segunda-feira, 22 de setembro de 2008

OS HOLOFOTES PARA JOBIM


Para quem não entendeu até agora porque Jobim é Ministro de Lula eu alinhavo com minha contribuição modesta: Lula sabe, e faz tempo, que é melhor ter o inimigo sob suas vistas do que longe delas.

Lula causa baixa na oposição convidando um dos seus para o Ministério. E isso porque ele sabia, tinha certeza, que Jobim aceitaria.

Jobim precisa dos holofotes tanto quanto Romero Jucá precisa. Tanto quanto Sarney precisa. Tanto quanto qualquer outro.

Além do mais, é muuuuuito mais difícil para nossa isenta imprensa criticar um dos seus.

O raciocínio é assim, simplinho. Lula não inventou a roda. Apenas sabe usá-la melhor que os outros.

Digo o que já disse antes. De bobo, Lula não tem um só fio de cabelo.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Você parece um daqueles lunáticos que ficavam tentando entender mensagens extraordinárias nas letras do Bob Dylan, quando o próprio dizia aos 7 ventos que eram apenas letras e rimas que "iam surgindo e se encaixando na melodia" (sou fã do Dylan, mas...)O Lula, para chegar onde chegou, teve que fazer, ele e o PT, alinças e promessas que jamais teria feito antes de perder 3 eleições presidenciais. Antigamente ele sonhava em ter só "companheiros" na trincheira, mas à partir de 2002 aprendeu a fazer outros "convênios"...Além disso, os próprios companheiros lhe "traíram", como ele mesmo disse (e não sabia de nada !!) O Lula "antigo" não teria deixado o Lulinha se envolver com os milhões da telefonia...O Lula "antigo" não estaria nos empurrando essa "patranha" da Br/Oi...No PT "antigo", o Silvinho "LandRover" ia ser expulso antes da mídia obrigá-lo a devolver seu presentinho...Quem manda no político são os grupos financeiros. O político apenas pergunta, nos bastidores, se pode anunciar essa ou aquela medida...

. disse...

Concordo totalmente com você, Martin. O que ocorre é que governos anteriores (especialmente o imediatamente anterior) fez as mesmas negociatas e o país estava na merda. De ingênuo, colega, não tenho nada. Muito pelo contrário. Estou sendo pragmático.
Naturalmente acho que existe roubalheira e acordos de bastidores demais, mas pra sociedade ficar perfeita, muita água tem que passar por debaixo da ponte da humanidade. Enquanto isso, prefiro ir subindo os degraus aos poucos do que viver a "utopia" socialista (que aliás, eu respeito demais, mas não funcionou).
Lula pode ser o que for, mas não precisamos nós, pessoa de bom senso tirar o mérito que ele tem no comando do país. Pessoas muito mais "capacitadas" já estiveram lá antes e o Brasil sempre foi uma piada internacional.
Um pouco de estudo sobre economia desfaz esta bobagem que a imprensa adora veicular que estamos apenas com sorte.
Engraçado, estamos com sorte e os EUA não, a Europa não, o Japão não.
Trabalhei em imprensa por 17 anos. Sei muito bem como eles são "isentos"...
Cada um, meu velho, acredita no que quer e naquilo que o cérebro permite.

Geurgetown Felix de Araujo disse...

Caro Marcelo, por mim o Lula deveria demití-lo já, principalmente porque ele fez um gol contra o Governo nesso processo dos Grampos. Mas, você tem razão quanto a esta estratégia Lulista de neutralizar a oposição, contudo pelo menos acho que este "ministro" diveria, no mínimo, ser fritado e procurar uma saída honrosa. Como a popularidade do Lula está lá em cima, talvez esta fôsse a hora tomar esta atitude.

Sds,
Geurgetown/RJ

. disse...

Mas veja, Felix. Se isso acontecer, (Jobim procurar a saída honrosa)a estratégia do Lula não será tão bem sucedida.

Ela é melhor sucedida no ponto onde Jobim não pede pra sair porque isso o desmoralizaria (ao Jobim). Sua pretensão política para Governador na próxima corrida estaria morta. Então ele prefere ficar cozinhando até esquecerem da bobagem que ele fez.

Ato contínuo, não pedindo pra sair, ele se desmoraliza aos poucos. Ele pretende certamente deixar a poeira baixar e sair em outra situação, daqui um ano e meio. Seu desgaste acontece agora, mas lá pra frente, todo mundo esquece.

Por outro lado, a opinião pública e a mídia sabem de onde Jobim veio. Ou seja, se ele faz caca, ninguém atribui isso ao Lula e sim, ao Ministro incompetente.

Ele está entre a panela e a frigideira.

Com isso, ganha Lula porque pras questões "macro" (Bolívia, Amazônia, etc) Jobim fecha com o Governo até porquê, não tem escolha. Na questão grampos ele se queima sozinho e isso não respinga. Tanto que o caminho está aberto para Paulo Lacerda voltar por cima. Fique tranquilo que o xadrez já está armado!