sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A ARTE DE PLANTAR NOTÍCIAS.



A seguir, você verá um exemplo clássico de notícia plantada. Saiu no Terra, com o original da agência Efe.

Em primeiro lugar, se fosse verdade, eles nunca perderiam a oportunidade de dar detalhes, mostrar fotos e divulgar os autores. Mas como não existe nada...

E em segundo lugar, demonstra a clara promiscuidade das agências de notícias, televisões, jornais, com alguns setores do poder. Não existe mais jornalismo investigativo, São apenas retransmissores de releases de ses clientes.
------------------------

CIA frustrou ataque semelhante ao 11 de setembro

"Os organismos de inteligência dos Estados Unidos desbarataram uma conspiração de grupos terroristas para cometer um atentado similar ao de 11 de setembro de 2001, assegurou nesta quinta-feira o diretor da CIA (agência central de inteligência americana), Michael Hayden.

Em discurso no Conselho do Atlântico em Washington, Hayden disse que a ação teria causado "uma destruição similar à do 11 de Setembro".(...) Em seu discurso, sobre a luta travada pelos EUA contra a Al-Qaeda, o diretor da CIA afirmou que a organização "sofreu graves revezes, mas é um inimigo decidido e adaptável como nenhum outro que este país jamais enfrentou".

No entanto, Bin Laden "parece estar cada vez mais isolado das operações da organização que lidera", acrescentou.

Sobre a luta contra a Al-Qaeda no Iraque, Hayden disse que a organização "está à beira da derrota estratégica" nesse país e teve que tirar seus membros de território iraquiano.(...) "Sua morte ou captura (de Bin Laden) sem dúvida teria um grande impacto na confiança dos seguidores da Al Qaeda e de outros grupos terroristas no mundo todo", indicou.

Hayden também explicou que o fracasso desses esforços se deveu a que o líder terrorista se refugiou em um território "agreste e inacessível" da fronteira do Afeganistão e do Paquistão.

Além disso, foi fruto dos esforços que adotou para evitar ser encontrado, acrescentou."

-----------------------


Diversos livros e documentários, inclusive da BBC dão demonstrações inequívocas de que a Al Qaeda jamais existiu. Trata-se simplesmente da necessidade dos EUA de ter um inimigo, pra justificar invasões, venda e manufatura de armas, etc.

Este notícia específica faz parte da continuação dos "alertas laranja" divulgados pelo governo americano, e espalhados freneticamente por redes de tv daquele país, notadamente a Fox News, aliada de primeira hora de Bush (.e que como o resto da mídia, agora colou incontesti a Obama)

Algo como, "vamos continuar nossa teoria do medo". Primeiro para não dar na cara que isso só acontecia enquanto Bush era presidente. E segundo, just in case... vai que Obama resolve levar adiante essa filosofia que rende tanto dinheiro aos EUA desde a Segunda Guerra...

Daí você pergunta: "mas se é mentira, como isso não vem à tona?" E eu respondo, vir à tona através de quem, cara-pálida? Quantas pessoas você conhece, lêem uma mídia alternativa? Quantas você conhece assistem a documentários? Quantas lêem livros?

Se ficar só no circuitão tv-jornal-rádio, será sempre emburrecido e manipulado.

Como eu já falei um monte de vezes, se você não ler nada, não asssitir nada, não se informar de nada, saberá muito mais do mundo do que se ficar como um louco atrás de notícias. Saberá o que acontece na sua rua, no seu bairro. Saberá, grosso modo, do que realmente te interessa. Assistindo TV ou lendo jornais, você nunca sabe de nada do que acontece do seu lado, mas sabe tudo o que "houve" na India. E os indianos por sua vez, nada sabem sobre sua vizinhança, mas sabem tudo o que aconteceu por aqui.

Falo com toda a tranquilidade, sem o menor medo de errar. Mais da metade do que você vê na imprensa ou é a mais completa mentira, ou é manipulado.

Se trata apenas de dinheiro. Não é nada pessoal.


.

.

Um comentário:

Unknown disse...

Viajando pela "blogsfera", encontrei o teu blog, gostei e tomei a liberdade de indica-lo na "parte séria" do meu.
Criei um pequeno blog para "tentar" fazer rir de assuntos sérios, se tiveres a curiosidade, convido-o à tua crítica.

http://optremdastreze.blogspot.com/

P.S. Não estranhe o símbolo do PT, não é nada oficial, é para dar ênfase tanto à minha posição, quanto à PARCIALIDADE do blog em tempos de "PIG".
Desde já obrigado.