sábado, 15 de novembro de 2008

A PERESTROIKA COM O CHAPÉU NA MÃO



No blog do Rodrigo Vianna tem um post muito bacana sobre o encontro dos partidos comunistas a ser realizado em São Paulo, e sua pequena aventura ao lado da esquerda durante a adolescência.


Penso que todos nós que de uma forma ou de outra estivemos e estamos do lado esquerdo da economia, no fundo, olhamos com certa ironia a queda do capitalismo ao estilo estadunidense.

Não deixo de dar boas risadas e espetar meus amigos quando vejo governos tendo que estatizar bancos e distribuir dinheiro para ser gasto em qualquer coisa simplesmente pra estimular a economia.

Agora resolveram ressurgir com Keynes.

Digo paa eles que, por "a+b"Karl Marx nunca estudou o comunismo. Ele fez foi destrinchar o capitalismo e ver suas falhas, para então, propor um sistema coerente de pesos e contra-pesos trabalhistas e econômicos, para que nunca acontecesse o que aconteceu em 1929 e 2008.

O comunismo real, como era conhecido o aplicado na União Soviétca, agonizou nas mãos de Mikhail Gorbachov que por ingenuidade ou má-fé abriu as portas para o sucateamento econômico da Federação*. Havia muitos erros naquelas paragens, e isso não se nega. Mas também havia muitas conquistas sociais que infelizmente, foram jogadas na lata do lixo e substituídas pelo vale-tudo da máfia russa, dos Boris Berezowski e de seus pares tanto russos como estrangeiros.

De outro lado, curiosamente, as duas maiores crises econômicas da história vieram do mesmo lugar e pelo mesmíssimo motivo e ameaçam arrastar todo o planeta para o buraco.

Paralelo a isso, Bush ainda afirma que o livre mercado é o melhor sistema que existe. Daí eu penso, mas qual livre mercado? Esse ôba-ôba americano onde não havia nenhuma regulação e nenhuma lei a tratar do assunto? Onde se diminuia imposto dos ricos e aumentava dos pobres pela ótica do xerife de Nottinghan? Ora, esse livre mercado não deve ser tão bom assim. Pelo menos, não é tão bom para todo mundo.

Porém, claro, algumas pessoas rasgaram de tanto ganhar dinheiro com este fenômeno.

Justamente para essas pessoas, a crise não parece ser algo assim tão ruim. É que elas, naturalmente, não correm o risco de morrerem de fome.

---------

* A URSS acabou depois de um acordo entre Gorbachov e Bush pai, quando ele prometeu ao colega soviético que daria uma boa grana àquele país, para tornar suave a transição do sistema comunista para o de "livre mercado". Claro que quando Mikhail deslanchou com a Perestroika, o velho Bush "esqueceu" da promessa e deixou Gorby com o chapéu na mão. Deu no que deu.

.

Nenhum comentário: