terça-feira, 18 de novembro de 2008

HILARY



O "Economist" diz da possibilidade de Hilary Clinton ser nomeada a Secretária de Estado de Obama. No decorrer da reportagem fala da máxima em adminstração que preconiza: "nunca contrate quem você não pode despedir".


E isso porque Hilary poderia se dar muito bem no cargo devido à sua própria fama, além da boa imagem conquistada pelo marido Bill. Isso talvez a lançasse como uma adversária muito forte de Obama o que seria um tiro no pé na campanha para a reeleição.

A reportagem também menciona que ela poderia se dar bem na intenção de "resgatar a imagem dos EUA" fora do país.

Bem, concordo com tudo, menos com isso. Se Hilary for a Secretária de Estado, será pragmática e definitivamente sepultará a ilusão do planeta todo de que Obama poderia levar a América a uma posição menos belicista. Ainda que ela tenha proposto a criação de um sistema de saúde universal e gratuito para os norte-americanos, internacionalmente ela deve seguir a política de seu marido que sempre foi "atire primeiro e pergunte depois". E mais, Clinton sempre se utilizou desse expediente, mas rarissimas vezes foi questionado por isso. Ele era muito "ensaboado".

Ou seja, em suma, os Clinton são americanos ao velho estilo. E por serem, abominam a idéia de os EUA adotar uma política de cooperação e não do uso do porrete.

Quer dizer, se isso ocorrer, esqueça duas coisas: o fim das guerras e o fim da retomada da boa imagem dos EUA perante o mundo*. Só será boa em relação aos vassalos tradicionais. Afinal, esses aí se chatearam com Bush por seus exageros, e não porque ele era "mal". Eles preferiam mil vezes alguém como Bill, que bombardeou os bálcãs, o Iraque e nao mudou uma vírgula a relação com Cuba e Israel ou seja, tudo o que Bush fez, mas apenas um pouco mais discretamente, em menores proporções e que enganava muito, mas muuuito bem!

Tomara isso não se realize, apesar de eu ter minas dúvidas...

.

.

Nenhum comentário: