sábado, 15 de novembro de 2008

BOLSA FAMÍLIA DO JAPÃO



Esta semana o Japão anunciou que dará o equivalente a 100 dólares para cada cidadão para que eles possam gastar no que quiserem, com o único intuito de estimular a economia. Os japoneses são bons capitalistas já há algum tempo. Pouco mais de 10 anos atrás, o governo já deu o equivalente a 500 dólares para cada japonês, com o mesmo fim. Daquela vez, funcionou. Desta vez, como o montante é menor, muitos japoneses não têm certeza se aceitarão a proposta já que daria mais trabalho ir buscar o dinheiro do que usufruir seu benefício. Em cidades grandes daquele país, US$ 100 equivalem a um jantar. (
leia aqui).

De toda forma, o que importa é ver que o dinheiro sendo injetado na economia, não importando com o quê o cidadão irá gastar, é um estímulo ao giro econômico. Eles sabem que isso é importante.

Já no Brasil, nossa classe-média mediana (de coerência) é contra o Bolsa Família, a ponto de seu arauto-mór o "suástico" (por suas opiniões, a meu ver) Ali Kamel acha um absurdo o governo distribuir o equivalente hoje a pouco mais de 50 dólares para as pessoas comprarem comida. Segundo ele, o dinheiro está sendo desviado para comprar eletrodomésticos. Ele pensa que isso é inaceitável. Afinal, só os ricos podem ter liquidificadores ou geladeira. LCD de 42 polegadas é coisa de milionário (veja aqui).

Digo e repito. Economia é como o jogo "monopólio", precisa ser estimulada o tempo todo. Mas pena que boa parte de nossos compatriotas não se permitam despir a veste do preconceito e encampar o crescimento econômico como meta maior.

Pensam eles que distribuir dinheiro pra pobre gastar é coisa de comunista.

Não!!!!

Isso é coisa de quem sabe justamente, entender o capitalismo.



.

Nenhum comentário: