sábado, 29 de novembro de 2008

DILMA E LULA

.

Do blog do
Mino

A possível candidatura de Dilma Roussef à presidência da República causa o interesse de numerosos navegantes, uns a favor, outros contra. Certo é o vaticínio de Lula em Roma: o próximo presidente será mulher. Pousar sobre o nome da chefe da Casa Civil passa a ser óbvio. Há quem pergunte por que ao prever esta candidatura no começo do ano passado a defini como interessante. Porque Dilma tem um currículo honroso, trabalha com ímpeto e fé, tem boa formação e pulso firme. Não gostei, nos últimos tempos, de seu empenho a favor da fusão da Brasil Telecom a Oi, pelo caminhos useiros da ajuda do BNDES aos gordos capitalistas envolvidos. Trata-se de um negócio de grande porte, do qual sobram até compensações para Daniel Dantas. Nada disso me agrada, infelizmente. Valessem antigos vezos de política nativa, ao se lançar candidaturas com notável antecipação o objeitvo costuma ser o de queimá-las. Não creio, porém, que Lula alimente tal propósito. Tenho a impressão, isto sim, de que ele já começa a mirar em 2014.

---------------------

Concordo com uma coisa e discordo de outra. Antigamente, realmente quando se lançavam candidaturas muito cedo era justamente para queimá-las. Era "balão de ensaio", como disse o Governador do Paraná, Roberto Requião, certa vez para mim e para alguns estudantes. Ou também, era o "boi de piranha", para que a oposição direcionasse os ataques contra alguém para deixar algum outro correr pelos flancos, intacto.

Curiosamente não parece ser o caso de Dilma. Falam também sobre o fato de estar circulando na rede seu "currículo", o prontuário que a ditadura tinha feito a seu respeito, a ela chamando de terrorista e assaltante de bancos. Que isso poderia afetar sua boa imagem. Bem, acho que isso afeta sua boa imagem perante o pessoal da direita, os "leitores da Veja". Mas estes realmente não votariam nela de qualquer modo. Suponho que quanto ao resto da população, isso não teria o mesmo efeito. Até porquê, graças a George Bush, a palava terrorista hoje em dia ficou bem mitigada. É quase um elogio ser assim considerado pelos neocons tradicionais.

Agora, o que discordo é que Lula queira Dilma no Planalto para poder voltar em 2014. Não tem lógica e creio piamente que não seja do perfil dele. Muita gente julga suas atitudes baseados na média dos nossos políticos. As vezes até, baseados em FHC. Se esquecem que Lula é substancialmente diferente de quase todos os outros.

E em segundo lugar, pelo histórico de Dilma, se ela fosse presidente do Brasil, certamente iria querer continuar sendo por mais um pleito. E isso é muito convencional. Não acredito que Lula teria um desentendimento público com ela por causa disso. Racharia uma base forte, e não traria benefícios a nenhum dos dois, já que necessariamente haveria de ser uma campanha belicosa, de ataques. Tanto Lula quanto Dilma são muito mais espertos do que a média geral para fazerem uma coisa dessas.

Além do mais, Dilma é muito mais esquerda do que Lula e acho inclusive que isso seria ótimo para o País.

.

3 comentários:

Geurgetown Felix de Araujo disse...

Caro Marcelo,
No seu brilhante comentário, peço licença para não discordar, mas para somar no 3º parágrafo: se o povo quiser o Lula não sai.

Renan disse...

Só um fato: numa entrevista, Dilma falou com todas as letras que, se fosse eleita Presidenta, só assumiria um mandato, e não tentaria se reeleger.

. disse...

Particularmente, concordo com os dois comentários. Mas na "realpolitik" já ví muita coisa que era certa, mudar como da água pro vinho...

Contudo, preferia que fosse num primeiro momento, Lula em terceiro mandato. Mas ele é uma exceção, pq não acho que ninguém deveria ter 3 mandatos.