sexta-feira, 28 de novembro de 2008

RÚSSIA, VENEZUELA E O QUINTAL DA CASA BRANCA


Da Gazeta do Povo:

Os presidentes da Rússia, Dmitry Medvedev, e da Venezuela, Hugo Chávez, visitaram nesta quinta-feira (27) a frota russa que está no Caribe para exercícios navais com a Marinha venezuelana, um impulso à missão de Chávez de enfraquecer a influência dos EUA na América Latina (...).

"Não faz muito tempo, bombardeiros estratégicos russos visitaram a Venezuela. Agora, há navios de guerra aqui", disse Medvedev enquanto mostrava armamentos da embarcação a Chávez, um ex-pára-quedista do Exército.

"Tais ações e nossa coordenação são um dos fatores da estabilidade regional e global", prosseguiu Medvedev.

"Estou tomado pela emoção", respondeu Chávez ao colega. "Nossa missão é uma missão de paz. Você está nos guiando para um mundo equilibrado e multipolar", acrescentou (...).

Medvedev se reuniu nesta quarta-feira em Caracas com outros presidentes esquerdistas da região, como Evo Morales (Bolívia), Daniel Ortega (Nicarágua) e Rafael Correa (Equador).

Os EUA dizem não ver motivo para alarme com a aliança entre Rússia e Venezuela, mas admitem estar monitorando os avanços russos na América Latina.

"Não acho que haja qualquer confusão sobre o equilíbrio de poder no Hemisfério Ocidental", disse a secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, criticando o suposto "comportamento desestabilizador" da Venezuela na região.

"É importante notar isso, e que qualquer coisa feita neste hemisfério não exacerbe mais os efeitos das políticas venezuelanas sobre nossos vizinhos, como a Colômbia", afirmou.

Rússia e Venezuela já assinaram diversos acordos bilaterais, inclusive um que prevê ajuda nuclear russa para fins civis. Na quinta-feira, o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que Moscou aceitaria transferir tecnologia nuclear civil também ao Equador (...).

---------------

Novamente digo o que já cansei de repetir. Os EUA jamais ficariam tão quietos com uma provocação dessas em qualquer outra época da história. É sinal claro de sua decrepitude.

Dois vivas para todos. Finalmente talvez deixemos definitivamente de ser o quintal da Casa Branca.


.

Um comentário:

Renan disse...

Não se esquecer que o Brasil também assinou um protocolo de intenções para a troca de tecnologia militar, aproveitando a passagem do Presidente Russo pela América Latina.
Até me surpreendeu, porque até onde eu sabia, o Brasil estava em conversas com a França.