segunda-feira, 24 de novembro de 2008

AS MIRIANS



“O Brasil se preparou melhor
(para a crise). Estamos colhendo os frutos que plantamos. Fizemos reservas e nossas reservas foram até criticadas. Mas preferíamos ser credores em dólar do que ser devedor em dólar” (veja)

Estas são palavras do Ministro Guido Mantega. Me lembro que como um relógio que zilhões de vezes, as "Mirians" da televisão criticaram tanto o valor das reservas como a cotação do dólar a R$ 1,80. Diziam que o certo era R$ 2,40. Agora está no preço que achavam bom, mas claro, não está bom, de verdade.

As "Mirians" diziam que o câmbio devia ser flutuante para o bem ou para o mal. Isso na época de FHC, claro. Hoje as "Mirians" acham que o governo deve olhar o dólar de perto.

Para as "Mirians" nunca nada está bom.

As "Mirians" cansaram de criticar medidas protecionistas e "estatizantes" do governo Lula, mas nem em nome da coerência foram capazes de dizer que os governos da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos estavam errados. Para serem coerentes as "Mirians" deveriam ter dito em alto e bom tom que era pra deixar quebrar todo o sistema. Afinal, vivemos sob a égide do livre mercado.

Se eu fosse alguma dessas "Mirians", me atirava de um precipício porque teria vergonha de ser esculachado e tido como garoto de recados daqueles que são ricos de verdade.

.

Nenhum comentário: