A imprensa cara-de-pau ao redor do mundo não tem limites. A Sociedade Internacional de Direitos Humanos (não estranhe nunca ter ouvido falar dela. É uma sociedade de aluguel, mesmo) publicou reportagem, reproduzida de maneira feliz e faceira por jornais de todo o planeta, dizendo que "ditadores" usam a internet para "manipular" a opinião pública.
Ela imagina que só ela pode manipular através da televisão, dos jornais e das revistas. Bem, ao menos agora tem um concorrente à altura.
De toda forma, penso em qual seria o critério para dizer que um governo é ditador. Entre tantos alí presentes, eles citam por exemplo, Hugo Chávez, que desde que está no poder, é sabatinado quase a cada dois anos pelos eleitores de seu país, em eleições consideradas limpas até pelo Instituto Carter, do ex-Presidente americano Jimmy Carter.
Ora bolas, o critério é aquele que já sabemos. É o mesmo que a Folha usa para chamar a ditadura de "ditabranda" e ter emprestado seus veículos para os torturadores transportarem seus presos no Brasil. E o mesmo que fez os veículos das famiglias Marinho e Mesquita serem tão próximos dos regimes assassinos de nosso país.
Curiosamente, nem a reportagem mencionada nem nenhum de nossos queridos produtos midiáticos, jamais chamaram George Bush de ditador, por exemplo. Ainda que ele tenha perdido a eleição que o levou ao poder em 2000 e mesmo assim, assumido; ter cassado os direitos civís dos cidadãos de seu próprio país, ter torturado e bombardeado nações inocentes.
Bush não usou a internet para manipular. Aliás, só foi desmarcarado por causa dela. Ele usava tranquilamente o canal Fox, a CNN e tantos outros adesistas que fielmente, reproduziam sem perguntas, todos os atentados à democracia mundial promovido pelo governo americano, definitivamente, o mais imundo de todos.
Nossa imprensa é cômica, mesmo.
Leia aqui a tolice publicada no naturalmente tolo, jornal paranaense Gazeta do Povo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário