sexta-feira, 15 de maio de 2009

LULA NA UNESCO: A MÍDIA FINGE QUE NÃO VIU

.
Lula obteve mais um prêmio internacional. Naturalmente, nossa imprensa não mostrou. Aliás, nesse caso, ignorou solenemente. Foi como se não tivesse acontecido.

No que a imprensa brasileira se transformou é algo sumamente ridículo. Cada vez mais, falando para os mesmos, falando para ela mesma. Um grupelho alucinado de editores raivosos, porque observam a cada dia que passa, a possibilidade concreta de atrasar por mais 4 anos (ou 8) sua volta às tetas rechonchudas das verbas fáceis e das maracutaias indiretas com as quais estiveram acostumados desde que a tal república foi fundada. 

Mais, desde que Guttemberg inventou a prensa.

Por óbvio, se ficarem contando para o povo que o operário grosseirão ganhou mais um reconhecimento mundial, se contarem que a cada dia que passa os líderes dos principais países do tabuleiro internacional telefonam para Brasília para pedir a participação do homem sem dedo em alguma rodada importante de decisões, se corre o risco de ele fazer o sucessor por mais duas décadas. Como ficam nossos amigos quatrocentões, desse jeito?

Como fica nossa elite farsesca representada por pessoas como Mirian Leitão, que ficaram propagandeando na televisão por séculos e séculos que o Governo deveria investir na educação, mas que sabiam (e estimulavam) que se o pobre se mantivesse nas trevas da alienação para continuar sendo chicoteado com salários miseráveis e esmolas vís, poderiam se manter encastelados pela eternidade, tomando vinho, comendo queijo e brincando de ser novaiorquino ou parisiense?

Um abraço para o Renato Machado, ídolo mór do higienópolis decadente que realmente acredita ser um intelectual tão brilhante quanto seu espelho lhe diz que é.

Para pessoas assim, o que dizer? Melhor ser a cabeça da lagartixa, do que o rabo do jacaré. É a síndrome de plebeu que habita a cabeça colonizada dos senhores da mídia brasileira.

Vejamos o texto do site da Unesco:

"Al anunciar la decisión del jurado del Premio, el ex Presidente de Portugal, Mario Soares, ha declarado: “El jurado ha decidido otorgar el Premio de Fomento de la Paz Félix Houphouët-Boigny de este año a Luiz Inacio Lula da Silva, Presidente de la República Federal de Brasil, por su labor en pro de la paz, el diálogo, la democracia, la justicia social y la igualdad de derechos, así como por su inestimable contribución a la erradicación de la pobreza y la protección de los derechos de las minorías”."

O que me entristece não é fulano ser de direita ou de esquerda. Me entristeço é com a parcialidade absurda da imprensa brasileira. Ela que se diz tão isenta e tão importante para a tal democracia.

Provalvemente para a mesma democracia que a Folha, o Estadão e a famiglia Marinho ajudaram a manter tantos anos no poder, matando, mutilando e torturando pessoas por esse brasilzão de Deus.

.

Nenhum comentário: