quarta-feira, 19 de novembro de 2008

BOLÍVIA LIVRE DO ANALFABETISMO



O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou no último domingo (16) que seu país se declarará livre do analfabetismo em 20 de dezembro graças à cooperação de Venezuela e Cuba, os outros dois países da América Latina que alcançaram essa meta.


Evo fez o anúncio no departamento de Cochabamba, declarado a quarta das nove regiões do país sem analfabetos, depois de Oruro, Santa Cruz e Pando. No próximo sábado Morales fará o mesmo anúncio em Chuquisaca. Em dezembro serão declarados livres do analfabetismo os departamentos de La Paz, Tarija, Potosí e Beni.

A alfabetização foi realizada com o método audiovisual "Yo sí puedo" ("Sim, eu posso", em tradução livre), elaborado por educadores cubanos do Instituto Pedagógico Latino-americano e Caribenho e aplicado na Bolívia desde 2006. No ato, do qual participou o embaixador cubano na Bolívia, Rafael Dausá, Evo pediu que os voluntários de Venezuela e Cuba continuem no país após dezembro para aplicarem a segunda fase do programa e continuarem educando os alfabetizados.

"Se não fosse Cuba, se não fosse (o ex-presidente cubano) Fidel (Castro), se não fosse o povo cubano, talvez nesse momento não estivéssemos com a campanha contra o analfabetismo", declarou. Leia o original no Vermelho.

---------
Bem, daí você pode pensar "ah, mas não deve ser ´aquela´alfabetização. Devem no máximo saber ler e escrever o nome". Olha, pode até ser, mas a grande maioria dos países do mundo ainda não conseguiu se livrar do analfabetismo funcional, aquela situação onde o indivíduo lê mas não entende nada.

Pense ao seu redor, quantas pessoas do seu convívio inclusive os que não são pobres e miseráveis têm esse problema? Pra que isso seja mudado, leva muito, muito tempo. Leva séculos. De toda forma, é um começo e parabéns para a Bolívia.

.

Nenhum comentário: