isso não podíamos cair na mão de governantes de esquerda. Assim, financiaram o golpe e a ditadura que toda a América Latina conhece muito bem.

Graças a Bush a máscara estadunidense caiu. E a isso devemos ser eternamente gratos. Se tudo correr bem, agora com os Estados Unidos fragilizados perante o mundo, e se o Brasil eleger um próximo Presidente também de esquerda, alcançaremos e sedimentaremos, enfim, nosso lugar no Olimpo.

Porém, sejamos honestos. Se alguém do PSDB assumir o poder, perdemos tudo o que conquistamos pois a filosofia deles sempre foi vender o que é nosso para quem é de fora e claro, embolsar algum, porque ninguém é de ferro.

Leia aqui a notícia do Terra sobre o convite de Obama.

.

Nenhum comentário: