segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GLASNOST E PERESTROIKA

.
Em 1985 Mikhail Gorbachov assumiu o poder na então União Soviética disposto a mudar algumas coisas. Ele achava que o sistema era emperrado demais. Com as melhores das intenções e uma promessa de ajuda financeira de Bush pai que nunca se concretizou, ele popularizou dois termos, a Glasnost (transparência) e a Perestroika (abertura). Foi o começo do fim. 6 anos depois, o país, como se concebia, não existia mais.

Disso convém dizer que Bush pai foi mais ardiloso e melhor estrategista que seu filho jamais conseguiu ser.  Ele prometeu dinheiro a Gorbachov, para que pudesse ser feita uma transição "suave" do comunismo para o capitalismo. Naturalmente o dinheiro nunca chegou. Quem mandou confiar em um Bush?

Sem dinheiro e sem poder já que a Perestroika foi minando o sistema soviético, o país faliu.

É bom lembrar que hoje em dia Gorby tira o seu da reta. Até parece que não foi ele quem caiu no conto da carochinha de Bush pai lá pelos idos de 1990. Até parece que ele não estava concordando com o que o "ocidente" falava. Sobre isso, leia seu recente artigo do NYTimes, trazido pelo Terra Magazine.

Coisas similares aconteceram com outros líderes. Um caso emblemático é o do polonês Lech Walesa. Ele e o outro conterrâneo importante, um tal da Karol Wojtyila, então Papa João Paulo II, minaram o comunismo por dentro, sempre ajudados pelos EUA e pela Europa ocidental.

Walesa teve mais sorte em somente um sentido. A dívida externa da Polônia foi perdoada (o Brasil também era credor daquele país na época e ficou sem ver um tostão). Mas o destino lhe foi igualmente cruel. Caiu no ralo do esquecimento porque se esqueceram, os artífices do capitalismo, que não bastava acabar com o comunismo. Era preciso ter uma alternativa à altura para a população.

E não havia alternativa, claro. Walesa vendeu seu país como FHC tentou vender o dele. Não pensavam no povo como um todo, pensavam em entrar para a história.

Afinal, não é preciso ser muito esperto pra saber o que acontecerá com uma nação se da noite pro dia seu sistema econômico, seja ela qual for, estiver quebrado. Qual é o saldo em desemprego? O que aconteceu na Polônia aconteceu na União Soviética um pouco depois.

Barack Obama assumiu e no primeiro dia de governo anunciou sua Glasnost (leia na BBC Brasil). Lavou a roupa suja (vamos ver até quando) e fallou algumas verdades. Quer restringir a ação dos lobistas e congelou o salário dos figurões de Washington, que até então, não haviam em verdade se sensibilizado com a dureza financeira enfrentada pelos americanos comuns em tempos de crise.

Se sua Glasnost (transparência) for levada adiante, muitas cabeças irão rolar porque até o mundo mineral (como diz Mino Carta) sabe que Washington é uma União Soviética capitalista. E se isso acontecer a América irá enfrentar seu lado mais escuro, este que esteve enterrado por dois séculos.

Aliás, já tem começado. Basta ver a sandice dos executivos da AIG que não admitem ficar sem seus bônus. Também mais recentemente, todos os absurdos dos quais teve de aguentar ser acusado, em razão da implantação de um "SUS" americano.

Os estadunidenses são tão alienados e apavorados com o tal do comunismo, que a simples menção de um sistema de saúde que ajude a todos e seja quase de graça, lhes remete à antiga União Soviética. Estranho pra um país onde a cada dia, morre mais gente na sarjeta por não poder pagar um seguro saúde privado. Deveriam agradecer ao Presidente. Ao invés disso, o penduram na cruz e tacam fogo.

Se colar a fama de comunista que os republicanos tentam pregar em Obama, temo que  não haja tempo para implantar a Perestroika (abertura). O sistema americano como nós o conhecemos, irá se desfazer.

Não estou com isso dizendo que ele literalmente vá ruir, como afirma Igor Panarim e acredita o "filósofo" Olavo de Carvalho. Mas os Estados Unidos passarão por mudanças substanciais.

Convém notar uma curiosidade. A família Bush esteve presente e foi peça fundamental na débâcle dos dois maiores regimes contemporâneos, o comunismo da URSS (pai) e capitalismo dos EUA (filho).

Clique aqui para ver Leitão defendendo a privataria e dizendo que Lula é "demodé". 
Clique aqui para ver o "sucesso" de José (quem?) Serra no carnaval do nordeste. 
Clique aqui para ver que os democutanos e os republicanos estadunidenses são a mesma coisa.
Clique aqui para saber o que falou Igor Panarim sobre o fim dos EUA.
Clique aqui para saber o que o "filosofo" Olavo de Carvalho acha sobre o que Panarim pensa.
Clique aqui para ler outras notícias.
.

Nenhum comentário: