terça-feira, 11 de novembro de 2008

OBAMA VAI DAR CONTA ?



Apesar de ser um texto um pouco grande (o que em épocas de internet se torna um empecilho), convém dar uma lida no que escreveu Tarik Ali sobre a vitória de Obama e dos desafios que terá pela frente. De fato, há muita coisa a ser feita. (
veja aqui)

Será fácil acabar com a prisão de Guantanamo, este excremento jurídico criado pelo país que adorava ser chamado (e se proclamava) "a maior democracia do mundo". Difícil será acabar com embargo a Cuba. Como bem lembra Ali no texto, McCain não teve exatamente uma "miséria" de votos. Teve 55 milhões, contra 62 de Obama. Tem muita gente conservadora ainda nos EUA.

E eles farão, certamente, sua pressão. Cobrarão o preço que acham cabível. O pedágio por ser um presidente negro no país mais racista do ocidente, o preço de governar uma nação quebrada com pouquíssimas chances de recuperar o status que tinha até 8 anos. O preço de ter soldados espalhados pelos quatro cantos do globo em bases permanentes que só demonstram, sem a menor chance de erro, que se trata de um império falido, mas que insiste em não perder a banca.

E a tarefa mais difícil para Obama é que só conseguiria dar um jeito na economia daquele país (e por conseguinte, no resto do mundo), se adotasse uma política visivelmente de esquerda, já que o deus mercado mostrou inequívocamente que não liga para o cidadão comum. Quer saber apenas dos ricos e abastados.

Pena que o deus mercado seja cego. Não consegue ver que seu mercado só funciona com consumidores e não apenas meia dúzia de milionários.

Mas como ser de esquerda num país fundamentalista?

Na América existem dogmas demais. Preconceitos demais. Mentiras demais.

Obama teria que começar a reconstruir o país todinho, reestabelecendo a democracia que Bush esquartejou. E o "Patriot Act"? O que Obama fará com ele? E o Tratado de Kyoto? E o Tribunal Penal Internacional, ele assinará (abrindo as portas para o indiciamento de seus próprios militares)?

Sei lá... honestamente, acho que é esperar demais de um homem só. Fazer a cáca que Bush fez foi moleza. Agora, consertar...


.

Nenhum comentário: